Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Phishing Scam – um perigo real

Phishing Scam – um perigo real

04/06/2013 Flávio Carvalho

O Brasil é hoje o 5º país mais conectado à internet.

Segundo dados do Instituto Ipsos, o percentual de brasileiros conectados subiu de 27% para 48% entre 2007 e 2011, atingindo o impressionante número de 94,2 milhões de internautas tupiniquins em dezembro de 2012. Naturalmente, junto com um aumento assim tão expressivo no número de usuários, vem toda a sorte de perigos: golpes para extorquir dinheiro, roubos de informações confidenciais, dados de cartões de crédito, software malicioso, etc.

E no meio desta infindável lista, ganha destaque uma técnica antiga e que requer baixo conhecimento técnico – o Phishing Scam. O Phishing Scam consiste no envio de e-mails com promessas de dinheiro fácil e ofertas financeiras de todo o tipo – sempre vindas de alguém que você não conhece e não enviadas diretamente para seu e-mail.

Para exemplificar, transcrevo aqui a troca de mensagens entre Dody Lira, gerente sênior do datacenter americano Softlayer e responsável pelo grupo antispam e um scammer recentemente.

———————————————

From: “Freddy Scammer” <scammer@address>
To: “Freddy Scammer” <scammer@address>
Subject: PA URGENTLY NEEDED
Hi, I am looking for a Personal Assistant, Kindly let me know if you are interested, and i can send you more details. Thank you
Freddy Scammer

———————————————

Obviamente, os nomes e e-mails do exemplo acima foram preservados. O interessante é notar que o e-mail do scammer foi enviado ao destinatário em BCC – certamente junto com milhares de outros destinatários. Nosso amigo Dody troca algumas mensagens com o scammer, não se expondo, mas ‘dando corda’ para ver se o scammer revela mais sobre suas intenções.

A proposta do scammer é de pagar 500 dólares por semana para receber encomendas (caixas) e reenviá-las para o(s) endereço(s) indicados a ele. Parece realmente muito fácil. Tudo o que é necessário é fornecer seus dados pessoais completos (nome, endereço completo, telefones, etc) ao fraudador, receber as caixas e reenviá-las. Neste caso específico o que está acontecendo é o seguinte: o fraudador usa números de cartão de crédito roubados para fazer compras e as envia para o endereço da vítima.

Este recebe as caixas e as repassa ao fraudador, de modo que, se alguém for pego, será a vítima, que acha que fez grande negócio ao receber 500 dólares por semana ‘apenas’ para receber caixas e as reenviar. Parece tolo, mas com o número crescente de pessoas começando a usar a internet torna-se muito alto o número de pessoas que não tem discernimento para entender o risco, ou que precisa muito do dinheiro e se deixa levar pela oferta tentadora.

Como sempre, educação é a chave: recebeu e-mail de quem você não conhece e que nem ao menos foi enviada para seu e-mail diretamente? Nem leia. Não existe este tipo de oferta estonteante. Infelizmente, o que existe é um golpe e você provavelmente será a vítima. Atenção!

*Flávio Carvalho, diretor de Serviços da Arcon serviços gerenciados de segurança.



Habilidades socioemocionais podem ser aprendidas

Desde o início da infância, as pessoas aprendem um conjunto de comportamentos que são utilizados nas diferentes interações sociais.


Entenda porque amor é diferente de paixão

Você sabe diferenciar o amor da paixão?


A finalidade e controle das ONGs

O mais adequado não é combatê-las, mas manter sob controle as suas ações como forma de evitar desvio de finalidade, corrupção e outras distorções.


A reforma da máquina pública

A aprovação da reforma da Previdência, pela Câmara dos Deputados, é um avanço do governo.


Os desafios da maternidade e do mercado de trabalho

Ter filhos não é fator de impedimento para uma mulher trabalhar.


Todos querem ser ricos…

Mais vale pobreza, com paz e consciência limpa, que riqueza, sem sossego, alma escurecida, e pesados de remorsos.


A importância de empoderar nossas meninas

Fatores culturais de valorização do masculino, enraizados desde sempre na nossa sociedade, afetam a autoestima e a confiança feminina.


Advogados e Cursos jurídicos

Onze de Agosto é o Dia da Fundação dos Cursos de Direito e é também o Dia do Advogado.


Empresas e paternidade: uma mudança a ser nutrida

Daqui a cinco ou dez anos, nem você nem ninguém se lembrará com precisão da tarefa que está fazendo no trabalho neste minuto.


Ética de advogados e juízes

A advocacia e a magistratura têm códigos de ética diferentes.


Quem se beneficia da coisa pública é corrupto

Coisa pública não pode ser confundida com coisa privada.


Pai é quem ama e cuida

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, pai não é somente quem nos gerou.