Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Os Sinos Dobram pelo São Francisco e pela Justiça

Os Sinos Dobram pelo São Francisco e pela Justiça

21/10/2009 Fábio P. Doyle

Lula está em plena campanha eleitoral para eleger sua candidata Dilma Rousseff. Os dois andam pelo país vistoriando e inaugurando obras. É campanha mesmo. O bispo Flávio Cappio condena a transposição do São Francisco e diz que Lula faz marketing de mídia para a sua candidata. Só a justiça eleitoral finge que não vê nada.

AFINAL, para que serve e onde está a Justiça Eleitoral brasileira? As burlas aos textos legais que se aplicam àquele ramo do direito se repetem monotonamente, sem que as correções e punições devidas sejam realizadas. Veja-se a atitude desafiadora da autoridade supostamente a maior do país, o presidente Lula da Silva. Ele descumpre todos os preceitos legais relativos à realização de campanhas eleitorais. E nada lhe acontece. 

SE NADA pode atingir o presidente da República, se ele pode descumprir a lei, se ele pode agir contra os preceitos firmados pela jurisprudência de nossos tribunais, e tudo fica por isso mesmo, como exigir do cidadão comum atitude e comportamento diferentes? 

LULA está em plena campanha para a sua sucessão. E trabalha aberta, descaradamente, se me permitem o palavrão, em favor de sua candidata (pelo menos ela o é até este momento), a ministra Dilma Rousseff. Viaja com ela pelo país, inaugura obras ainda não concluídas, participa de reuniões, que ele próprio, em ato falho, denominou de "comícios". E onde está a Justiça Eleitoral, que assiste a tudo de olhos vendados?

FOI O que ele fez na semana passada, ao inaugurar dutos que serão utilizados no desvio das águas do Rio São Francisco para supostamente irrigar estados do Nordeste. Comete aí dois abusos: faz campanha, com Dilma ao lado, e investe contra o já exaurido São Francisco, contrariando a maioria dos técnicos, que condenam a obra, e a maioria dos políticos lúcidos e a opinião pública, que são contra a tal transposição. Dilma, posando ao lado de Lula, nas festas e cantorias que marcam a presença do chefe da Nação em pequenos e pobres municípios das margens do rio, procura crescer nas pesquisas, garantindo a sua permanência, como é do desejo de seu patrão e amigo Lula, na chapa petista para a presidência da República em 2010.

LULA e sua parceira Dilma, cercado por ministros obedientes e governadores amigos, diz que os dois, ele e Dilma, estão apenas inaugurando e vistoriando obras. Alguém acredita nisso? Os juízes eleitorais engolem a mentira evidente? Dom Luiz Flávio Cappio, bispo de Barra, na Bahia, uma das cidades visitadas pelo presidente e sua candidata, disse que "o presidente veio a Barra para um marketing politico de mídia". E acrescentou que "os sinos de todas as igrejas tocaram o dobre fúnebre para "homenagear"aquele que está matando o nosso rio. E matando em nome da ganância, pois a transposição do São Francisco apenas garante água para os empresários que ali exploram grandes projetos de irrigação". O bispo, como todos devem lembrar, é aquele que fez greve de fome contra a transposição.

LULA levou, além de Dilma, em plena campanha, uma comitiva de amigos na viagem. Diz a Folha de S.Paulo que dormitórios especiais foram construídos para o pernoite da comitiva, com suites e leitos king size, para Lula e Dilma, e quartos comuns para os demais. E relaciona o cardápio da refeição, que foi de carne seca até o sofisticado camarão. Bebida: cachaça, cerveja e uisque de 12 anos. Depois do jantar, conta o mesmo jornal, houve um forró, e Lula foi o último a sair, depois de uma hora da madrugada. Tudo pago com o nosso dinheiro. 

ASSIM, meus caros, caminha o Brasil na era lulista. A lei é para ser obedecida pelos pobres, pelos desamparados, pelos anônimos. Os graúdos do governo, estes escapam sempre. Um escárnio. Uma agressão. Uma falta de respeito para com os brasileiros. Até quando?

* Fábio P. Doyle é Jornalista e Membro da Academia Mineira de Letras. Visite o Blog



Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


Argentina e Venezuela são alertas para países que ainda são ricos hoje

No meu novo livro How Nations Escape Poverty, mostro como as nações escapam da pobreza, mas também tenho alguns comentários sobre como países que antes eram muito ricos se tornaram pobres.

Autor: Rainer Zitelmann


Marcas de um passado ainda presente

Há quem diga que a infância é esquecida, que nada daquele nosso passado importa. Será mesmo?

Autor: Paula Toyneti Benalia


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes