Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Programação inadequada, um inimigo dentro de casa

Programação inadequada, um inimigo dentro de casa

15/07/2010 Divulgação

Estar dentro de casa era antigamente sinônimo de segurança e proteção. Afinal, qual mãe não ama ouvir o barulho da fechadura da porta, denunciando a chegada do filho ao lar? Ainda hoje, vemos crianças sendo buscadas na escola por seus pais ou por pessoas de inteira confiança, numa tentativa de salvaguardar os filhos da violência, da malícia e de tantos outros males que assolam o mundo.

Ao estarem em casa, os pais acreditam que os pequenos estão livres de ameaças. Mas será mesmo que no conforto de seus lares nossas crianças estão realmente seguras? A resposta pode não atender às expectativas de muitos, pois dependerá, basicamente, da programação de TV que está sendo oferecida às crianças, que, é bom lembrar, são o futuro da nação.

Digo isso porque conheço muitos pais que, ao chegarem exaustos em casa, depois de um dia repleto de exigências ou mesmo de frustrações, vendo seus filhos cheios de energia, não conseguem achar forças para dispensar a devida atenção que eles tanto esperam. Com isso, a alternativa encontrada por muitos é ligar a televisão e atrair seus pequenos ao mundo que a TV oferece. Então retorno à mesma questão: Estão nossas crianças realmente seguras dentro de nossos lares?

Para que a segurança seja real é preciso um olhar mais atencioso para o conteúdo que está sendo apresentado na TV. De nada adianta trancarmos o portão e buscarmos os filhos na escola se não filtrarmos o que eles estão assistindo dentro de casa. É necessário pensarmos, também, que a programação televisiva no horário que muitos de nós chegamos do trabalho nem sempre é adequada à faixa etária infantil, e nós, como pais, professores e cidadãos, não podemos, em hipótese alguma, fazer vista grossa à essa verdade.

Em lugares como cinemas e teatros, não é permitida a entrada de crianças quando está sendo exibido algo inadequado à inocência natural delas. Lembro-me de, às vezes, ao estar próxima de alguns meninos e meninas, ouvir comentários sobre cenas de algumas produções da TV que não são para a idade deles. Portanto, incentivo os pais e professores a olhar com mais atenção para nossas crianças, não permitindo que elas assistam a programas inadequados. Não deixem que a televisão se transforme em um inimigo dentro de sua própria casa.

* Erika de Souza Bueno é Consultora Pedagógica em Língua Portuguesa do portal Planeta Educação



A violência e o exemplo dos parlamentos

O péssimo exemplo que os políticos, em geral, dão nos parlamentos, insultando, ridicularizando os antagonistas, leva, por certo, a população a comportar-se de modo semelhante.


Brasileiro residente no exterior, por que fazer um planejamento previdenciário?

É muito comum no processo emigratório para o exterior ter empolgação e expectativas sobre tudo o que virá nessa nova fase da vida.


LGPD: é fundamental tratar do sincronismo de dados entre todas as aplicações

Se um cliente solicita alteração nos dados cadastrais ou pede a sua exclusão da base de dados que a empresa possui, o que fazer para garantir que isso ocorra em todos os sistemas e banco de dados que possuem os dados deste cliente ao mesmo tempo e com total segurança?


As gavetas que distorcem a vida política do país

Finalmente, está marcada para terça-feira (30/11), na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, a sabatina do jurista André Mendonça, indicado pelo presidente Jair Bolsonaro para ocupar a vaga decorrente da aposentadoria do ministro Marco Aurélio, no Supremo Tribunal Federal.


O novo normal e a justiça!

Não restam dúvidas que o avanço tecnológico veio para melhorar e facilitar a vida das pessoas.


Repousar de fadigas, livrar-se de preocupações

O dicionário diz que descansar é repousar de fadigas, livrar-se de preocupações.


O fim da violência contra a mulher é causa de direitos humanos

O dia 25 de novembro marca a data internacional da não-violência contra as mulheres.


A primeira romaria do ano em Portugal

A 10 de Janeiro – ou domingo mais próximo dessa data, dia do falecimento de S. Gonçalo, realiza-se festa rija em Vila Nova de Gaia.


Medicina Preventiva x Medicina Curativa

A medicina curativa domina o setor de saúde e farmacêutico. Mas existe outro tipo de cuidado em crescimento, chamado de Medicina Personalizada.


A importância da inovação em programas de treinamento e desenvolvimento

O desenvolvimento de pessoas em um ambiente corporativo é um grande desafio para gestores de recursos humanos, principalmente para os que buscam o melhor aproveitamento das habilidades de um time através do autoconhecimento.


Por que o 13º salário gera “confiança” nos brasileiros?

O fim do ano está chegando, mas antes de pensar no Natal as pessoas já estão de olho no 13º salário.


O gênero “neutro” ou a “neutralização” de gênero

Tenho visto algumas matérias sobre a “neutralização” do gênero na língua portuguesa, no Brasil, algumas contra e algumas a favor. Digo no Brasil, porque em Portugal não vejo isto.