Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Os avanços no ressarcimento do ICMS-ST e a transformação digital

Os avanços no ressarcimento do ICMS-ST e a transformação digital

05/08/2021 Estela Zanata e Pedro Fagundes

Após muita expectativa dos contribuintes, principalmente varejistas, o Estado de São Paulo regulamentou, com o Decreto Estadual nº 65.471/2021, o complemento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços sujeito ao regime de substituição tributária (ICMS-ST).

A Lei Estadual nº 17.293/2020 já havia previsto o complemento, mas dependia de regulamentação.

A partir de agora, passou a ser imperativo que os contribuintes elaborem os documentos de acordo com a Portaria CAT42/2018 e calculem, em resposta ao Fisco, o ressarcimento do imposto nas operações que foram substituídos.

Esses cálculos são inviáveis sem o uso da tecnologia, como automatizar o processo com ferramentas que comportem grandes volumes de dados.

O próprio Sistema de Apuração do Ressarcimento ou Complemento do ICMS Retido por Substituição Tributária garantiu mais objetividade das informações.

Além disso, o e-ressarcimento traz melhorias: comunicação eletrônica fisco-contribuinte; imposto a ressarcir em algumas modalidades; substituição de arquivo acolhido e registro do aceite de transferência de imposto a ressarcir.

Essa exigência impactará diversos setores, como eletrônicos, bebidas, alimentícios, combustíveis, autopeças, medicamentos, cigarros, ração animal, higiene, perfumaria e máquinas, e especialmente o varejo de supermercados, que tem muitos dados a serem declarados no sistema da SEFAZ, com layouts e críticas próprias.

Dados da Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo apontam alguns erros recorrentes dos arquivos magnéticos, como: quantidade não suficiente para suportar saídas, participante não cadastrado, devolução de produto relacionado não vinculado ao código pai, item duplicado, CNPJ duplicado no cadastro de participante, erro de formatação da quantidade e saldos de ICMS, e valor total não informado.

Importante ressaltar que a ferramenta da Secretaria da Fazenda está sempre em evolução nos cruzamentos e análises no pós-validador, fazendo com que os contribuintes estejam atualizados sobre críticas e erros, procedendo com as correções necessárias em seus sistemas e arquivos.

Um exemplo recente de atualização é a ferramenta demonstrar valores apurados pela própria SEFAZ em comparação aos valores declarados pelo contribuinte nos arquivos enviados.

Para acelerar o acesso aos créditos, a tecnologia é uma aliada que processa elevados volumes de arquivos, disponibiliza servidores e garante compliance. O resultado está em ganho de performance, replicabilidade, novas soluções e melhor experiência.

No complexo sistema tributário brasileiro, o uso intensivo da tecnologia com transformação digital tem ainda o objetivo de reduzir custos, mitigar riscos, aumentar eficiência, criar diferenciais competitivos e gerar negócios.

A função tributária demanda a transformação digital dos seus processos, com análise de dados gerando informações estratégicas ao negócio.

Com a área de impostos transformada pela tecnologia, as empresas poderão otimizar resultados e dedicar novos recursos à inovação.

* Estela Zanata é sócia de Impostos da KPMG no Brasil.

* Pedro Fagundes é sócio-diretor de Impostos da KPMG no Brasil.

Para mais informações sobre ICMS clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: Ricardo Viveiros & Associados - Oficina de Comunicação



As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


Argentina e Venezuela são alertas para países que ainda são ricos hoje

No meu novo livro How Nations Escape Poverty, mostro como as nações escapam da pobreza, mas também tenho alguns comentários sobre como países que antes eram muito ricos se tornaram pobres.

Autor: Rainer Zitelmann


Marcas de um passado ainda presente

Há quem diga que a infância é esquecida, que nada daquele nosso passado importa. Será mesmo?

Autor: Paula Toyneti Benalia


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes


De quem é a América?

Meu filho tinha oito anos de idade quando veio me perguntar: “papai, por que os americanos dizem que só eles vivem na América?”.

Autor: Leonardo de Moraes