Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Pode a fé manter a saúde?

Pode a fé manter a saúde?

19/04/2016 Leide Lessa

A fé em um poder superior faz parte da vida de muitas pessoas.

Pode a fé manter a saúde?

Para umas mais do que para outras, porém esse é um tema que chama cada vez mais atenção.

Tanto é assim que a equipe de Oprah Winfrey viajou por três anos pelo mundo, procurando histórias sobre a trajetória espiritual de pessoas que buscavam o sentido da vida, paz interior e saúde.

O longo documentário traz exemplos de pessoas de diferentes idades, países e culturas. Karen Cavanagh sofreu um acidente de surf que a deixou com o pescoço quebrado e uma lesão traumática no cérebro.

Mesmo depois de cirurgias, os médicos não acreditavam que ela poderia sobreviver. Mas, durante o coma, ela se recordou de todas as palavras de um poema de Rumi que havia lido havia 20 anos… e saiu do coma!

Os médicos diziam que ela nunca mais voltaria a andar, mas as palavras do poema a perseguiam, como um chamado. Ela começou a estudar com uma professora Sufi, e não só voltou a andar, como pode até dançar.

É muito individual a maneira com que cada um encontra seu caminho para obter a cura, desenvolver sua relação com Deus e consigo mesmo.

Todos temos a capacidade de desenvolver a nossa fé e conhecer a nossa origem e natureza espirituais. A teóloga Mary Baker Eddy disse que “Jesus ensinou o caminho da Vida pela demonstração, para que possamos compreender como esse Principio divino cura os doentes, expulsa o erro e triunfa sobre a morte.”

Desde muito jovem, busquei o sentido mais profundo da existência, e encontrei-o na Ciência Cristã, que ensina que a Vida é Deus e que Deus não só cura, como também é a fonte da saúde. Tenho visto como essa compreensão metafisica altera estados físicos, mentais e emocionais doentios, para a saúde, a harmonia e a paz.

Além disso, essa consciência da Vida totalmente harmoniosa e de nós mesmos como a Sua expressão, é preventiva, pois mantém-nos saudáveis. Hoje, oro para que cada vez mais pessoas busquem a sua fé, o caminho até o mais profundo sentido da Vida, e assim encontrem paz, propósito e saúde.

* Leide Lessa é professora e conferencista da Ciência Cristã e escreve sobre a relação entre a espiritualidade e a saúde.



Eleições para vereadores merecem mais atenção

Em anos de eleições municipais, como é o caso de 2024, os cidadãos brasileiros vão às urnas para escolher prefeito, vice-prefeito e vereadores.

Autor: Wilson Pedroso


Para escolher o melhor

Tomar boas decisões em um mundo veloz e competitivo como o de hoje é uma necessidade inegável.

Autor: Janguiê Diniz


A desconstrução do mundo

Quando saí do Brasil para morar no exterior, eu sabia que muita coisa iria mudar: mais uma língua, outros costumes, novas paisagens.

Autor: João Filipe da Mata


Por nova (e justa) distribuição tributária

Do bolo dos impostos arrecadados no País, 68% vão para a União, 24% para os Estados e apenas 18% para os municípios.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Um debate desastroso e a dúvida Biden

Com a proximidade das eleições presidenciais nos Estados Unidos, marcadas para novembro deste ano, realizou-se, na última semana, o primeiro debate entre os pleiteantes de 2024 à Casa Branca: Donald Trump e Joe Biden.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Aquiles e seu calcanhar

O mito do herói grego Aquiles adentrou nosso imaginário e nossa nomenclatura médica: o tendão que se insere em nosso calcanhar foi chamado de tendão de Aquiles em homenagem a esse herói.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Falta aos brasileiros a sede de verdade

Sigmund Freud (1856-1939), o famoso psicanalista austríaco, escreveu: “As massas nunca tiveram sede de verdade. Elas querem ilusões e nem sabem viver sem elas”.

Autor: Samuel Hanan


Uma batalha política como a de Caim e Abel

Em meio ao turbilhão global, o caos e a desordem só aumentam, e o Juiz Universal está preparando o lançamento da grande colheita da humanidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


De olho na alta e/ou criação de impostos

Trava-se, no Congresso Nacional, a grande batalha tributária, embutida na reforma que realinhou, deu nova nomenclatura aos impostos e agora busca enquadrar os produtos ao apetite do fisco e do governo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O Pronto Atendimento e o desafio do acolhimento na saúde

O trabalho dentro de um hospital é complexo devido a diversas camadas de atendimento que são necessárias para abranger as necessidades de todos os pacientes.

Autor: José Arthur Brasil


Como melhorar a segurança na movimentação de cargas na construção civil?

O setor da construção civil é um dos mais importantes para a economia do país e tem impacto direto na geração de empregos.

Autor: Fernando Fuertes


As restrições eleitorais contra uso da máquina pública

Estamos em contagem regressiva. As eleições municipais de 2024 ocorrerão no dia 6 de outubro, em todas as cidades do país.

Autor: Wilson Pedroso