Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Por que planejar seu 2019?

Por que planejar seu 2019?

28/12/2018 Eduardo Shinyashiki

Você acha que desperdiçou energia e tempo bloqueando a realização dos seus objetivos neste ano?

Por que planejar seu 2019?

O que faltou entre a visão do objetivo e a sua concretização? O que fez você perder de vista as suas metas e não consolidar o compromisso com o resultado a ser atingido?

A ponte entre a visão e o resultado real é construída pelo planejamento. Será que você planejou e organizou seus planos corretamente a um ano atrás? O planejamento nos leva a perguntar onde nos encontramos em relação ao objetivo, a analisar a situação de partida - e possível evolução - e focar onde queremos chegar, com o intuito de definir como chegaremos, em quanto tempo e o que precisamos fazer para definir as estratégias, planos de ação e execução.

O ato de planejar é um guia para criar ações e atitudes alinhadas com o objetivo, e para estabelecer prioridades que representam a bússola, indicando a direção. É importante lembrar que sempre haverá obstáculos. Todos os dias somos convidados a lidar com imprevistos, por isso, o planejamento é tão fundamental.

Para que entenda na prática o por que deve planejar o seu ano de 2019, deixo cinco explicações:

1) Planejar nos ajuda a colocar em foco o que queremos, a identificar os pontos fracos e os pontos de força, os recursos necessários, a definir estratégias e a tomar decisões mais adequadas e direcionadas para atingir os resultados esperados;

2) Não é improviso. Às vezes, nos recusamos a programar e planejar pela ideia de liberdade que associamos ao ato de improvisar. Na verdade, é bem o contrário. É realmente livre quem sabe planejar, pois consegue equilibrar melhor o tempo, as exigências, as tarefas e a ansiedade dos prazos que se aproximam;

3) Planejar significa priorizar atividades e tarefas que permitem concluir os próprios projetos com mais eficácia, ajudando a manter a atenção focalizada, sem se distrair e agir de forma improdutiva;

4) O planejamento nos ajuda também a dizer não quando necessário, pois fica mais claro o que é de nossa competência e o que não é, pois às vezes assumimos responsabilidades por não querer desagradar os outros;

5) Planejar é organizar a ação e prepara para possíveis imprevistos. Variáveis podem acontecer e muitas vezes fogem do nosso controle mesmo quando fazemos todos os planejamentos possíveis. Exatamente por essa razão, treinar a capacidade de planejar nos permite antecipar as consequências, prever resultados e ações e gerenciar melhor e de forma mais flexível as urgências que podem surgir no caminho, além de eventuais correções de rota.

Como em um jogo de xadrez, precisamos ter visão, antecipar na nossa mente os próximos movimentos e adiantar-se sobre o ambiente por meio do planejamento de metas e organização das ações para dar vida aos objetivos, permitindo assim que eles se manifestem e se concretizem como resultados.

Treinar a arte de planejar significa contribuir para a construção dos próprios sonhos e objetivos e, consequentemente, para viver a idealização de uma autoestima e autoconfiança mais sólidas. Utilize os seus talentos e capacidades e aprimore as suas próprias potencialidades para alcançar os seus propósitos de vida em 2019.

* Eduardo Shinyashiki é presidente do Instituto Eduardo Shinyashiki, mestre em Neuropsicologia e Liderança Educadora.

Fonte: Agência Nina



A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado