Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Profissionais inovadores possuem carreiras sólidas

Profissionais inovadores possuem carreiras sólidas

10/10/2017 Astrid Vieira

Em agosto deste ano, o estado de Minas Gerais voltou a demitir mais do que contratar.

Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados pelo Ministério do Trabalho apontam a ocorrência de 139.432 admissões contra 148.877 desligamentos no Estado, que fechou com um déficit de 9.445 postos.

Acredito que, neste cenário complexo e instável, para um profissional ser valorizado e manter a sua colocação, ele precisa se destacar por meio da inovação e também pela busca por uma carreira de sucesso, que deve acontecer desde o começo da sua carreira.

Investir na realização de cursos e formações profissionais e participar de atividades que proporcionem uma visão prática da rotina de trabalho da área desejada (ex: programas trainee e estágios) são algumas das ações essenciais para a construção de um currículo consistente e coerente.

Ao conhecer a área de atuação da empresa da qual faz parte - descobrir pontos fortes e fracos de empresas concorrentes e identificar possíveis ameaças aos negócios - o profissional não somente pode melhorar o posicionamento da empresa no mercado, como também se mostrar inovador.

Este diferencial, aliado ao autoconhecimento, expertise, segurança, assertividade, equilíbrio emocional e flexibilidade de atuação, torna o profissional essencial e indispensável ao bom funcionamento de uma empresa. E são exatamente estas características que grande parte das companhias buscam nos candidatos às vagas de emprego.

O autoconhecimento e o entendimento profundo do profissional em relação à empresa em que trabalha e o mercado a que pertence, proporcionam a liberdade necessária para que esse trabalhador trace estratégias eficazes para um melhor posicionamento da empresa no mercado, acarretando vantagem competitiva à mesma. Estas estratégias evitam surpresas e incertezas nos momentos de tomadas de decisões, além de fornecer uma perspectiva da capacidade vigente e futura de empresas concorrentes.

Percebo que após o planejamento de estratégias, o profissional se torna apto a criar uma melhor experiência de consumo de produtos e serviços oferecidos pela empresa para a qual trabalha. Conhecendo a fundo a concorrência, uma empresa pode inovar e obter os elementos necessários para surpreender seus consumidores.

Por fim, pude observar que o resultado positivo de uma empresa pode propiciar tanto o crescimento da mesma em seu mercado de atuação quanto o desenvolvimento profissional de seus funcionários.

Nessa via de mão dupla, onde há uma troca de benefícios, o profissional acaba por perceber as vantagens de se investir na carreira, além de conseguir sentir a sua relevância na empresa onde atua.

* Astrid Vieira é Diretora da empresa Leaders HR – Consultants.



Espiritualidade e alegria junina

Junho traz festas de três santos católicos: Antônio, casamenteiro. São João, profeta precursor de Jesus e São Pedro, único apóstolo que caminhou sobre as águas.


Missão do avô

Na família os avós são conselheiros dos pais e dos netos.


A importância das relações governamentais e institucionais

As relações governamentais e institucionais têm sido um instrumento de alta relevância para qualquer organização no atual momento político brasileiro.


Namoro na adolescência: fato ou fake?

O início da adolescência coincide com o final do Ensino Fundamental, fase em que desabrocham as paixões e, com elas, o convite: “quer namorar comigo?”.


Autobiografias: revelações das experiências em família

A curiosidade de muitas pessoas sobre a (auto) biografia de personalidades tem se tornado cada vez mais crescente, nos últimos anos.


What a wonderful world

Louis Daniel Armstrong foi um cantor e instrumentista nascido na aurora do século 20, e foi considerado “a personificação do jazz”.


A violência doméstica

Em Portugal, desde o início do ano, apesar de se combater, por todos os meios, a violência na família, contam-se já mais de uma dezena de mulheres, assassinadas.


O desrespeito ao teto constitucional e o ativismo judicial

O ativismo do Executivo e do Judiciário está “apequenando” o Legislativo.


Indicadores e painéis urbanos aliados à administração pública

A cidade com fatos visualizados está remodelando a forma como os cidadãos e gestores vêm a conhecê-la e governá-la.


Os perigos do Transporte Aéreo Clandestino

Os regulamentos aeronáuticos buscam estabelecer critérios mínimos a serem seguidos pelos integrantes da indústria em questão.


A agenda do dia seguinte

A reforma da Previdência será aprovada no Congresso, salvo fatos graves e imprevistos. A dúvida, hoje, se restringe a quanto será, efetivamente, a economia do governo, em dez anos, já que as estimativas variam entre 500 a 900 bilhões de reais.


Comissão de Justiça e Paz

A CJP de Vitória foi criada em 1978 pelos Bispos Dom João Baptista da Motta e Albuquerque e Dom Luís Gonzaga Fernandes.