Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Precisamos tirar o Brasil da UTI

Precisamos tirar o Brasil da UTI

22/07/2017 Antônio Carlos Lopes

Como ficam as questões da saúde?

Quando a totalidade das manchetes dos jornais trata da grave crise política do País de forma recorrente, não é preciso ser perspicaz para deduzir que chegamos ao fundo do poço.

Se o assunto em voga gira em torno de quem apoia ou não a permanência do Presidente da República no cargo, quem será preso e quem vai delatar, para pararmos por aqui, onde ficam os debates sobre os problemas sociais, que deveriam ser o foco das preocupações da Nação?

Quem sabe, por exemplo, a quantas andam os investimentos em Saúde, área sempre abandonada, em um momento como esse? Pois vos digo: a situação é insustentável. Para o bem do Brasil é essencial a saída do presidente Temer, pois não há mais a mínima condição de governança.

Há quase um ano, víamos o impeachment de Dilma sob promessas de tirar o País do caminho da crise, principalmente a econômica, tema sensibilizou a população, com boa parcela indo às ruas para apoiar.

Ao mesmo tempo, uma operação envolvendo juízes, procuradores e os chamados liberais da classe política propunha desvendar um gigantesco esquema de corrupção que atingia uma das principais empresas brasileiras, a Petrobrás. A impressão disso tudo, hoje, é que assistimos a um jogo de cana montado para manter alguns privilegiados no poder em detrimento de outros.

E aqui retomo a pergunta que muito me importa e à maioria dos brasileiros, em particular aos mais vulneráveis socialmente: como ficam as questões da Saúde? Houve até tentativas tímidas de projetos de lei e de reformas com o propósito de recolocar o Brasil no rumo do desenvolvimento e da modernização. Mas fica difícil pensar em avanços com a PEC do teto dos gastos públicos que congelou os investimentos sociais pelos próximos 20 anos em um País ainda tão carente de infraestrutura.

Nem é preciso citar que a Saúde foi fortemente penalizada. Basta passar em qualquer hospital público para verificar que as filas e a falta de condições de atendimento seguem presentes, sendo que o quadro tende a se agravar, já que a inflação do setor é maior que os índices de preços. Já as reformas seguem ao ritmo do “toma lá, dá cá”, perdendo qualquer sentido e seriedade.

Educação, previdência e leis trabalhistas, na verdade, caminham na contramão da modernização por total falta de transparência. Pouca ou nenhuma discussão com os grupos diretamente ligados às áreas afetadas é promovida, o que já indica retrocesso.

Como a sociedade reagirá às mudanças? É uma incógnita ainda. Ao menos por enquanto, o brasileiro parece anestesiado, talvez reflexo de uma mídia que em vez de informar, com raras exceções, usa seu poder mais para manipular. Em meio a esse show de irresponsabilidade governamental e midiática, em que os interesses particulares e ações políticas contestáveis estão acima dos interesses públicos e do Estado, voltamos a enfrentar pesadelo do qual pensáramos ter nos livrado há pouco: regressamos ao mapa da fome.

Relatório produzido por mais de 40 entidades da sociedade civil, a ser entregue em breve às Nações Unidas, mostra que o País está ultrapassando o índice de 5% de cidadãos sem se alimentar adequadamente, o que nos recoloca na desumana geografia da miséria absoluta.

Fome, miséria, educação e saúde em colapso. Futuro de risco. A solução é rever o modelo político do Brasil, com foco único nos interesses da sociedade. É preciso mudar. Já. Precisamos de união nacional para tirar a Nação da UTI.

* Antonio Carlos Lopes é presidente da Sociedade Brasileira de Clínica Médica.



A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado