Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Rio foi tiro de advertência para o Comitê Olímpico Internacional

Rio foi tiro de advertência para o Comitê Olímpico Internacional

23/08/2016 Joscha Weber (DW)

As arenas esvaziadas do Rio servem de alerta para o Comitê Olímpico Internacional.

Rio foi tiro de advertência para o Comitê Olímpico Internacional

A prova dos cem metros rasos é o ponto alto dos Jogos Olímpicos, e quase todo mundo que gosta de esportes assinaria embaixo dessa afirmação. Há poucas competições que fascinam tantas pessoas de todas as culturas como esse espetáculo de 10 segundos. Quando nem essa competição está com ingressos esgotados, algo vai mal no mundo olímpico.

Nos outros dias de competições do atletismo, o Estádio Olímpico estava frequentemente com apenas 60% de sua capacidade ocupada, e as arenas de argolas, esgrima, ciclismo de pista, futebol e até natação também ficaram frequentemente abaixo da capacidade de público. O motivo: para muitos brasileiros, os ingressos dos Jogos Olímpicos eram simplesmente caros demais. Mas essa não é a única explicação: pelo menos a metade dos cerca de 280 mil ingressos distribuídos a escolares não foi usada. Os Jogos Olímpicos perderam sua atratividade?

Sim e não. Não porque também os Jogos do Rio ofereceram decisões emocionantes, como a disputa de pênaltis entre Brasil e Alemanha, a semifinal do tênis entre Del Potro e Nadal, o triunfo de Fiji no rugby, a vitória de última hora do handebol francês sobre a Alemanha ou a final do ciclismo de estrada em Copacabana. As disputas esportivas entre pessoas de todos os países ainda fascinam e mantêm bilhões diante da televisão, do rádio ou do smartphone.

E, ao mesmo tempo, a resposta é sim, pois os Jogos se afastam cada vez mais de suas origens e de seus ideais. A crescente comercialização, a dúvida sobre as performances por causa do doping, a paralisação parcial do transporte público fora da área olímpica, as medidas de segurança cada vez mais necessárias são fatores que explicam um certo grau de desânimo do público.

E o Rio de Janeiro, que, na verdade, é uma cidade que ama o esporte, não está sozinho nessa: Munique, Cracóvia, Estocolmo, Oslo e Hamburgo já disseram não aos Jogos Olímpicos. Por causa dos elevados custos para os contribuintes, das exigências especiais do Comitê Olímpico Internacional (COI) e das prováveis ruínas esportivas sem uso, como em Atenas, muitas pessoas dizem basta ao gigantismo olímpico.

Se, além de tudo isso, funcionários de alto escalão do COI, como o irlandês Patrick Hickey, são flagrados no comércio ilegal de ingressos e detidos pela polícia, confirma-se o clichê do dirigente esportivo corrupto e ostentador, com o qual todo país-sede é obrigado a lidar. E se ainda há atletas, como os nadadores americanos Ryan Lochte e James Feigen, que inventam um assalto para desviar a atenção do próprio vandalismo, está claro que a imagem dos Jogos Olímpicos está arranhada. Ainda dá para acreditar na chamada família olímpica?

A suspeita sempre esteve presente, a cada salto, a cada corrida, a cada arremesso. Desempenhos enigmáticos, entre outros no ciclismo de pista, casos de doping no levantamento de peso. E durante controles de doping, alguns inspetores obviamente mal treinados confundiram os nomes e até mesmo o sexo dos atletas testados. Alguns voluntários anunciaram involuntariamente testes de doping que, na verdade, não haviam sido anunciados. Assim, deve ser colocado um ponto de interrogação por trás do sistema de controle no Rio. De qualquer forma, dezenas de retestes positivos de Pequim, Londres e Sochi mostram que a fatura só chegará mais tarde, e que jogos limpos são uma ilusão.

Também não devem deixar de ser mencionadas aquelas curiosidades com as quais os funcionários do esporte costumam surpreender a todos nós. Não só o fato de que a maioria da equipe russa teve permissão para participar dos Jogos Olímpicos, mas não dos Jogos Paralímpicos, coloca dúvidas sobre a lógica olímpica. Também a decisão de nomear a russa Yelena Isinbayeva como porta-voz dos atletas olímpicos, exatamente uma pessoa que foi excluída dos Jogos Olímpicos do Rio por suspeita de doping, provoca reprovação. Para não mencionar o fato de que o funcionário da Fifa Issa Hayatou participou das cerimônias de premiação – uma honra que não deveria ser concedida a alguém tão próximo de Blatter, contra o qual são realizadas investigações por suspeitas de corrupção.

E mesmo assim, os Jogos da Juventude ainda são uma ideia brilhante. A união dos povos do mundo em um lugar para uma competição esportiva pacífica e intercâmbios culturais continua algo maravilhoso. Mas tornar esta reunião cada vez maior e mais cara é um grande erro. O Rio deu um tiro de advertência ao COI, com suas arenas parcialmente vazias. Esperemos que a mensagem surta efeito. 



As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


Argentina e Venezuela são alertas para países que ainda são ricos hoje

No meu novo livro How Nations Escape Poverty, mostro como as nações escapam da pobreza, mas também tenho alguns comentários sobre como países que antes eram muito ricos se tornaram pobres.

Autor: Rainer Zitelmann


Marcas de um passado ainda presente

Há quem diga que a infância é esquecida, que nada daquele nosso passado importa. Será mesmo?

Autor: Paula Toyneti Benalia


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes


De quem é a América?

Meu filho tinha oito anos de idade quando veio me perguntar: “papai, por que os americanos dizem que só eles vivem na América?”.

Autor: Leonardo de Moraes