Portal O Debate
Grupo WhatsApp


Os caminhos para uma eventual condenação do ex-presidente Lula

Os caminhos para uma eventual condenação do ex-presidente Lula

22/09/2016 Marcelo Gurjão Silveira Aith

A conduta do MPF na força-tarefa da Operação Lava-Jato foi deplorável, indigna da magnitude e importância da instituição

Após o show pirotécnico do Ministério Público Federal na apresentação da acusação contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, sua esposa Marisa Letícia e outros seis acusados, o juiz federal Sergio Moro recebeu a denúncia contra Lula da Silva pela prática, em tese, dos crimes de lavagem de direito e corrupção passiva.

Vale ressaltar que, inicialmente, a conduta do MPF na força-tarefa da Operação Lava-Jato foi deplorável, indigna da magnitude e importância da instituição. Com o recebimento da denúncia, agora, tem-se início a ação penal, sendo certo que o ex-presidente e os demais réus terão o prazo de 10 dias para apresentar a defesa escrita.

Após a apresentação da defesa escrita, o juiz Sergio Moro examinará as alegações e decidirá pelo prosseguimento ou não da ação penal. Decidindo pelo prosseguimento, haverá audiência de instrução e julgamento, momento em que serão ouvidas as testemunhas de acusação a de defesa e, por fim, o interrogatório dos réus.

Considerando a complexidade da demanda, o juiz abrirá para alegações finais e em seguida proferirá sentença. Tendo em vista as outras ações que tramitaram no juízo federal de Curitiba, sob a presidência do juiz Sergio Moro, a presente demanda será julgada rapidamente, um risco ao devido processo legal.

Possivelmente até o final do ano já se tenha o julgamento de primeira instância pela ânsia punitiva do Ministério Público e da comoção popular. E até meados de 2017, um julgamento em segunda instância pode incriminar o ex-presidente e o tornar inelegível para as eleições de 2018.

O ex-presidente poderá ficar inelegível nos termos do artigo 1º, inciso I, alínea “e”, da Lei Complementar 64/90, que prevê a inelegibilidade para os crimes contra a administração e lavagem de dinheiro, após o julgamento em segunda instância.

O Brasil vive um momento perigoso para o estado democrático de direito, com prisões cautelares sem fundamentação e necessidade, desrespeitando os requisitos constitucionais e legais para tal medida. Isso não se restringe a Operação Lava Jato.

Na Operação Lázaro houve inúmeras prisões temporárias desnecessárias, as quais poderiam ser substituídas por busca e apreensão e eventual condução coercitiva. Esta prática está se tornando a regras e contrariando importantes textos legais como a Constituição Federal e o Código de Processo Penal. Importante frisar que não se pode admitir que o clamor popular por justiça subverta as regras constitucionais e se instale no país um Estado Policialesco.

* Marcelo Gurjão Silveira Aith é advogado especialista em Direito Público e Eleitoral e sócio do escritório Aith Advocacia.



A angústia da inovação

Inovação é a bola da vez.


A importância da Cultura Organizacional para a Transformação Digital

A Transformação Digital é uma realidade. Mais do que isso, a tecnologia já é um fator imprescindível para os negócios, acelerando e alterando completamente as atividades de empresas de todos os segmentos.


Os limites da ciência e o renascer da filosofia

A palavra “filosofia” vem da junção de duas palavras gregas: philo (amizade, amor) e sofhia (saber, sabedoria). Logo, filosofia é o amor ao saber.


Inovação alinhada à computação em nuvem e segurança da informação na economia de Minas Gerais

O Estado de Minas Gerais possui a terceira maior participação na economia brasileira, atrás apenas de Rio de Janeiro e São Paulo.


Por que a Lei de proteção de dados é bem-vinda nos dias atuais?

Nestes últimos dias você provavelmente ouviu falar sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), a legislação brasileira que regula o tratamento de dados pessoais no Brasil.


Pandemia deve intensificar transações de M&A no ensino superior privado no Brasil

O uso recorrente da tecnologia das comunicações on-line deve acelerar o processo de seleção natural corporativa na educação.


Que saudades de gritar “gol” no estádio

A maior lacuna que a ausência de público deixa no espetáculo futebolístico é a sonora.

Que saudades de gritar “gol” no estádio

Soluções sustentáveis para impulsionar a economia

Em grego, oikos (eco) significa casa e nomos (nomia) significa lei/ordem.


Aos mestres, com carinho, nossa gratidão!

“Vivemos um tempo atípico” e “Precisamos nos reinventar” são algumas das frases mais pronunciadas nesses últimos meses.


Como a crise ajudou na popularização do Bitcoin?

Com a notícia da pandemia do coronavírus todo o mercado de investimentos tradicional e digital foi impactado com a notícia.


O receio de opinar

Antes de me aposentar, prestei serviço em empresa, que possuía e possui, milhares de trabalhadores.


Uso consciente do crédito pode ajudar a girar o motor da economia

Muita gente torce o nariz quando o assunto é tomar empréstimo, pois quem precisa de crédito pode acabar não conseguindo honrar essa dívida, tornando esse saldo devedor uma bola de neve.