Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Parada Gay ou micareta “cristofóbica”?

Parada Gay ou micareta “cristofóbica”?

17/06/2015 Lucas Berlanza Corrêa

Senhoras e senhores, cidadãos brasileiros, outra vez, como dantes, no quartel de Abrantes, os autointitulados “tolerantes e defensores da convivência pacífica e amorosa entre todos os seres humanos”, se comportam como os mais “fascistóides” e os mais despreocupados com os sentimentos e convicções alheias.

E mais uma vez, por isso mesmo, seus defensores “massa de manobra” se erguem para justificar o ato, para fazer o “seu errado” parecer mais “certo” que o erro dos outros, para sustentar a nobreza do malfeito a partir de uma suposta “boa causa” – aliás, como sempre fazem.

Estou falando da Parada Gay realizada em São Paulo no último domingo (7/6). Foram visíveis, sobre carros de som e desfilando em meio à festança animada, imagens desqualificando motivos cristãos.

Um transexual ensanguentado e crucificado, como que a representar os gays sendo massacrados pelos “homofóbicos cristãos”, foi a mais emblemática, a se somar a um histórico já longevo de provocações estúpidas e achincalhes com a crença religiosa da maior parte da população.

Não tanto para minha surpresa, ao tecer críticas a isso em espaço pessoal, fui apelidado gentilmente de “homofóbico”. Curiosamente também, vi pessoas justificando tal atitude alegando que certas vezes é preciso gritar e chocar para ser ouvido.

Não discordo de que eventualmente isso possa ser verdade, mas dentro de certos limites de pudor; do contrário, estaremos apenas assumindo nossa incompetência para o comportamento civilizado e nos comportando de maneira mais raivosa que animais.

Os afobados em distorcer já virão logo dizendo: “seria você mais um obscurantista defendendo a censura?” De jeito algum! Manifestem-se! Gritem as bobagens ofensivas que quiserem, demonstrando a todos o quanto são baixos!

Os “não-me-toques” infantis do politicamente correto estão, em sua esmagadora maioria, com o “outro lado”. Isso, diga-se de passagem, a despeito de o artigo 208 do Código Penal determinar que esse tipo de escárnio público é crime, concorde-se ou não com a legislação.

Entretanto, façam isso com recursos privados! Uma vez mais, os “pseudo-defensores” dos oprimidos e da “vontade popular” se utilizam dos recursos públicos, dos pagadores de impostos, para impor agendas e ofendê-los.

Os que estão de acordo com esse absurdo não percebem que a maior parte da população brasileira tem um referencial cristão, qualquer que seja a denominação religiosa que abrace, e tem apreço por esses símbolos religiosos.

Estão lá estampados, para quem quiser ver, os patrocínios do governo federal, das estatais e da prefeitura. Não há argumento que torne justo agredir esses valores e símbolos usando o dinheiro deles! Quem se revoltar por estar pagando para ser insultado é um “intolerante homofóbico” ou é, ao fim das contas, vítima de um verdadeiro ROUBO?

Esse é o mérito da questão: ninguém deveria ser obrigado a pagar para que destratem seus símbolos religiosos. E não é, apresso-me a dizer para evitar desmerecimentos do meu ponto de vista – mesmo sabendo que são inevitáveis, e que não deveria ser necessário destacar isso –, um católico ou protestante quem está falando.

“Não é um insulto”, alegam os iluminados. “Trata-se de uma metáfora para o sofrimento dos homossexuais, crucificados e mortos todos os dias. É arte”.

A bandeira é nobre; infelizmente há muita perseguição aos homossexuais, especialmente em países dominados por teocracias islâmicas ou regimes autoritários simpáticos ao nosso atual governo. O governo, diga-se de passagem, do partido do prefeito paulista, Fernando Haddad, que se orgulhou de ter patrocinado o “evento educativo” deste domingo.

Nelson Rodrigues falava dos “idiotas da objetividade”. Hoje, ele certamente se indignaria com a “idiotia da subjetividade” que grassa nos discursos esfarrapados com que temos sido obrigados a conviver. Há sempre uma “metáfora construtiva”, uma mensagem de “impacto moral imperioso e necessário”, em suma, um bizarro argumento subjetivo para justificar as palhaçadas mais objetivas.

Em um país em que se inflam os números para ressaltar características específicas das vítimas, quando deveríamos estar, na boa e velha linguagem liberal, clamando pela segurança pública para todos, pelo direito de todo cidadão brasileiro não sair às ruas todos os dias receando tanto por sua integridade física; em um país em que se passa a mensagem de que a vítima é mais “oprimida” ou digna de consideração por ser dessa ou daquela “categoria” – negros, gays, mulheres -, não nos surpreende mais que a afronta deselegante seja considerada uma simbólica mensagem instrutiva.

Pelo fato de existirem alguns pitboys energúmenos e um ou outro homofóbico real, e não nego isso, já se desenha uma onda surreal de radicalismo e violência tendo lugar em um país em que a afronta desses segmentos do movimento LGBT ao povo é feita a céu aberto sem qualquer problema.

Atreva-se a atacar grupos organizados que se arvoram em representar integralmente uma parte da população, que você automaticamente estará atacando toda essa parte, que jamais cedeu procuração a essas entidades e organizações. Garanto que muitos homossexuais reprovam a atitude tomada no evento e estão de acordo com as ideias que expresso aqui.

A Parada Gay, a seguir por esse caminho, será uma ode periódica à ofensa, sustentada pelos ofendidos. Infelizmente, se reduzirá a uma verdadeira “micareta cristofóbica” (para parafraseá-los em seu constante uso da expressão “homofobia”), e não uma manifestação centrada em pautas reais e realizada dentro dos mínimos procedimentos de urbanidade.

Não foi apenas nesse evento; muitos outros deboches vêm sendo realizados pelas militâncias LGBT sob o falso pretexto de que, em posição inferior, precisam atacar injuriosamente as “maiorias” para transparecer vitoriosos na discussão. Não podemos nos censurar diante desses pavoneios por meras conveniências.

A verdade sempre incomodará a alguns ou a muitos, mas é preciso declará-la em alto e bom som se quisermos estar em paz com nossa consciência e sanear os ares em nosso amado país.

* Lucas Berlanza é Acadêmico de Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, na UFRJ, assessor de imprensa e colunista do Instituto Liberal.



As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


Argentina e Venezuela são alertas para países que ainda são ricos hoje

No meu novo livro How Nations Escape Poverty, mostro como as nações escapam da pobreza, mas também tenho alguns comentários sobre como países que antes eram muito ricos se tornaram pobres.

Autor: Rainer Zitelmann


Marcas de um passado ainda presente

Há quem diga que a infância é esquecida, que nada daquele nosso passado importa. Será mesmo?

Autor: Paula Toyneti Benalia


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes


De quem é a América?

Meu filho tinha oito anos de idade quando veio me perguntar: “papai, por que os americanos dizem que só eles vivem na América?”.

Autor: Leonardo de Moraes