Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Obras paradas, população revoltada!

Obras paradas, população revoltada!

31/03/2016 Carolina Modesto e Rafael Honório

As obras inacabadas, mais do que todo prejuízo financeiro, deixam um prejuízo moral em diferentes aspectos.

Recentemente, foi divulgado um estudo pelo Departamento da Indústria da Construção (Deconcic), da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), que apurou os principais obstáculos que dificultam o andamento e atrasam as obras no Brasil.

A pesquisa aponta fragilidades do setor de construção em diversos itens, como projetos, desapropriação de áreas, serviços públicos, licenças ambientais, regulação, burocracia, liberação de recursos, mão de obra e, principalmente, a falta de comunicação entre os responsáveis pela obra e a população.

Cabe complementar que as obras inacabadas, mais do que todo prejuízo financeiro, deixam um prejuízo moral em diferentes aspectos: perante a população lindeira que fica descrente, pois não suportam os transtornos causados no dia a dia, e junto aos empreendedores, tanto ao órgão de governo quanto à construtora responsável pelas obras, que veem sua reputação despencar junto à opinião pública.

Tendo em vista inúmeras obras inacabadas em todo o país, por exemplo, as iniciadas em 2014 para a Copa do Mundo, e os altos investimentos públicos dispensados, a população tem a necessidade e o direito de vê-las em funcionamento.

“O que está acontecendo com as nossas obras?”, questionou Manuel Rossito, diretor adjunto do Deconcic. “Elas simplesmente não acabam, e quando acabam demoram mais que o prazo previsto, custam muito mais e a sociedade demora muito mais tempo para ter o benefício do investimento”, afirma.

Diante dessa realidade, é mais do que justo que a população se revolte e clame por informações sobre a continuidade das obras, quando serão retomadas e eventuais mudanças que irão impactar o cotidiano.

Para atender essa expectativa, os empreendedores precisam de um trabalho de comunicação consistente e planejado, estruturado desde o início das obras e com base na confiança e no relacionamento transparente e sólido.

Ainda de acordo com Manuel Rossito, “Obra boa é ‘obra rodando’. Aquela que acaba no prazo, com qualidade, sustentabilidade, custos controlados e com respeito ao meio ambiente e às questões sociais”.

Dessa forma, para evitar maiores prejuízos financeiros, jurídicos e riscos à reputação de governos e empresas, é necessário um bom plano de comunicação que possa manter o relacionamento com a população, de maneira geral, e a comunidade lindeira às obras, disponibilizando as informações corretas, ouvindo as reclamações e encaminhando os apontamentos para as áreas responsáveis.

Seja por meio de informativos, comunicados, reuniões, palestras, visitas, releases para a imprensa local, informes pelas redes sociais, mensagens pelo smartphone, e outras ferramentas de comunicação. Assim, a população e as comunidades lindeiras serão informadas sobre o que está acontecendo e os ânimos ficarão mais equilibrados.

Com uma ação contínua de comunicação a médio e longo prazo, é possível conquistar a confiança, o respeito e a compreensão de todos. Consequentemente, minimiza-se a revolta da população, algo tão em voga entre os brasileiros devido a atual crise político-econômica que assola o nosso país, e preserva-se a imagem e a reputação dos empreendedores - um ativo tão caro quanto os votos dos governantes e as ações financeiras das empresas.

Nesse aspecto, acreditamos que é preciso uma mudança sistêmica na gestão desses empreendimentos, assim como uma mudança de mentalidade e um olhar direcionado ao bem-estar e a aprovação da população.

Informar e comunicar a população e as comunidades onde estão sendo implementadas as obras de infraestrutura é essencial para superar problemas primários. Somente assim os empreendedores conseguirão a “licença social” da população para levar a cabo seus empreendimentos, promovendo benefícios sociais à população e trabalhando por verdadeiros legados.

* Carolina Modesto e Rafael Honório são associados da Communità Comunicação Socioambiental.



Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre