Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Por que fazer concursos militares?

Por que fazer concursos militares?

03/02/2021 Leonardo Chucrute

No Ensino Médio, muitos alunos ainda não sabem se devem prestar concurso militar ou cursar uma faculdade.

Vale observar que uma carreira militar não anula o desejo de se formar. Infelizmente, muitos ainda desconhecem as vantagens de seguir no militarismo. Em momentos com grande número de desempregados, essa pode ser uma opção para os jovens.

Na carreira militar, já recebe um auxílio assim que você passa e está estudando. Além disso, a carreira possibilita logo de início estabilidade financeira, bons salários, plano de carreira e aposentadoria com salário integral. Outras vantagens são planos de saúde e odontológico, atividades físicas e intelectuais.

Em relação à preparação, reforço a importância de iniciá-la o quanto antes. Os exames militares são considerados conteudistas.

Portanto, conhecer bem o edital é essencial para ter boas notas. Com isso, o candidato vai saber onde focar sua atenção. Dessa forma, pode conseguir um resultado satisfatório e consequente aprovação.

Na preparação, deve-se estudar o conteúdo da prova no geral e não apenas focar em uma matéria que se tenha dificuldade. Ter planejamento e organização na hora de estudar também é muito importante.

Além disso, tenha resiliência. Não desanime ao ver a relação candidato/vaga ou quando os estudos tiverem conteúdos mais complexos. Insegurança é normal, mas com uma boa preparação se passa a acreditar.

É essencial que se tenha foco em qual concurso militar se quer, ou seja, o seu sonho de passar. Não adianta fazer vários concursos. Veja os que tem a mesma característica, você pode fazer mais de um, se quiser.

Além disso, fique atento à idade e aos testes físicos que terá de fazer. Mantenha-se motivado, preparando-se e acreditando em si, pois assim irá conseguir conquistar uma vaga em um concurso militar.

* Leonardo Chucrute é diretor-geral do Colégio e Curso Progressão, Professor de matemática e ex-cadete da AFA.

Para adquirir LIVROS clique aqui…

Fonte: Drumond Assessoria de Comunicação



O efeito pandemia nas pessoas e nos ‘in-app games’

É fato que a Covid-19 balançou as estruturas de todo mundo, trazendo novos hábitos, novas formas de consumir conteúdo, fazer compras… E, claro, de se entreter.


A violência e o exemplo dos parlamentos

O péssimo exemplo que os políticos, em geral, dão nos parlamentos, insultando, ridicularizando os antagonistas, leva, por certo, a população a comportar-se de modo semelhante.


Brasileiro residente no exterior, por que fazer um planejamento previdenciário?

É muito comum no processo emigratório para o exterior ter empolgação e expectativas sobre tudo o que virá nessa nova fase da vida.


LGPD: é fundamental tratar do sincronismo de dados entre todas as aplicações

Se um cliente solicita alteração nos dados cadastrais ou pede a sua exclusão da base de dados que a empresa possui, o que fazer para garantir que isso ocorra em todos os sistemas e banco de dados que possuem os dados deste cliente ao mesmo tempo e com total segurança?


As gavetas que distorcem a vida política do país

Finalmente, está marcada para terça-feira (30/11), na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, a sabatina do jurista André Mendonça, indicado pelo presidente Jair Bolsonaro para ocupar a vaga decorrente da aposentadoria do ministro Marco Aurélio, no Supremo Tribunal Federal.


O novo normal e a justiça!

Não restam dúvidas que o avanço tecnológico veio para melhorar e facilitar a vida das pessoas.


Repousar de fadigas, livrar-se de preocupações

O dicionário diz que descansar é repousar de fadigas, livrar-se de preocupações.


O fim da violência contra a mulher é causa de direitos humanos

O dia 25 de novembro marca a data internacional da não-violência contra as mulheres.


A primeira romaria do ano em Portugal

A 10 de Janeiro – ou domingo mais próximo dessa data, dia do falecimento de S. Gonçalo, realiza-se festa rija em Vila Nova de Gaia.


Medicina Preventiva x Medicina Curativa

A medicina curativa domina o setor de saúde e farmacêutico. Mas existe outro tipo de cuidado em crescimento, chamado de Medicina Personalizada.


A importância da inovação em programas de treinamento e desenvolvimento

O desenvolvimento de pessoas em um ambiente corporativo é um grande desafio para gestores de recursos humanos, principalmente para os que buscam o melhor aproveitamento das habilidades de um time através do autoconhecimento.


Por que o 13º salário gera “confiança” nos brasileiros?

O fim do ano está chegando, mas antes de pensar no Natal as pessoas já estão de olho no 13º salário.