Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Planejar a vida e carreira traz sucesso e felicidade de fato!

Planejar a vida e carreira traz sucesso e felicidade de fato!

17/08/2016 Alexander Baer

A falta deste rumo traz consequências desastrosas.

No mundo globalizado que nos encontramos hoje em dia, as pessoas estão o tempo todo correndo para tudo quanto é lugar e canto de forma desenfreada acreditando que se assim não fizerem, não vão chegar a lugar nenhum e nem serão ninguém.

Sim, elas não vão chegar mesmo a lugar nenhum, mas não porque estão correndo de forma desenfreada, o que consome, inclusive, muita energia e recursos, mas sim porque correm sem ter um rumo certo para aonde querem chegar.

Sem um grande objetivo ou meta em mente que aí sim as faz correr. Na idade da pedra os humanos também corriam, mas lá eles sabiam que se não corressem seriam devorados pelos selvagens animais.

A falta deste rumo traz consequências desastrosas para qualquer ser humano e para qualquer profissional. Vou citar aqui algumas consequências:

Perda de tempo e energia;

Gasto de dinheiro desnecessário;

Empregos frustrantes;

Alianças e parcerias desgastantes;

Stresse;

Doenças do corpo e da mente pelas diversas insatisfações pessoais e profissionais;

Desmotivações;

Falta de foco na vida e na carreira;

Problemas financeiros e econômicos;

Discórdias afetivas.

E assim por diante, ou seja, a lista pode ser muito grande e trazer problemas muito graves às pessoas/profissionais. Quem não tem um rumo parece aquele jargão popular “barata tonta” que não vai a lugar nenhum e fica correndo de forma enlouquecida.

Todo início de ano acaba sendo uma motivação para metas ao ano vindouro, porém fica só no discurso, todo domingo de noite acaba também sendo um motivador, ou desmotivador, para aqueles que não sabem para aonde irem.

Pois bem, sucesso e felicidade, duas palavras que todo mundo busca, mas se buscar de forma aleatória também não vai levar a lugar nenhum, muito menos ao sucesso e felicidade. Ter um rumo de vida e na carreira é ter um grande sonho que será buscado e realizado dentro de um espaço de tempo.

É sim um grande fator motivador, as empresas e empresários investem milhares de reais em palestras, cursos, workshops e o que for para dar a referida “motivação” aos seus funcionários. Jogando muito dinheiro fora. Pois a motivação é um fator que vem de dentro para fora e se houver fatores externos que possam ajudar, acaba sendo um verdadeiro ganha-ganha para todas as pessoas, profissionais e empresas.

Quer maior motivador do que ter um rumo na vida e na carreira, ou seja, um ou vários grandes sonhos/objetivos que só pela busca e na visualização do atingimento já traz a tal MOTIVAÇÃO, afinal, de acordo com a psicologia, a motivação é igual a “motivos que levam à ação”.

As empresas precisam rever então no que estão investindo e devem investir levando ferramentas que façam seus colaboradores terem rumo de vida e na carreira, assim terão colaboradores de fato automotivados com foco e altamente produtivos.

Só que aí as empresas também vão ter que cuidar (reter de fato) destes profissionais, pois senão eles vão buscar o que querem. Muitas vezes vejo que a própria palavra “planejar” assusta as pessoas e os profissionais, muitos dizem para mim que isto é apenas para empresas de sucesso.

Eu afirmo que sim é para empresas de sucesso, mas também para pessoas e profissionais que querem ter sucesso na vida e profissão. Planejar é ter muito claro o rumo que se quer atingir dentro de um espaço de tempo, com este direcionamento e foco sabemos claramente analisar tudo o que precisamos para chegar neste grande sonho e objetivo.

Este rumo é o destino final para você chegar, imagine um avião ou um navio sem rumo específico seria um caos. Planejar é direcionar os seus esforços e recursos disponíveis a serem adquiridos para chegar neste destino, rumo, sonho!

Mas faço uma observação que junto com o rumo tem que vir a estratégia de atitude que é a TBC – Tirar a bunda da cadeira. Só planejar sem agir também não leva a lugar nenhum. “Intenção sem ação não leva a lugar nenhum.” — autor desconhecido.

Benefícios que você ganha planejando sua vida e carreira:

Foco;

Clareza;

Aproveita as oportunidades que vem;

Sabe se defender das ameaças;

Se prepara e potencializa seus talentos e suas forças;

Corrige suas fraquezas ou limitações, pois sabe que se não o fizer não vai chegar lá;

Economiza dinheiro;

Saúde física, mental e emocional muito bem-cuidada;

Aumento de produtividade;

Faz muito mais com muito menos;

Ganha muito mais qualidade de vida;

Então quer ter sucesso e ser feliz? Tenha um rumo certo e vá atrás dele ou deles.

* Alexander Baer é empresário (Presidente da Alexander Baer & Associados desde 2001).



A desconstrução do mundo

Quando saí do Brasil para morar no exterior, eu sabia que muita coisa iria mudar: mais uma língua, outros costumes, novas paisagens.

Autor: João Filipe da Mata


Por nova (e justa) distribuição tributária

Do bolo dos impostos arrecadados no País, 68% vão para a União, 24% para os Estados e apenas 18% para os municípios.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Um debate desastroso e a dúvida Biden

Com a proximidade das eleições presidenciais nos Estados Unidos, marcadas para novembro deste ano, realizou-se, na última semana, o primeiro debate entre os pleiteantes de 2024 à Casa Branca: Donald Trump e Joe Biden.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Aquiles e seu calcanhar

O mito do herói grego Aquiles adentrou nosso imaginário e nossa nomenclatura médica: o tendão que se insere em nosso calcanhar foi chamado de tendão de Aquiles em homenagem a esse herói.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Falta aos brasileiros a sede de verdade

Sigmund Freud (1856-1939), o famoso psicanalista austríaco, escreveu: “As massas nunca tiveram sede de verdade. Elas querem ilusões e nem sabem viver sem elas”.

Autor: Samuel Hanan


Uma batalha política como a de Caim e Abel

Em meio ao turbilhão global, o caos e a desordem só aumentam, e o Juiz Universal está preparando o lançamento da grande colheita da humanidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


De olho na alta e/ou criação de impostos

Trava-se, no Congresso Nacional, a grande batalha tributária, embutida na reforma que realinhou, deu nova nomenclatura aos impostos e agora busca enquadrar os produtos ao apetite do fisco e do governo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O Pronto Atendimento e o desafio do acolhimento na saúde

O trabalho dentro de um hospital é complexo devido a diversas camadas de atendimento que são necessárias para abranger as necessidades de todos os pacientes.

Autor: José Arthur Brasil


Como melhorar a segurança na movimentação de cargas na construção civil?

O setor da construção civil é um dos mais importantes para a economia do país e tem impacto direto na geração de empregos.

Autor: Fernando Fuertes


As restrições eleitorais contra uso da máquina pública

Estamos em contagem regressiva. As eleições municipais de 2024 ocorrerão no dia 6 de outubro, em todas as cidades do país.

Autor: Wilson Pedroso


Filosofia na calçada

As cidades do interior de Minas, e penso que de outros estados também, nos proporcionam oportunidades de conviver com as pessoas em muitas situações comuns que, no entanto, revelam suas características e personalidades.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


Onde começam os juros abusivos?

A imagem do brasileiro se sustenta em valores positivos, mas, infelizmente, também negativos.

Autor: Matheus Bessa