Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Paralisação dos baderneiros

Paralisação dos baderneiros

08/05/2017 Bady Curi Neto

Greve é um direito do trabalhador, para aqueles serviços que não são essenciais à sociedade.

Da mesma forma, a manifestação é um direito do cidadão, ligada à liberdade de expressão, para que a população possa, a exemplo, demonstrar apoio ou descontentamento com medidas adotadas pelo governo.

Por vivermos em um estado democrático de direito, tanto a greve como as manifestações têm que se dar de forma ordeira, na forma da lei, respeitando opiniões contrárias, não podendo ser impostas a ninguém, em respeito à democracia e ao ordenamento jurídico.

O que assistimos no dia 28 passado, cujas centrais sindicais intitularam de Greve Geral, como forma de manifestação contra a reforma da previdência e trabalhista, não passaram de atos de vandalismo generalizado, com destruição de bens públicos e particulares.

O que se viu, talvez devido à baixa adesão da população às manifestações, foram agressões às pessoas, focos de incêndios em várias cidades, barricadas com pneus em chamas impedindo o direito de ir e vir de cidadãos, destruição de bens particulares como restaurantes e bancos, ônibus incendiados (somente no Rio de Janeiro foram 9 ônibus e um automóvel particular), destruição de bens públicos e atos de vandalismo generalizados.

Nestes casos, o enfrentamento com a Polícia Militar se torna inevitável, esta que tem o dever e obrigação de manter a ordem e segurança pública, não podendo aceitar ser recebida com pedras e paus, sem revidar a altura.

Quando se ataca a Polícia Militar, não se está agredindo somente a pessoa física dos policiais, mas o próprio poder do Estado, o que é inadmissível. Não há como receber com flores aqueles que atacam com pedras.

Em algumas cidades os atos patrocinados pelos manifestantes/grevistas mais pareciam uma guerra civil do que um dia de paralisação e reivindicação. Um total desrespeito a democracia e ordem jurídica.

E não se trata de menosprezar um movimento de paralisação, conforme algumas críticas à fala do Ministro da Justiça, Osmar Serraglio, que denominou a Greve Geral de “baderna generalizada”, se trata de uma constatação do que ocorreu na realidade, filmado por várias pessoas e postado nas redes sociais e pela própria imprensa.

No Aeroporto Santos Dumont do Rio de Janeiro, manifestantes com uniformes da Central Única dos Trabalhadores (CUT) adentraram o saguão agredindo com socos e chutes, pessoas que queriam trabalhar e não aderir à greve.

Difícil acreditar que verdadeiros trabalhadores agrediriam seus colegas por possuírem opiniões contrárias a greve, deixando transparecer que são arruaceiros, mercenários a serviço da CUT com o intuito de impor a determinação dos dirigentes sindicais.

A verdade é que enquanto a esquerda continuar com seu radicalismo exacerbado, em total desrespeito a democracia, as opiniões contrárias e a ordem jurídica e seus movimentos serão vistos pelas demais pessoas como impositivas e não representativas de uma manifestação de opiniões.

Não há lugar para ditadura de opiniões, seja de esquerda ou direita, em um estado democrático de direito.

* Bady Curi Neto é advogado, ex-juiz do TRE-MG, fundador do escritório Bady Curi Advocacia Empresarial.



As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


Argentina e Venezuela são alertas para países que ainda são ricos hoje

No meu novo livro How Nations Escape Poverty, mostro como as nações escapam da pobreza, mas também tenho alguns comentários sobre como países que antes eram muito ricos se tornaram pobres.

Autor: Rainer Zitelmann


Marcas de um passado ainda presente

Há quem diga que a infância é esquecida, que nada daquele nosso passado importa. Será mesmo?

Autor: Paula Toyneti Benalia


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes


De quem é a América?

Meu filho tinha oito anos de idade quando veio me perguntar: “papai, por que os americanos dizem que só eles vivem na América?”.

Autor: Leonardo de Moraes