Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Pelo fim do achismo nas redes sociais

Pelo fim do achismo nas redes sociais

29/11/2012 Ricardo Perrotta

Não importa a plataforma, mas, hoje em dia, é praticamente impossível encontrar uma pessoa que não tenha um perfil em uma rede social.

Internautas de todas as idades utilizam estas ferramentas para diversas finalidades, seja para conversar com amigos, compartilhar ideias, pensamentos e até mesmo estabelecer contato com as marcas. O cenário atual apresenta as redes sociais como o novo canal de comunicação entre empresas e consumidores.

Ao mesmo tempo em que o número de fãs, interações e engajamento passaram a representar status, a preocupação em ter uma FanPage reconhecida ficou cada vez maior. Para se ter uma ideia da importância destes canais para o mercado nacional, basta analisar os números de usuários das principais redes sociais.

Somente o Facebook atinge cerca de 54 milhões de brasileiros ativos; já o Twitter tem, aproximadamente, 40 milhões de usuários, de acordo com pesquisas apresentadas no começo do segundo semestre de 2012. Com estes números já é possível perceber que a presença e o investimento nestes canais são essenciais. Por outro lado, a cultura digital precisa ser bastante difundida, pois ainda é necessário “convencer” os empresários a investir neste negócio.

Lembrando que isto não significa contratar um estagiário para ficar “Tuitando” e postando qualquer tipo de conteúdo durante todo o dia. Quantas vezes vocês não viram uma empresa dando bom dia ou boa noite para os usuários? Pensar que a presença nas redes sociais é sinônimo de simpatia e modernidade está totalmente errado.

Trabalhar com redes sociais não é e, nunca será, escrever “coisinhas legais” na internet, mas isto é muito comum neste mercado. No entanto, é preciso muito mais planejamento e estratégia. Com as diversas ferramentas, as mídias digitais se tornaram uma verdadeira biblioteca para todos aqueles que têm intenção em aprender a trabalhar o Digital Marketing de maneira assertiva.

Hoje, são milhares de pesquisas, infográficos, teses, especialistas, relatórios de comportamento, monitoramento de redes sociais e muito mais informação, que nos possibilitam conhecer profundamente o nosso target. É bem verdade que muitas pesquisas, infográficos e “especialistas” em Digital Marketing devem ser realmente revistos, afinal neste mercado é necessário separar o “joio do trigo“.

É muito comum encontrar pesquisas sem análise, posicionamento de nicho ou, até mesmo, referências, que apresentam números inexpressivos sobre determinados temas. Assim é preciso ter cuidado com os famosos “Especialistas” e “Manuais” para quaisquer que sejam as especialidades ou funções.

De qualquer forma, é de suma importância valorizar cada vez mais o trabalho de Business Intelligence dentro das operações de marketing, já que toda operação de uma empresa sempre estará baseada na redução de custos e, consequentemente, na otimização do faturamento. Mas, para tornar as operações em Digital Marketing mais inteligentes e lucrativas é preciso tirar um retrato fiel do mercado, analisar absolutamente todos os pontos de contato entre seu público consumidor, a marca e seus produtos, para indicar as melhores estratégias para geração de resultados positivos em branding, engajamento e, quem sabe, até performance de vendas.

Para isso, é preciso estudar, analisar e usar muito as ferramentas existentes para saber os riscos inerentes. No entanto, não podemos deixar de arriscar e apostar em inovações de valor que gerem novas oportunidades e possibilitem um crescimento de maneira segura e controlada. Somente assim, o achismo nas redes sociais acabará e as marca ou empresas conseguiram uma experiência positiva com seus projetos, sejam eles voltados para o varejo quanto para awareness.

*Ricardo Perrotta, diretor da Buzzer Digital.



O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan