Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Os benefícios da dança na melhor idade

Os benefícios da dança na melhor idade

19/04/2012 Cristiane Ferreira

Na melhor idade ocorre uma mudança natural no estilo de vida das pessoas que, passam de um ritmo agitado com compromissos profissionais e cuidados com a família, a um ritmo mais tranquilo com a chegada da aposentadoria e filhos já na fase adulta.

Para que essa pessoa não perca sua energia natural é preciso preencher o tempo ocioso com atividades prazerosas e que trarão benefícios especiais e necessários a essa faixa etária, que precisa de cuidados específicos. A dança é uma das atividades mais indicadas na melhor idade, pois além de ser uma atividade física recreativa e artística, pode ser considerada também terapêutica, já que traz benefícios nas dimensões mental, psicológica, social e espiritual.

Entre os benefícios físicos que a dança proporciona estão a queima de calorias, melhora do sistema cardiovascular, da postura e mobilidade das articulações. Com o processo natural de envelhecimento é comum que o corpo vá perdendo agilidade e flexibilidade, a postura pode ficar comprometida e a pessoa pode se sentir mais cansada devido a alterações no sistema cardiovascular.

Uma boa dança certamente atenua e melhora significativamente esses sintomas. Para que os resultados sejam positivos, a pessoa deve procurar uma boa escola de dança com professores profissionais e acompanhamento médico, que ajudará a determinar qual tipo de dança é mais indicado, bem como a frequência de aulas. A dança é também uma atividade social, que facilita a interação entre pessoas e isso é muito importante na melhor idade.

Existe, por parte de algumas pessoas, uma tendência a se isolar nessa faixa etária, o que pode trazer alguns comprometimentos como solidão, angústia e até depressão. Ao entrar em contato com outras pessoas o praticante de dança aumentará sua rede de contatos sociais, fará novas amizades e certamente criará novas atividades para fazer evitando, assim, a tristeza de uma solidão desnecessária.

Do ponto de vista mental e psicológico a dança é ótima enquanto estimulação cognitiva, pois trabalha memória, concentração, atenção, noção espacial, eixo, equilíbrio e raciocínio lógico. Nessa faixa etária é muito importante manter o cérebro em pleno funcionamento, pois isso ajuda a evitar, por exemplo, algumas complicações de memória.

Além disso, a dança proporciona bem estar, alegria, autoconhecimento e possibilita a expressão de sentimentos através dos movimentos. Traz uma incrível sensação de liberdade e, consequentemente, deixa as pessoas mais felizes. Na dimensão espiritual, independentemente da religião de quem pratica, a dança facilita o encontro da pessoa com seu próprio corpo, que é sua morada sagrada.

* Cristiane Ferreira é Psicopedagoga.



A importância do financiamento à exportação de bens e serviços

Observamos uma menor participação das exportações de bens manufaturados na balança comercial brasileira, atualmente em torno de 30%.

Autor: Patrícia Gomes


Empreendedor social: investindo no futuro com propósito

Nos últimos anos, temos testemunhado um movimento crescente de empreendedores que não apenas buscam o sucesso financeiro, mas também têm um compromisso profundo com a mudança social.

Autor: Gerardo Wisosky


Novas formas de trabalho no contexto da retomada de produtividade

Por mais de três anos, desde o surgimento da pandemia em escala mundial, os líderes empresariais têm trabalhado para entender qual o melhor regime de trabalho.

Autor: Leonardo Meneses


Desafios da gestão em um mundo em transformação

À medida que um novo ano se inicia, somos confrontados com uma miríade de oportunidades e desafios, delineando um cenário dinâmico para os meses à frente.

Autor: Maurício Vinhão


Desumanização geral

As condições gerais de vida apertam. A humanidade vem, há longo tempo, agindo de forma individualista.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O xadrez das eleições: janela partidária permite troca de partidos até 5 de abril

Os vereadores e vereadoras de todo país que desejam trocar de partido têm até dia 5 de abril para realizar a nova filiação.

Autor: Wilson Pedroso


Vale a renúncia?

Diversos setores da economia ficaram surpresos com um anúncio vindo de uma das maiores mineradoras do mundo, a Vale.

Autor: Carlos Gomes


STF versus Congresso Nacional

Descriminalização do uso de drogas.

Autor: Bady Curi Neto


O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A Stellantis é rica, gigante, e a Stellantis South America, domina o mercado automobilístico na linha abaixo da Linha do Equador.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A verdade sobre a tributação no Brasil

O Brasil cobra de todos os contribuintes (pessoas físicas e jurídicas) sediados no território nacional, cerca de 33,71% do valor de todos os bens e serviços produzidos no país.

Autor: Samuel Hanan


Bom senso intuitivo

Os governantes, em geral, são desmazelados com o dinheiro e as contas. Falta responsabilidade na gestão financeira pública.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


População da Baixada quer continuidade da Operação Verão

No palanque armado na Praça das Bandeiras (Praia do Gonzaga), a população de Santos manifestou-se, no último sábado, pela continuidade da Operação Verão da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves