Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Peladas pelo consumismo

Peladas pelo consumismo

09/07/2010 Divulgação

Esta é uma história real. Aconteceu mesmo! Acreditem se puder. Moro em um dos bairros mais antigos de Belo Horizonte, o Prado. Minha região sempre foi conhecida em toda a cidade por causa da grande quantidade de bares que lá existem.

Mas, recentemente, não é apenas por causa dos botequins que pessoas de outras localidades estão visitando meu habitat. As confecções de roupas se proliferaram e, sem exageros, transformaram o Prado em um novo Barro Preto. É raro encontrar um quarteirão sem ao menos uma loja do ramo.

No último fim de semana, várias dessas confecções decidiram entrar em liquidação. Era queima de estoque mesmo. Minha mãe, que não sabia o que estava acontecendo, reparou que havia filas nas portas e ninguém podia entrar porque as lojas já estavam lotadas. Era uma grande quantidade de pessoas provenientes da Pampulha, Santa Efigênia e até mesmo de outras cidades.

Curiosa como ela só, minha mãe decidiu entrar em uma dessas confecções. Enquanto esperava alguém sair de lá de dentro, uma mulher e um menino de 13 ou 14 anos entraram na fila também. Quando uma fresta da porta foi aberta, os três tentaram entrar, mas o porteiro não deixou o garoto passar.

Quando ela entrou, entendeu porque o menino tinha que ficar de fora: lá dentro estavam dezenas de mulheres completamente peladas e descontroladas. Nuas, elas corriam atrás de todas as roupas. Eram mulheres de todas as idades: desde as mais novinhas e bonitas até as mais “experientes”.  O chão era uma confusão só, já que as vendedoras não conseguiam pendurar nos cabides as roupas que não eram compradas após as clientes as experimentarem.

Como estava sem dinheiro e não queria experimentar nada, minha mãe ficou poucos minutos na loja. Quando saiu, encontrou aquele menino da fila. Ele estava bem do lado do porteiro. E com os olhos bem atentos para ver tudo em qualquer frestinha da porta.



A primeira romaria do ano em Portugal

A 10 de Janeiro – ou domingo mais próximo dessa data, dia do falecimento de S. Gonçalo, realiza-se festa rija em Vila Nova de Gaia.


Medicina Preventiva x Medicina Curativa

A medicina curativa domina o setor de saúde e farmacêutico. Mas existe outro tipo de cuidado em crescimento, chamado de Medicina Personalizada.


A importância da inovação em programas de treinamento e desenvolvimento

O desenvolvimento de pessoas em um ambiente corporativo é um grande desafio para gestores de recursos humanos, principalmente para os que buscam o melhor aproveitamento das habilidades de um time através do autoconhecimento.


Por que o 13º salário gera “confiança” nos brasileiros?

O fim do ano está chegando, mas antes de pensar no Natal as pessoas já estão de olho no 13º salário.


O gênero “neutro” ou a “neutralização” de gênero

Tenho visto algumas matérias sobre a “neutralização” do gênero na língua portuguesa, no Brasil, algumas contra e algumas a favor. Digo no Brasil, porque em Portugal não vejo isto.


O poder da gentileza

O mês de novembro traz uma comemoração muito especial e essencial para estes tempos pandêmicos e de tanta polarização política: o Dia da Gentileza.


Branco no preto

As pessoas pretas no Brasil vivem pior do que as pessoas brancas, independentemente de qualquer situação.


Politicamente Correto, Liberdade de Expressão e Dignidade Humana

Estamos vivenciando, há tempos, a dicotomia de opiniões, a divisão clássica na qual a forma de expressar, de pensar, contém apenas lados antagônicos, separados que não podem convergir ou, ao menos, serem respeitados.


Prévia tucana, um tiro no escuro

Diferente das eleições primárias norte-americanas, onde os partidos Democrata e Republicano escolhem seus candidatos e definem a plataforma eleitoral, a prévia que o PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira) realizará neste domingo (21/11) está cercada de interrogações.


A imagem do Senhor Jesus de Santa Marinha de Vila Nova de Gaia

Nesta época pandémica, que parece não deixar de nos dizimar – dizem: por causa de novas variantes e à facilidade de movimentação, – é oportuno recordar como o povo de Deus se libertou de funestas calamidades, recorrendo à oração e à penitência.


Algoritmos e automação: a combinação certa para potencializar a vida na era digital

Há quinze anos, quem poderia imaginar que seria possível trabalhar, fazer compras, ter planos personalizados para treinos da academia e conseguir organizar investimentos em bolsas globais sem sair de casa?


Transformação digital: os desafios de um novo modelo

Com a chegada da Quarta Revolução Industrial, organizações dos mais diferentes portes e setores estão encarando obstáculos de toda ordem para lidar com as novas demandas do consumidor.