Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Planejar a vida e carreira traz sucesso e felicidade de fato!

Planejar a vida e carreira traz sucesso e felicidade de fato!

17/08/2016 Alexander Baer

A falta deste rumo traz consequências desastrosas.

No mundo globalizado que nos encontramos hoje em dia, as pessoas estão o tempo todo correndo para tudo quanto é lugar e canto de forma desenfreada acreditando que se assim não fizerem, não vão chegar a lugar nenhum e nem serão ninguém.

Sim, elas não vão chegar mesmo a lugar nenhum, mas não porque estão correndo de forma desenfreada, o que consome, inclusive, muita energia e recursos, mas sim porque correm sem ter um rumo certo para aonde querem chegar.

Sem um grande objetivo ou meta em mente que aí sim as faz correr. Na idade da pedra os humanos também corriam, mas lá eles sabiam que se não corressem seriam devorados pelos selvagens animais.

A falta deste rumo traz consequências desastrosas para qualquer ser humano e para qualquer profissional. Vou citar aqui algumas consequências:

Perda de tempo e energia;

Gasto de dinheiro desnecessário;

Empregos frustrantes;

Alianças e parcerias desgastantes;

Stresse;

Doenças do corpo e da mente pelas diversas insatisfações pessoais e profissionais;

Desmotivações;

Falta de foco na vida e na carreira;

Problemas financeiros e econômicos;

Discórdias afetivas.

E assim por diante, ou seja, a lista pode ser muito grande e trazer problemas muito graves às pessoas/profissionais. Quem não tem um rumo parece aquele jargão popular “barata tonta” que não vai a lugar nenhum e fica correndo de forma enlouquecida.

Todo início de ano acaba sendo uma motivação para metas ao ano vindouro, porém fica só no discurso, todo domingo de noite acaba também sendo um motivador, ou desmotivador, para aqueles que não sabem para aonde irem.

Pois bem, sucesso e felicidade, duas palavras que todo mundo busca, mas se buscar de forma aleatória também não vai levar a lugar nenhum, muito menos ao sucesso e felicidade. Ter um rumo de vida e na carreira é ter um grande sonho que será buscado e realizado dentro de um espaço de tempo.

É sim um grande fator motivador, as empresas e empresários investem milhares de reais em palestras, cursos, workshops e o que for para dar a referida “motivação” aos seus funcionários. Jogando muito dinheiro fora. Pois a motivação é um fator que vem de dentro para fora e se houver fatores externos que possam ajudar, acaba sendo um verdadeiro ganha-ganha para todas as pessoas, profissionais e empresas.

Quer maior motivador do que ter um rumo na vida e na carreira, ou seja, um ou vários grandes sonhos/objetivos que só pela busca e na visualização do atingimento já traz a tal MOTIVAÇÃO, afinal, de acordo com a psicologia, a motivação é igual a “motivos que levam à ação”.

As empresas precisam rever então no que estão investindo e devem investir levando ferramentas que façam seus colaboradores terem rumo de vida e na carreira, assim terão colaboradores de fato automotivados com foco e altamente produtivos.

Só que aí as empresas também vão ter que cuidar (reter de fato) destes profissionais, pois senão eles vão buscar o que querem. Muitas vezes vejo que a própria palavra “planejar” assusta as pessoas e os profissionais, muitos dizem para mim que isto é apenas para empresas de sucesso.

Eu afirmo que sim é para empresas de sucesso, mas também para pessoas e profissionais que querem ter sucesso na vida e profissão. Planejar é ter muito claro o rumo que se quer atingir dentro de um espaço de tempo, com este direcionamento e foco sabemos claramente analisar tudo o que precisamos para chegar neste grande sonho e objetivo.

Este rumo é o destino final para você chegar, imagine um avião ou um navio sem rumo específico seria um caos. Planejar é direcionar os seus esforços e recursos disponíveis a serem adquiridos para chegar neste destino, rumo, sonho!

Mas faço uma observação que junto com o rumo tem que vir a estratégia de atitude que é a TBC – Tirar a bunda da cadeira. Só planejar sem agir também não leva a lugar nenhum. “Intenção sem ação não leva a lugar nenhum.” — autor desconhecido.

Benefícios que você ganha planejando sua vida e carreira:

Foco;

Clareza;

Aproveita as oportunidades que vem;

Sabe se defender das ameaças;

Se prepara e potencializa seus talentos e suas forças;

Corrige suas fraquezas ou limitações, pois sabe que se não o fizer não vai chegar lá;

Economiza dinheiro;

Saúde física, mental e emocional muito bem-cuidada;

Aumento de produtividade;

Faz muito mais com muito menos;

Ganha muito mais qualidade de vida;

Então quer ter sucesso e ser feliz? Tenha um rumo certo e vá atrás dele ou deles.

* Alexander Baer é empresário (Presidente da Alexander Baer & Associados desde 2001).



Mortes e lama: até quando, Minas?

Tragédias no Brasil são quase sempre pré-anunciadas. É como se pertencessem e integrassem a política de cotas. Sim, há cotas também para o barro e a lama. Cota para a dor.


Proteção de dados de sucesso

Pessoas certas, processos corretos e tecnologia adequada.


Perspectivas e desafios do varejo em 2022

Como o varejo lida com pessoas, a sua dinâmica é fascinante. A inclusão de novos elementos é constante, tais como o “live commerce” e a “entrega super rápida”.


Geração millenials, distintas facetas

A crise mundial – econômica, social e política – produzida pela transformação sem precedentes da Economia 4.0 coloca, de forma dramática, a questão do emprego para os jovens que ascendem ao mercado de trabalho.


Por que ESG e LGPD são tão importantes para as empresas?

ESG e LGPD ganham cada vez mais espaço no mundo corporativo por definirem novos valores apresentados pelas empresas, que procuram melhor colocação no mercado, mais investimentos e consumidores satisfeitos.


O Paradoxo de Fermi e as pandemias

Em uma descontraída conversa entre amigos, o físico italiano Enrico Fermi (1901-1954) perguntou “Onde está todo mundo?” ao analisarem uma caricatura de revista que retratava alienígenas, em seus discos voadores, roubando o lixo de Nova Iorque.


Novo salário mínimo em 2022 e o impacto para os trabalhadores autônomos

O valor do salário mínimo em 2022 será de R$ 1.212,00.


2021 – A ironia de mais um ano que ficará marcado na história

Existe um elemento no ano de 2021 que imputou e promoveu uma verdadeira aposta de cancelamentos e desejos para que ele seja mais um ano apagado da memória de milhares de pessoas: A pandemia, que promoveu o desaparecimento definitivo de milhares de pessoas.


Negócios do futuro: por que investir em empreendedorismo no setor financeiro

Você sabia que 60% dos jovens de até 30 anos sonham em empreender?


A importância de formar talentos

Um dos maiores desafios das empresas tem sido encontrar talentos com habilidades desenvolvidas e preparados para contribuir com a estratégia da empresa.


Sustentabilidade em ‘data center’: setor se molda para atender a novas necessidades

Mesmo que a sustentabilidade ainda seja um tema relativamente novo no segmento de data center, ele tem se tornado cada vez mais necessário para as empresas que querem agregar valor ao seu negócio.


Tendência de restruturações financeiras e recuperações judiciais para o próximo ano

A expectativa para o próximo ano é de aumento grande no número de recuperações judiciais e restruturações financeiras, comparativamente, aos anos de 2021 e 2020.