Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Pane na Internet, “Isso nunca vai acontecer conosco”

Pane na Internet, “Isso nunca vai acontecer conosco”

07/07/2008 Divulgação

Nada como um choque de realidade para colocar as coisas no lugar. A pane de Internet verificada ontem, apesar de todos os prejuízos causados, foi providencial para mostrar a dura realidade que vivemos.

Sem a tecnologia, o mundo ocidental moderno não funciona. Não foram apenas as delegacias de polícia e repartições públicas que pararam de funcionar. Muitas empresas não compraram, não venderam, não pagaram e não receberam. Caos total. Aparelhos empoeirados de Fax foram sacados dos depósitos e voltaram a ser fundamentais. Uma conexão de Internet ativa do vizinho ao lado, passou a valer ouro. E tudo isso porque os técnicos assumem que tudo sempre vai funcionar conforme a teoria. Na prática, a história é diferente.

Apesar de tanta literatura e tantos congressos sobre Contingência e Continuidade de Negócios, os investimentos ficam sempre para o exercício seguinte. Falar em redundância para um gestor financeiro, tem sempre a mesma interpretação: custo em dobro. E aí eu pergunto: Quanto se perdeu de dinheiro ontem, somente em São Paulo? A quantia é incalculável, mas tenho certeza que é 20, 30, 50 vezes o valor do investimento em redundância, que evitaria todo o prejuízo. Mais uma vez, o assunto vai entrar na moda. Reuniões e pareceres serão requisitados. Planos serão feitos e seus orçamentos peregrinarão pelas mesas dos executivos. E com o passar do tempo, a maior parte deles será esquecida em uma gaveta. Vamos cuidar do dia-a-dia, como sempre. E assim ficará até a próxima pane. 

*Alcino Pessini Filho, Vice-presidente de Operações do Grupo Sion



Cada um no seu quadrado e todos produzindo…

Muito oportunas as observações do Prof. Ary Oswaldo Mattos Filho, de que em vez dos simples projetos que visam reforçar o caixa da União – como a alteração no Imposto de Renda ora em tramitação pelo Congresso – o país carece de uma verdadeira reforma tributária onde fiquem bem definidos os direitos e obrigações da União, Estados e Municípios.


Você já respirou hoje?

Diagnóstico e tratamento corretos salvam vidas na fibrose cística.


Jogos para enfrentar a crise

O mundo do trabalho nunca mais será o mesmo.


O trabalho de alta performance no Hipismo

O que os atletas precisam para o desempenho perfeito em uma competição? Além do treinamento e esforços diários, eles precisam estar em perfeita sintonia com o corpo e a mente.


Bons médicos vêm do berço

Faz décadas assistimos a abertura desenfreada de novas escolas médicas, sem condição de oferecer formação minimamente digna e honesta.


Wellness tech e a importância da saúde mental dentro das organizações

A pandemia de covid-19 impactou a vida de todos nós, pessoal e profissionalmente.


Manifestações do TDAH

Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade em adultos e crianças.


Cuidar da saúde mental do colaborador é fator de destaque e lucratividade para empresa

O Setembro Amarelo é uma campanha nacional de prevenção ao suicídio, mas que coloca em evidência toda a temática da saúde mental.


Setembro Amarelo: a diferença entre ouvir e escutar

Acender um alerta na sociedade para salvar vidas quando se fala em prevenção ao suicídio é tão complexo quanto o comportamento de uma pessoa com a intenção de tirar a própria vida.


Desafios para a Retomada Econômica

A divulgação do Produto Interno Bruto (PIB) do segundo trimestre mostrou uma leve retração da atividade produtiva de 0,1% em relação ao trimestre imediatamente anterior.


Setembro Amarelo: é preciso praticar o amor ao próximo

Um domingo ensolarado é um dia perfeito para exercitar a felicidade, passear no parque, levar as crianças na piscina ou encontrar os amigos com seus sorrisos largos e escancarados.


Setembro Amarelo: é preciso ter ferramentas para lidar com o mundo

No semáforo, a cor amarela é frequentemente associada com desaceleração. O motorista precisa reduzir a velocidade ou até mesmo parar.