Portal O Debate
Grupo WhatsApp


Profissionais inovadores possuem carreiras sólidas

Profissionais inovadores possuem carreiras sólidas

10/10/2017 Astrid Vieira

Em agosto deste ano, o estado de Minas Gerais voltou a demitir mais do que contratar.

Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados pelo Ministério do Trabalho apontam a ocorrência de 139.432 admissões contra 148.877 desligamentos no Estado, que fechou com um déficit de 9.445 postos.

Acredito que, neste cenário complexo e instável, para um profissional ser valorizado e manter a sua colocação, ele precisa se destacar por meio da inovação e também pela busca por uma carreira de sucesso, que deve acontecer desde o começo da sua carreira.

Investir na realização de cursos e formações profissionais e participar de atividades que proporcionem uma visão prática da rotina de trabalho da área desejada (ex: programas trainee e estágios) são algumas das ações essenciais para a construção de um currículo consistente e coerente.

Ao conhecer a área de atuação da empresa da qual faz parte - descobrir pontos fortes e fracos de empresas concorrentes e identificar possíveis ameaças aos negócios - o profissional não somente pode melhorar o posicionamento da empresa no mercado, como também se mostrar inovador.

Este diferencial, aliado ao autoconhecimento, expertise, segurança, assertividade, equilíbrio emocional e flexibilidade de atuação, torna o profissional essencial e indispensável ao bom funcionamento de uma empresa. E são exatamente estas características que grande parte das companhias buscam nos candidatos às vagas de emprego.

O autoconhecimento e o entendimento profundo do profissional em relação à empresa em que trabalha e o mercado a que pertence, proporcionam a liberdade necessária para que esse trabalhador trace estratégias eficazes para um melhor posicionamento da empresa no mercado, acarretando vantagem competitiva à mesma. Estas estratégias evitam surpresas e incertezas nos momentos de tomadas de decisões, além de fornecer uma perspectiva da capacidade vigente e futura de empresas concorrentes.

Percebo que após o planejamento de estratégias, o profissional se torna apto a criar uma melhor experiência de consumo de produtos e serviços oferecidos pela empresa para a qual trabalha. Conhecendo a fundo a concorrência, uma empresa pode inovar e obter os elementos necessários para surpreender seus consumidores.

Por fim, pude observar que o resultado positivo de uma empresa pode propiciar tanto o crescimento da mesma em seu mercado de atuação quanto o desenvolvimento profissional de seus funcionários.

Nessa via de mão dupla, onde há uma troca de benefícios, o profissional acaba por perceber as vantagens de se investir na carreira, além de conseguir sentir a sua relevância na empresa onde atua.

* Astrid Vieira é Diretora da empresa Leaders HR – Consultants.



Woody Allen e Dylan Farrow

A possível síndrome de falsas memórias.


A CPMF e a saída do seu autor

A CPMF foi mal porque, em vez de substituir outros impostos, constituiu-se em mais um.


CPMF: o que foi e como poderá ressurgir na reforma tributária

O Imposto sobre Transações Financeiras (ITF) poderá ser a recriação antiga CPMF.


O Brasil e a agropecuária sustentável

A pecuária brasileira tem se pautado ao longo dos anos pela sustentabilidade em toda cadeia produtiva e pela qualidade e segurança dos alimentos.


“Tô de férias, cadeia é férias pra mim”

É uma vergonha que delinquentes ainda venham desdenhar do sistema carcerário e das autoridades penais.


Locações de curta temporada em aplicativos

Saiba os direitos e deveres da propriedade imobiliária.


O Século das Cidades

“Não somos melhores, nem piores, somos iguais… melhor mesmo é a nossa causa…” (Thiago Mello)


Hollywood e o mundo real

Uma abordagem psiquiátrica do filme Gente como a Gente.


A liderança feminina e seus potenciais

Companhias que possuem, pelo menos, uma mulher em seu time de executivos são mais lucrativas.


A bolsa brasileira é a bola da vez

O ano de 2019 tem sido de recordes para o investidor brasileiro.


Dia do Profissional de Educação Física

No dia 1º de setembro é comemorado o dia do profissional que promove a saúde e a qualidade de vida da população, o profissional de educação física.


A complexidade do saneamento

O Congresso Nacional tem a grande missão de dar um rumo certo para o saneamento brasileiro.