Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Por que os clientes compram?

Por que os clientes compram?

28/03/2012 Paulo Rogério Mendes

Existem seis principais motivos para uma negociação. Todos eles estão devidamente associados a palavras-chave. A identificação da principal motivação da compra facilita a empatia.

Colocar-se no lugar do cliente e entender seus interesses é o que faz a venda. Quem pensa não ser vendedor porque “não nasceu” ou “não tem jeito pra coisa” pode acreditar: além de sempre estarmos vendendo, esse assunto é muito mais TÉCNICO do que você possa imaginar! O difícil é aceitar os próprios defeitos e sair da inércia! E saiba também: esse pequeno detalhe (sair da inércia) pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso da sua carreira. São eles:

1 – Obter lucro – É o tipo de cliente que deseja aumentar seu faturamento, maximizar ganhos, ganhar mais, vender mais, crescer em números, etc;

2 – Evitar perdas – O cliente tem uma abordagem mais conservadora: cortar despesas, diminuir a folha, enxugar o time, etc; 3 – Sentir prazer – O cliente usa expressões relacionadas a beleza, conforto, alegria, satisfação, etc; 4 – Evitar dor – São clientes que passaram recentemente por alguma dificuldade e querem evitá-la a qualquer custo. Usam expressões como “nunca mais”, “não quero mais ouvir falar”, “estamos saturados de”, etc; 5 – Autoestima – Clientes que compram unicamente para se sentir bem. Aqui não importa qual a opinião de outras pessoas. Ele já sabe o que quer e principalmente, sabe o que não quer. Aqui não existem muitas palavras-chave, mas esse tipo pode ser percebido, pois a venda ocorre sozinha e o próprio cliente exalta suas melhores características. Ele geralmente usa expressões como “vou comprar de você, pois já sei que você entrega no prazo”, “estou precisando de sua experiência”, etc; 6 – Aprovação social – Clientes que procuram aprovação social buscam status. Sempre querem exposição, mídia, marca ou saber se você já atendeu empresas maiores do mesmo ramo.

E aí chegamos a três alternativas: vai ficar parado esperando o “dom divino da venda” cair no seu colo? Acha que essa habilidade “não faz parte da sua carreira”? Ou quer ser diferente e iniciar vendendo a si mesmo?

*Paulo Rogério Mendes é diretor da L3 CRM, empresa especializada em soluções para Gestão de Relacionamento com cliente.



Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


Argentina e Venezuela são alertas para países que ainda são ricos hoje

No meu novo livro How Nations Escape Poverty, mostro como as nações escapam da pobreza, mas também tenho alguns comentários sobre como países que antes eram muito ricos se tornaram pobres.

Autor: Rainer Zitelmann


Marcas de um passado ainda presente

Há quem diga que a infância é esquecida, que nada daquele nosso passado importa. Será mesmo?

Autor: Paula Toyneti Benalia


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes


De quem é a América?

Meu filho tinha oito anos de idade quando veio me perguntar: “papai, por que os americanos dizem que só eles vivem na América?”.

Autor: Leonardo de Moraes


Como lidar com a dura realidade

Se olharmos para os acontecimentos apresentados nos telejornais veremos imagens de ações terríveis praticadas por pessoas que jamais se poderia imaginar que fossem capazes de decair tanto.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O aumento da corrupção no país: Brasil, que país é este?

Recentemente, a revista The Economist, talvez a mais importante publicação sobre a economia do mundo, mostrou, um retrato vergonhoso para o Brasil no que diz respeito ao aumento da corrupção no país, avaliação feita pela Transparência Internacional, que mede a corrupção em todos os países do mundo.

Autor: Ives Gandra da Silva Martins