Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Os candidatos e suas circunstâncias

Os candidatos e suas circunstâncias

19/01/2018 Gaudêncio Torquato

A identidade do homem se forma a partir das coisas que o circundam.

Os candidatos e suas circunstâncias

Busquemos, mais uma vez, a âncora expressiva de José Ortega Y Gasset: “eu sou eu e minha circunstância”. A identidade do homem se forma a partir das coisas que o circundam. Compreender a dimensão humana é, pois, um exercício que implica compreender a realidade que a cerca.

A metáfora estampa a força do conceito: se uma pessoa está se afogando deve buscar na própria água em que se afoga apoio para se salvar. A recorrência ao celebrado autor de “A Rebelião das Massas”, livro que retrata as grandes transformações do século XX, parece convir nesse momento em que emergem os perfis a se envolverem no pleito presidencial de 5 de outubro.

A questão suscitada pelo ensinamento de Gasset é: que nomes arrastariam com mais força para as urnas as circunstâncias que os cercam? Tentemos decifrar o emaranhado de situações que balizam as identidades de possíveis candidatos, lembrando que as histórias de cada um abarcam um sem número de circunstâncias, um continuum de atos e eventos que formam camadas superpostas às imagens captadas pelo sistema cognitivo dos eleitores.

Lula é a fotografia mais nítida do pobre que ascendeu ao mais alto posto da República. É o mais forte exemplo da dinâmica social no país, a denotar a ideia de que os mais humildes podem chegar ao lugar dos poderosos.

A trajetória de Luis Inácio, rica de situações que mexem com o imaginário popular, joga-o, mais uma vez, no palco eleitoral, podendo guindá-lo ao assento presidencial (caso não seja condenado pela Justiça) ou afastá-lo por um bom tempo do centro da política.

As hipóteses

As circunstâncias que cercarão o pleito, desde as que ocorrem no momento - Lula e a justiça, economia recuperada ou piorada, alianças partidárias a serem construídas em torno dos candidatos, a incógnita que paira sobre eventuais nomes do centro, polarização de discursos, manifestações de rua – determinarão vantagens e desvantagens de cada pleiteante.

Portanto, importa, primeiro, levantar hipóteses que balizarão a campanha eleitoral. Para começar, o cenário de economia recuperada, com inflação baixa, juros em queda, emprego crescendo, será a sombra que deverá acolher o candidato do sistema governista. A tese de que a melhoria do bem estar social favorece o governismo é plausível. A recíproca é verdadeira.

Se a situação do país piorar, com desequilíbrio nos eixos da economia, o maior beneficiado seria Lula ou o candidato que vier a substituí-lo. O mercado aposta que o ambiente social tende a melhorar. A hipótese ganha fôlego caso a reforma da Previdência seja aprovada em fevereiro ou março.

A animação de investidores e o maior consumo criarão o ambiente propício para beneficiar candidatos envolvidos na equação econômica. A rebaixada nota do Brasil pela Standards & Poors pode voltar a ser melhorada.

As oposições – PT, PDT, PSB, PSOL e adjacências – seriam acuadas, restando-lhes o previsível discurso contra a privatização de estatais, “a entrega do patrimônio nacional a grupos estrangeiros”, críticas às reformas Trabalhista e da Educação, a Lei da Terceirização, a PEC do teto dos gastos, o decreto sobre Trabalho Escravo, ministros implicados na Justiça, entre outros temas.

Esse acervo terá sempre um grupo disposto a aplaudir, porém em número menor que o dos batalhões do passado. Duas hipóteses circundam Lula. A primeira é sobre sua condenação por 3 a 0 ou 2 a 1. Há quem o veja caindo na malha da Ficha Suja, sendo impedido de se candidatar seja qual for o resultado.

Nesse caso, o PT teria um substituto, sendo os mais prováveis Fernando Haddad e Jaques Wagner ex-prefeito de São Paulo e ex-governador da Bahia, respectivamente. Difícil a vitória de um ou outro.

A segunda hipótese é a de que Lula, mesmo perdendo por 3 a 0, garantiria o nome nas urnas, usando os recursos a que teria direito. Seria julgado no final pelo STJ ou pelo STF. Mas a demora viabilizaria a inserção de seu nome nas urnas.

Derrotado antes do pleito, Lula veria o jogo terminar. Se fosse condenado apenas após a eleição, abriria o imbróglio: teria a Justiça condição de cassar uma candidatura lastreada em 50 milhões de votos? O pleito seria anulado e novas eleições seriam convocadas?

As forças de centro

Emergem, agora, as circunstâncias que cercam os candidatos do centro. A primeira é sobre dispersão de votos, caso haja quatro a cinco nomes. A diluição dos votos no centro reforçaria posições de perfis sediados nas extremidades do arco ideológico, direita e esquerda.

O mais votado do centro disputaria o 2º turno com um dos dois candidatos dos cantos – Bolsonaro, Lula ou seu substituto. Candidato de esquerda ou centro-esquerda poderia puxar o apoio de Ciro Gomes, Marina Silva, Guilherme Boulos, entre outros. Já Bolsonaro, esse veria fechada a porta do segundo turno. Teria menos de 30 segundos de TV.

Outra hipótese é a união das forças de centro em torno de um único candidato. Esse é o melhor cenário, na medida em que reuniria a máquina dos grandes e médios partidos – MDB, PSDB, PP, PRB, PTB, PSD – evitando a dispersão de votos. Essa ideia passa pela decisão sobre reforma da Previdência.

Se Alckmin, por exemplo, quiser o apoio do MDB e de outros partidos que formam a coligação governista, deve mobilizar os parlamentares tucanos para votar a favor daquela reforma. O gesto teria forte apelo junto ao presidente Michel Temer.

Se a ala tucana se dispersar, será difícil ao governador formar gorda parceria. Considere-se ainda a possibilidade de um ambiente social instável, com militância digladiando nas ruas, discursos acirrados e polarização de posições. Eventual clima de alta temperatura poderá gerar confrontos, acirrando ânimos e ampliando o fosso social.

Ir às urnas sob fervura é uma situação que impede a harmonia, meta tão ansiada. O Brasil passou longo tempo convivendo com o apartheid estabelecido pelo petismo. Clama agora por paz. Essas constituem algumas circunstâncias que ditarão o sucesso ou o insucesso dos competidores.

* Gaudêncio Torquato é jornalista, professor titular da USP é consultor político e de comunicação.



A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado