Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Pode a fé manter a saúde?

Pode a fé manter a saúde?

19/04/2016 Leide Lessa

A fé em um poder superior faz parte da vida de muitas pessoas.

Pode a fé manter a saúde?

Para umas mais do que para outras, porém esse é um tema que chama cada vez mais atenção.

Tanto é assim que a equipe de Oprah Winfrey viajou por três anos pelo mundo, procurando histórias sobre a trajetória espiritual de pessoas que buscavam o sentido da vida, paz interior e saúde.

O longo documentário traz exemplos de pessoas de diferentes idades, países e culturas. Karen Cavanagh sofreu um acidente de surf que a deixou com o pescoço quebrado e uma lesão traumática no cérebro.

Mesmo depois de cirurgias, os médicos não acreditavam que ela poderia sobreviver. Mas, durante o coma, ela se recordou de todas as palavras de um poema de Rumi que havia lido havia 20 anos… e saiu do coma!

Os médicos diziam que ela nunca mais voltaria a andar, mas as palavras do poema a perseguiam, como um chamado. Ela começou a estudar com uma professora Sufi, e não só voltou a andar, como pode até dançar.

É muito individual a maneira com que cada um encontra seu caminho para obter a cura, desenvolver sua relação com Deus e consigo mesmo.

Todos temos a capacidade de desenvolver a nossa fé e conhecer a nossa origem e natureza espirituais. A teóloga Mary Baker Eddy disse que “Jesus ensinou o caminho da Vida pela demonstração, para que possamos compreender como esse Principio divino cura os doentes, expulsa o erro e triunfa sobre a morte.”

Desde muito jovem, busquei o sentido mais profundo da existência, e encontrei-o na Ciência Cristã, que ensina que a Vida é Deus e que Deus não só cura, como também é a fonte da saúde. Tenho visto como essa compreensão metafisica altera estados físicos, mentais e emocionais doentios, para a saúde, a harmonia e a paz.

Além disso, essa consciência da Vida totalmente harmoniosa e de nós mesmos como a Sua expressão, é preventiva, pois mantém-nos saudáveis. Hoje, oro para que cada vez mais pessoas busquem a sua fé, o caminho até o mais profundo sentido da Vida, e assim encontrem paz, propósito e saúde.

* Leide Lessa é professora e conferencista da Ciência Cristã e escreve sobre a relação entre a espiritualidade e a saúde.



Habilidades socioemocionais podem ser aprendidas

Desde o início da infância, as pessoas aprendem um conjunto de comportamentos que são utilizados nas diferentes interações sociais.


Entenda porque amor é diferente de paixão

Você sabe diferenciar o amor da paixão?


A finalidade e controle das ONGs

O mais adequado não é combatê-las, mas manter sob controle as suas ações como forma de evitar desvio de finalidade, corrupção e outras distorções.


A reforma da máquina pública

A aprovação da reforma da Previdência, pela Câmara dos Deputados, é um avanço do governo.


Os desafios da maternidade e do mercado de trabalho

Ter filhos não é fator de impedimento para uma mulher trabalhar.


Todos querem ser ricos…

Mais vale pobreza, com paz e consciência limpa, que riqueza, sem sossego, alma escurecida, e pesados de remorsos.


A importância de empoderar nossas meninas

Fatores culturais de valorização do masculino, enraizados desde sempre na nossa sociedade, afetam a autoestima e a confiança feminina.


Advogados e Cursos jurídicos

Onze de Agosto é o Dia da Fundação dos Cursos de Direito e é também o Dia do Advogado.


Empresas e paternidade: uma mudança a ser nutrida

Daqui a cinco ou dez anos, nem você nem ninguém se lembrará com precisão da tarefa que está fazendo no trabalho neste minuto.


Ética de advogados e juízes

A advocacia e a magistratura têm códigos de ética diferentes.


Quem se beneficia da coisa pública é corrupto

Coisa pública não pode ser confundida com coisa privada.


Pai é quem ama e cuida

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, pai não é somente quem nos gerou.