Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Porque a violência se agrava a cada dia?

Porque a violência se agrava a cada dia?

08/04/2014 Dallyla Caetano

Ao falar sobre violência, devemos primeiramente conceituá-la.

Violência significa usar a agressividade de forma intencional e excessiva para ameaçar ou cometer algum ato que resulte em acidente, morte ou trauma psicológico. É um comportamento que causa intencionalmente dano ou intimidação moral a outra pessoa ou ser vivo. A palavra violência deriva do Latim “violentia”, que significa “veemência, impetuosidade”.

Existem vários tipos de violência, dentre alguns podemos destacar: violência física, verbal, sexual, etc., ela se manifesta de diversas maneiras, em guerras, torturas, conflitos étnico-religiosos, preconceito, assassinato, fome, etc. Todo tipo de violência provoca um trauma, entretanto, a violência verbal, causa danos morais, que muitas vezes são mais difíceis de esquecer do que os danos físicos.

Muito se discute sobre a violência, mas ninguém consegue explicar a razão que está levando esse mau a crescer de forma tão brusca e assustadora. Desde que o mundo é mundo ela existe, mas nos últimos tempos, tem deixado todos estarrecidos, é como uma “epidemia”, doença que está em todo lugar, e que se prolifera generalizadamente.

Mas porque a violência se agrava a cada dia? O que leva uma pessoa a cometer um ato de violência contra o seu próximo?

Ao responder tais questionamentos, algumas pessoas vão afirmar de forma rápida e enfática que quem comete violência contra outrem merece ir para a cadeia, sem ao menos parar para analisar, de fato, sobre o que foi questionado. Na maioria das vezes, elas não procuram saber qual a razão que leva um indivíduo a tornar-se uma pessoa violenta e a cometer atrocidades. Isso pelo fato de vivermos numa sociedade totalmente corrompida, que julga sem conhecimento de causa, que confia e acredita em tudo que é veiculado na mídia (como diz o ditado “preferem tapar o sol com a peneira”), dentre outros fatores.

Um dos grandes motivos para a ocorrência desse problema no Brasil é a desigualdade social. O nosso país é uma “grande potência” ainda em ascensão, mas infelizmente não temos representatividade política capaz de acelerar o seu crescimento. O país está marcado e manchado pela corrupção que além de vergonhosa é sem dúvida, umas das barbáries que mais contribuem para o que estamos vivenciando. Dinheiro (oriundo de ‘infinitos’ impostos pagos pela sociedade) que deveria ser aplicado na educação, saúde, transporte, moradia, esporte, lazer, etc., vai literalmente para o “ralo” nas mãos de políticos antiéticos que não se importam com os problemas sociais. Sem deixar de destacar a crescente taxa de natalidade entre jovens (garotas que ainda não completaram a maioridade, estão se tornando mães), o que é um erro, já que muitas dessas adolescentes não conseguirão dar o mínimo de suporte que uma criança necessita, visto que elas também não tiveram uma base familiar e os seus direitos fundamentais respeitados, conforme preceitua o art. 3º da Lei 8.069/1990 - Estatuto da Criança e do Adolescente.

O fato é que a sociedade clama por justiça. O Poder Público precisa se organizar e se mobilizar urgentemente, de forma a acabar com todos os tipos de violência existentes e que tanto tem deixado as pessoas em estado de desespero, ao ponto de não mais estarem ocupando a situação apenas de vitima, mas tornando-se também autoras de atos ilícitos e reprováveis, à medida que resolvem fazer “justiça com as próprias mãos”. Alguns casos são chocantes e envergonham o país, recentemente um adolescente foi preso nu a um poste, acusado de assalto no bairro do Flamengo, no Rio de Janeiro; em Goiás a situação é a mesma, todos os dias surgem casos dessa natureza. As pessoas estão agindo dessa forma, por sentirem-se desprotegidas e desacreditadas na justiça.

O que mais preocupa é que tantas barbáries estão acontecendo e se propagando em uma época em que deveríamos estar em festa, já que o país “do futebol” sediará em breve a Copa do Mundo, o evento de maior repercussão internacional. Ao contrário do que se esperava, estamos vivendo uma época de crises, revoltas, inconformismos e de instabilidades em todos os setores.

O Estado precisa deixar de maquiar a raiz do problema e realizar políticas públicas e ações preventivas, e principalmente deve cumprir e respeitar os objetivos fundamentais da Constituição da República Federativa do Brasil. Cabe a toda sociedade e principalmente as autoridades competentes dar a sua contribuição, a fim de que o país consiga se desenvolver em todos os aspectos, e quem sabe num futuro próximo, possamos nos orgulhar de nós mesmos.

* Dallyla Caetano é advogada, integrante da Comissão de Direito Constitucional e Legislação da Ordem dos Advoga­dos do Brasil – Seção de Goiás e Especialista em Direito Civil e Direito Processual Civil.



A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado