Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Por uma simplificação do PIS e da COFINS

Por uma simplificação do PIS e da COFINS

16/04/2013 Gustavo Vita Pedrosa

Como se sabe, as empresas estão ansiosas para as reformas prometidas pelo Governo Federal no sistema tributário, especialmente quanto à ampliação dos setores econômicos que serão beneficiados com a desoneração da folha de pagamento.

E também com as constantes investidas dos estados em torno da chamada guerra fiscal. Não podemos esquecer, porém, de que o Ministério da Fazenda está preparando uma reforma na legislação do PIS e da Cofins, que deverá sair somente em 2014, mas que já é suficiente para gerar grande expectativa.

Atualmente, as contribuições devidas a título de PIS e Cofins convivem com dois regimes de apuração. O primeiro é o regime cumulativo, com alíquotas variáveis de 0,65% até 3%, aplicáveis para as empresas sujeitas ao lucro presumido e que não permitem a concessão de crédito para abatimento do valor devido. Já o regime não-cumulativo consiste na apuração das contribuições sobre as receitas da empresa, com a alíquota do PIS em 1,65% e 7,6% a título de Cofins, alcançando 9,25%.

Nesses casos, em contrapartida, a legislação permite o desconto de alguns créditos a serem abatidos do tributo devido no final do período de apuração. Alguns segmentos escolhidos a dedo pelo Governo Federal também estão excluídos da regra geral e apuram o PIS e a Cofins de forma diferenciada. São os setores de combustíveis e lubrificantes, produtos farmacêuticos e de perfumaria, máquinas e veículos, autopeças, pneus de borracha, querosene de aviação, entre outros.

Tudo para beneficiar o controle de fiscalização e arrecadação do Fisco. Em meados de 2004 o Governo Federal editou a Lei 10.865/2004 (conversão em lei da Medida Provisória 164/2004), instituindo a incidência do PIS e da Cofins sobre a importação de bens e serviços (PIS/Importação e Cofins/Importação), o que incrementou ainda mais a legislação sobre a matéria. Reconhecidamente as mais complexas contribuições do sistema tributário brasileiro, não faltam dúvidas quanto aos insumos que conferem direito a crédito no cálculo do PIS e da Cofins, inclusive com um embate travado no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf).

No Carf, composto por representantes da Fazenda e dos contribuintes, a discussão sobre quais insumos podem gerar crédito vem ganhando força. Com vantagem para os contribuintes: algumas decisões – também em ações judiciais – vêm admitindo como crédito passível de desconto todo e qualquer custo ou despesa que seja necessário à atividade da empresa. Isso inclui gastos com propaganda, uniformes, fretes, taxas de administradoras de cartões de crédito ou de emissão de boletos, entre outros.

Neste cenário de incertezas, surge a necessidade de uma reforma das contribuições destinadas ao PIS e à Cofins. No entanto, ao mesmo tempo em que o Governo Federal sinaliza com a possibilidade de simplificação da legislação, é inegável que tal medida, se for empregada isoladamente, acarretará em perda de arrecadação. De modo que alguns setores da economia certamente passarão a pagar uma parcela maior das contribuições.

O aceno de que pode ser adotada a alíquota única de 9,25% deixa em alerta empresas e prestadoras de serviço que atualmente estão sob o regime do lucro presumido, com faturamento anual menor do que R$ 48 milhões. Elas migrariam para o regime não-cumulativo – o cumulativo deixaria de existir –, passando a pagar um total de 9,25% de PIS e Cofins, em substituição à alíquota de 3,6%. Ou seja, um aumento expressivo na carga tributária.

Ainda que a reforma saia do papel no ano que vem, as mudanças não resolverão todos os problemas do intrincado sistema tributário criado pelo Governo Federal. E passarão longe das maiores empresas do país, ficando a cargo das empresas menores o pagamento da conta.

A melhor solução, portanto, é realmente uma ampla reforma nas legislações do PIS e da Cofins com a geração de créditos em todas as operações que resultem em despesas relacionadas com o processo produtivo da empresa. E até mesmo a unificação das contribuições com um PIS/Cofins único, mas com alíquotas variáveis de acordo com o potencial financeiro da empresa.

*Gustavo Vita Pedrosa é advogado da De Biasi Auditores Independentes.



As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


Argentina e Venezuela são alertas para países que ainda são ricos hoje

No meu novo livro How Nations Escape Poverty, mostro como as nações escapam da pobreza, mas também tenho alguns comentários sobre como países que antes eram muito ricos se tornaram pobres.

Autor: Rainer Zitelmann


Marcas de um passado ainda presente

Há quem diga que a infância é esquecida, que nada daquele nosso passado importa. Será mesmo?

Autor: Paula Toyneti Benalia


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes


De quem é a América?

Meu filho tinha oito anos de idade quando veio me perguntar: “papai, por que os americanos dizem que só eles vivem na América?”.

Autor: Leonardo de Moraes