Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Profissionais inovadores possuem carreiras sólidas

Profissionais inovadores possuem carreiras sólidas

10/10/2017 Astrid Vieira

Em agosto deste ano, o estado de Minas Gerais voltou a demitir mais do que contratar.

Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados pelo Ministério do Trabalho apontam a ocorrência de 139.432 admissões contra 148.877 desligamentos no Estado, que fechou com um déficit de 9.445 postos.

Acredito que, neste cenário complexo e instável, para um profissional ser valorizado e manter a sua colocação, ele precisa se destacar por meio da inovação e também pela busca por uma carreira de sucesso, que deve acontecer desde o começo da sua carreira.

Investir na realização de cursos e formações profissionais e participar de atividades que proporcionem uma visão prática da rotina de trabalho da área desejada (ex: programas trainee e estágios) são algumas das ações essenciais para a construção de um currículo consistente e coerente.

Ao conhecer a área de atuação da empresa da qual faz parte - descobrir pontos fortes e fracos de empresas concorrentes e identificar possíveis ameaças aos negócios - o profissional não somente pode melhorar o posicionamento da empresa no mercado, como também se mostrar inovador.

Este diferencial, aliado ao autoconhecimento, expertise, segurança, assertividade, equilíbrio emocional e flexibilidade de atuação, torna o profissional essencial e indispensável ao bom funcionamento de uma empresa. E são exatamente estas características que grande parte das companhias buscam nos candidatos às vagas de emprego.

O autoconhecimento e o entendimento profundo do profissional em relação à empresa em que trabalha e o mercado a que pertence, proporcionam a liberdade necessária para que esse trabalhador trace estratégias eficazes para um melhor posicionamento da empresa no mercado, acarretando vantagem competitiva à mesma. Estas estratégias evitam surpresas e incertezas nos momentos de tomadas de decisões, além de fornecer uma perspectiva da capacidade vigente e futura de empresas concorrentes.

Percebo que após o planejamento de estratégias, o profissional se torna apto a criar uma melhor experiência de consumo de produtos e serviços oferecidos pela empresa para a qual trabalha. Conhecendo a fundo a concorrência, uma empresa pode inovar e obter os elementos necessários para surpreender seus consumidores.

Por fim, pude observar que o resultado positivo de uma empresa pode propiciar tanto o crescimento da mesma em seu mercado de atuação quanto o desenvolvimento profissional de seus funcionários.

Nessa via de mão dupla, onde há uma troca de benefícios, o profissional acaba por perceber as vantagens de se investir na carreira, além de conseguir sentir a sua relevância na empresa onde atua.

* Astrid Vieira é Diretora da empresa Leaders HR – Consultants.



Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli