Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Os 6 Maiores Erros dos Empreendedores na Crise

Os 6 Maiores Erros dos Empreendedores na Crise

23/09/2016 Marcus Marques

A forma como conduzimos a nossa empresa está diretamente relacionada aos seus resultados.

Estamos vivendo uma das maiores, se não a maior crise, econômica e política, dos últimos tempos, no Brasil, o que separou os empreendedores em dois grupos distintos.

Um é formado por aqueles que se preparam para o atual momento do país, que estão rompendo as dificuldades e fazendo seu negócio crescer em meio ao caos.

O outro é o daqueles que nem de longe conseguiram se preparar para o que estava por vir e, que infelizmente, em muitos casos, estão fechando suas portas.

É certo que não temos uma bola de cristal para prever o futuro, mas como empresários acredito que temos sempre que estar atentos não apenas ao que acontece dentro de nossa empresa, mas especialmente, ao que ocorre fora dela.

Tudo está interligado, portanto, se a economia não anda ou regride, se o desemprego bate recorde, a renda cai, a população compra menos, a demanda diminui e o nosso negócio tende a ser impactado também. Preparação é fundamental em todos os setores, tanto para aproveitar as oportunidades quanto para não ser engolido pelas dificuldades.

Um bom exemplo de empresa que se preparou para a crise são as lojas Renner, que em 2015, abriu mais 54 novas unidades e cresceu quase 20%. Para isso, segundo o seu presidente, José Galló, além de ter uma cultura pautada na redução máxima de custos e no não endividamento; a organização também focou no controle assertivo do fluxo de caixa, o que permitiu continuar a custear suas operações, driblar a crise e expandir sua atuação no mercado.

Este é um exemplo que ilustra bem a necessidade de estar sempre preparado e de ter o que chamamos, no mundo dos negócios, de visão de futuro. Porém, é importante ressaltar que as falhas ensinam também. Por isso, vamos conhecer os seis maiores erros dos empreendedores na crise.

Falta de Preparação – como disse antes, a falta de preparo é um dos maiores vilões do crescimento do empreendedor e de sua empresa. Quando nos preparamos, informamos, capacitamos; por piores que sejam as circunstâncias, conseguimos nos antecipar aos problemas; ampliar nossa visão de futuro; desenvolver novas ideias e estratégias mais efetivas para lidar com as dificuldades e até mesmo revertê-las em oportunidades de prosperar.

Falta de Planejamento – existe uma frase que diz que “Uma meta sem um plano é somente um desejo”. E essa falta de planejamento é exatamente um dos maiores erros do empreendedor, com ou sem crise. Digo isso, porque não basta apenas querer que sua empresa cresça e sobreviva à crise, é preciso pensar além, formatar um planejamento estratégico para o seu negócio, de modo que isso permita ajustar os pontos, organizar os processos, engajar e desenvolver as pessoas e alavancar seus resultados. Planeje!

Colocar a Culpa na Crise – colocar a culpa no mercado, no governo, na economia ou na política; é um dos piores equívocos do empreendedor, pois o maior problema não é a crise em si, mas a falta de preparo para lidar com ela. Portanto, como dono de sua empresa, não perca seu tempo buscando culpados e terceirizando a sua responsabilidade. Saiba que independente dos fatores externos, assim como no exemplo das Lojas Renner, somos nós, os líderes que devemos buscar soluções e estratégias para superar os problemas e fazer o nosso negócio crescer.

Falta de Planejamento Financeiro – a falta de organização financeira também é um dos grandes erros dos empresários, uma vez que, quando a crise chega, o primeiro lugar que dói é o bolso do empreendedor. Por isso mesmo, se você não tem um bom planejamento financeiro e, diretrizes claras, em relação aos seus custos e investimentos; dificilmente conseguirá manter sua empresa produtiva, com um fluxo de caixa positivo e que lhe permita continuar suas atividades, manter seus projetos e promover seu crescimento.

Ignorar as Oportunidades – olhar o lado do copo que está meio vazio e focar apenas nos aspectos negativos da crise é tornar-se míope para as oportunidades que todo momento de dificuldade também traz. Esta miopia é um dos principais erros do empreendedor, por isso, para evitar que o seu negócio despenque, é preciso ser inteligente, positivo e expandir sua visão empreendedora. Busque olhar para o mercado, entender suas necessidades e criar produtos e serviços que atendam isso.

Centralizar os Problemas – durante a crise é comum que o empreendedor esteja tão preocupado em resolver os problemas da empresa, que se esqueça de que não está sozinho, ou seja, que também pode contar com sua equipe. Unir forças, ideias, conhecimentos e experiências; é fundamental neste momento, pois o afastamento do líder dos seus colaboradores deixa o grupo inseguro e apreensivo em relação ao seu futuro e à manutenção de seus empregos. Busque em conjunto resolver as questões, manter seus profissionais engajados e motivados e conte com eles para vencer seus desafios.

Estes são os seis maiores erros que os empresários cometem durante a crise. Reflita sobre cada um destes comportamentos, pare, analise e veja se você também não está fazendo isso com seu empreendimento e profissionais. A forma como conduzimos a nossa empresa está diretamente relacionada aos seus resultados.

Por isso, sempre digo que apenas quando crescemos como empreendedores e líderes, é que o nosso negócio pode crescer também. Ouse crescer e conte comigo para isso!

* Marcus Marques é mentor de pequenas e médias empresas e empresário.



A importância do financiamento à exportação de bens e serviços

Observamos uma menor participação das exportações de bens manufaturados na balança comercial brasileira, atualmente em torno de 30%.

Autor: Patrícia Gomes


Empreendedor social: investindo no futuro com propósito

Nos últimos anos, temos testemunhado um movimento crescente de empreendedores que não apenas buscam o sucesso financeiro, mas também têm um compromisso profundo com a mudança social.

Autor: Gerardo Wisosky


Novas formas de trabalho no contexto da retomada de produtividade

Por mais de três anos, desde o surgimento da pandemia em escala mundial, os líderes empresariais têm trabalhado para entender qual o melhor regime de trabalho.

Autor: Leonardo Meneses


Desafios da gestão em um mundo em transformação

À medida que um novo ano se inicia, somos confrontados com uma miríade de oportunidades e desafios, delineando um cenário dinâmico para os meses à frente.

Autor: Maurício Vinhão


Desumanização geral

As condições gerais de vida apertam. A humanidade vem, há longo tempo, agindo de forma individualista.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O xadrez das eleições: janela partidária permite troca de partidos até 5 de abril

Os vereadores e vereadoras de todo país que desejam trocar de partido têm até dia 5 de abril para realizar a nova filiação.

Autor: Wilson Pedroso


Vale a renúncia?

Diversos setores da economia ficaram surpresos com um anúncio vindo de uma das maiores mineradoras do mundo, a Vale.

Autor: Carlos Gomes


STF versus Congresso Nacional

Descriminalização do uso de drogas.

Autor: Bady Curi Neto


O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A Stellantis é rica, gigante, e a Stellantis South America, domina o mercado automobilístico na linha abaixo da Linha do Equador.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A verdade sobre a tributação no Brasil

O Brasil cobra de todos os contribuintes (pessoas físicas e jurídicas) sediados no território nacional, cerca de 33,71% do valor de todos os bens e serviços produzidos no país.

Autor: Samuel Hanan


Bom senso intuitivo

Os governantes, em geral, são desmazelados com o dinheiro e as contas. Falta responsabilidade na gestão financeira pública.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


População da Baixada quer continuidade da Operação Verão

No palanque armado na Praça das Bandeiras (Praia do Gonzaga), a população de Santos manifestou-se, no último sábado, pela continuidade da Operação Verão da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves