Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Para mudar não basta só querer!

Para mudar não basta só querer!

29/08/2017 Deborah Toschi

Querer é poder!

Ouvi essa frase várias vezes, mas, onde estaria o manual que explica a mágica que o meu querer faz para realizar tudo que desejo?! Não, a frase infelizmente não vem com o manual mágico.

E daí entramos de peito aberto na vida como ela é, e, em meio a acertos e erros, vamos nos dando conta que querer não é poder. Eu mesma quis muitas coisas na minha vida profissional, e digo que tudo que conquistei não foi só pelo meu querer apenas. Aliás, eu tive que lidar com o não querer de muitos.

O não querer de alguns líderes em me dar uma promoção ou um novo desafio. O não querer de pessoas ao redor, que na verdade queriam "puxar o tapete" e até puxaram. Pessoas da equipe que nem sempre queriam a mesma coisa que eu queria. Empresas que não me quiseram e não me aprovaram.

Tudo isso a gente só aprende querendo, mas nem sempre podendo. Agora a boa notícia é que podemos conquistar o que queremos através de aprendizados, disciplina, dedicação, persistência, superação e coragem. Esse é o cardápio básico, ok?! O menu completo seria extenso demais para escrever aqui. Podemos desistir daquilo que queremos quando damos de cara com forças contrárias e até injustas na nossa trajetória.

Dói! Sim, tive dias em que quis jogar a toalha e desistir do que acreditava, pois tentativas e decepções não faltaram. Mas, eu aprendi seguir em frente e entendi que o querer é parte do meu poder, no entanto, ele vem no pacote com outros elementos, pois sozinho não faz mágica não.

E se eu pudesse mudar a famosa frase querer é poder, eu substituiria pela questão: "por que você quer?" Por que você quer mudar de área, de emprego, de carreira, fazer outra faculdade, estudar outro idioma, tirar um ano sabático, empreender? Por quê?! E se prepara, será uma jornada enriquecedora de descobertas, pois quando você descobre os seus verdadeiros porquês aí meu amigo, ninguém te segura!

Uma coisa eu garanto, você terá que arregaçar as mangas, retroceder às vezes, acertar os passos, errar, acertar, quase desistir, mas insistir muito também e colher os frutos desse novo caminho. Então, se você quer agir e não apenas reagir na sua vida profissional, conte comigo para ajudá-lo a dar os primeiros passos neste caminho!

* Deborah Toschi é Coach certificada pelo ICI - Integrated Coaching Institute.



Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


Argentina e Venezuela são alertas para países que ainda são ricos hoje

No meu novo livro How Nations Escape Poverty, mostro como as nações escapam da pobreza, mas também tenho alguns comentários sobre como países que antes eram muito ricos se tornaram pobres.

Autor: Rainer Zitelmann


Marcas de um passado ainda presente

Há quem diga que a infância é esquecida, que nada daquele nosso passado importa. Será mesmo?

Autor: Paula Toyneti Benalia


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes


De quem é a América?

Meu filho tinha oito anos de idade quando veio me perguntar: “papai, por que os americanos dizem que só eles vivem na América?”.

Autor: Leonardo de Moraes


Como lidar com a dura realidade

Se olharmos para os acontecimentos apresentados nos telejornais veremos imagens de ações terríveis praticadas por pessoas que jamais se poderia imaginar que fossem capazes de decair tanto.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra