Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Por que 70% das empresas fecham as portas antes de 4 anos ?

Por que 70% das empresas fecham as portas antes de 4 anos ?

17/03/2008 Sérgio Nardi

Empreender uma organização deve ser encarado como uma receita de bolo, em que nenhuma das etapas podem ou devem ser “puladas”.

Você sabe por que 70% das pequenas e médias empresas brasileiras fecham suas portas antes dos quatro primeiros anos de vida? Mesmo nosso país sendo um dos mais empreendedores do mundo? A resposta é simples: alguns fatores podem transformar a capacidade empreendedora das pessoas em um rápido e trágico passeio no mundo empresarial.

Atualmente no mercado existem dois perfis de empresários. Um deles é o arrojado, aquele predisposto ao fator “risco”, ou seja, conforme os resultados gerados alteram radicalmente e rapidamente a abordagem e o escopo do negócio em busca da satisfação plena do consumidor. O outro é o empresário por necessidade, em outras palavras, é uma pessoa levada a empreender um negócio em decorrência da falta de oportunidade na recolocação profissional e que, infelizmente, não possui “maturidade” para gerir sua própria empresa. Negócios requerem pessoas multidisciplinares!

Empreender uma organização deve ser encarado como uma receita de bolo, em que nenhuma das etapas podem ou devem ser “puladas”. Mas nem todo empresário segue à risca essa “receita”, acabam alterando o “passo-a-passo” desse nascimento, sendo um deles a pesquisa.

A pesquisa é um trabalho investigativo e técnico que requer calma e paciência para coletar, consolidar e avaliar o direcionamento da empresa. Pesquisa não significa custo, mas sim um investimento essencial. Concluído o processo de pesquisa passamos para o planejamento, ou seja, a antecipação de acontecimentos positivos e negativos. A construção de cenários virtuais que a empresa pode sofrer e a antecipação de soluções para futuros problemas.

Encerradas as etapas! Pronto! Inauguração realizada e sonho concretizado. Você acha que acabou? Negativo. É aqui que o negócio realmente começa e é imprescindível a dedicação, a vontade e, sobretudo, muita disposição do empreendedor em trabalhar.

Planejamento financeiro e marketing serão os processos habituais e corriqueiros nessa nova fase do negócio.

O planejamento financeiro é a capacidade do empresário em entender a diferença entre receitas e despesas e, com isso, apurar as necessidades de recebimentos em função dos custos fixos diretos e indiretos que o negócio registrar, para que o mesmo somente após essa etapa possa apurar a dimensão real de lucro.


O Marketing é mais que uma ferramenta é uma necessidade que o empresário tem em divulgar e apresentar o seu produto ao consumidor, destacando suas qualidades e facilidades, com o objetivo de criar um fator de diferenciação para o mesmo em relação à concorrência.


Essas são apenas algumas das ferramentas que podem ser utilizadas para o sucesso do negócio, lembrando sempre que as empresas vencedoras não se dão através de um departamento forte, mas sim pelo alinhamento e a força de seu conjunto como um todo.

 

Sérgio Nardi é diretor da Outstretch Empreendimentos e Negócios  www.outstretch.com.br), especialista em direção empresarial e autor dos livros Marketing para o varejo de baixa renda e Viva Melhor.



Cuidar da saúde mental do colaborador é fator de destaque e lucratividade para empresa

O Setembro Amarelo é uma campanha nacional de prevenção ao suicídio, mas que coloca em evidência toda a temática da saúde mental.


Setembro Amarelo: a diferença entre ouvir e escutar

Acender um alerta na sociedade para salvar vidas quando se fala em prevenção ao suicídio é tão complexo quanto o comportamento de uma pessoa com a intenção de tirar a própria vida.


Desafios para a Retomada Econômica

A divulgação do Produto Interno Bruto (PIB) do segundo trimestre mostrou uma leve retração da atividade produtiva de 0,1% em relação ao trimestre imediatamente anterior.


Setembro Amarelo: é preciso praticar o amor ao próximo

Um domingo ensolarado é um dia perfeito para exercitar a felicidade, passear no parque, levar as crianças na piscina ou encontrar os amigos com seus sorrisos largos e escancarados.


Setembro Amarelo: é preciso ter ferramentas para lidar com o mundo

No semáforo, a cor amarela é frequentemente associada com desaceleração. O motorista precisa reduzir a velocidade ou até mesmo parar.


Da apropriação ilícita dos símbolos da Nação

Uma nova prática vem sendo efetivada por políticos e partidos radicais em âmbito mundial, a apropriação dos símbolos da nação como se fossem bandeiras de suas filosofias.


Tecnologia é fundamental para facilitar o processo de legalização de novos negócios no Brasil

Imagine se todo o recurso humano e dinheiro envolvidos no processo de abertura e legalização de uma empresa no Brasil fossem utilizados para promover mais eficiência e valor agregado para a sociedade?


Como a tecnologia pode criar uma cultura de reciclagem

Diante das diversas transformações no mundo dos negócios e no modelo de atendimento aos consumidores, empresas de todos os segmentos estão sendo obrigadas a buscarem soluções que permitam acelerar a inovação e a eficiência de seus negócios.


As regras essenciais para o uso de vagas de garagem em condomínios

A garagem traz para o condômino segurança e comodidade para os moradores.


Como usar a sua voz para compartilhar as suas ideias?

Você já se perguntou quantas palavras fala diariamente?


A jornada de inovação dos caixas eletrônicos

Quando os primeiros caixas eletrônicos chegaram ao Brasil, no início dos anos 1980, a grande novidade era a possibilidade de retirar dinheiro ou emitir um extrato de forma automatizada.


A nota oficial do Presidente da República

Após o excesso de retórica do mandatário maior da nação ocorrida no dia de uma das maiores manifestações já realizadas e vistas pelo povo brasileiro, o Presidente da República, veio a público, através de nota oficial, prestar a seguinte declaração, da qual destaca-se os seguintes parágrafos: