Qual é a receita de uma franquia de sucesso?
Qual é a receita de uma franquia de sucesso?
Muitas pessoas têm curiosidade para saber como nascem as franquias de sucesso.
A maioria busca uma fórmula pronta, quase que uma receita. Embora o crescimento das redes de franquias dependam muito mais de trabalho duro e sintonia entre franqueador e franqueado, o sucesso da franquia Empada Brasil veio sim de uma receita de família.
É por isso que escolhemos a rede para falar sobre os ingredientes mais importantes para fazer a franquia crescer. Situada em Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro, a família Christóvão há muito tempo cultivava o hábito de fazer empadas de queijo em um forno caipira. Irmãos, tios e netos se reuniam para preparar e saborear essas delícias.
A fama foi se espalhando entre os amigos, até que surgiu a ideia de transformar aquela iguaria em um negócio. Assim, foi fundada em 1999 a primeira loja da rede Empada Brasil.
Expansão
De lá para cá, muita coisa mudou, menos o produto consagrado, que sempre foi a marca registrada da empresa. A receita, que continua secreta, possui ingredientes que só quem acompanha todo o processo produtivo sabe. A cada ano, são lançados novos sabores de recheio, bem como massas inovadoras, como é o caso das empadas integrais, diet e light.
Os princípios básicos da receita foram mantidos, mantendo sempre as características tradicionais, artesanais e caseiras do preparo. Para que o produto mantivesse a mesma qualidade nas mais de 50 unidades espalhadas por todo o país, foi preciso criar centros de produção e distribuição, os chamados CPDs. É o que acontece em São Paulo.
Lá são produzidas e distribuídas milhares de empadas todos os dias. A logística é toda feita pela franqueadora, restando ao franqueado apenas a programação de seus pedidos. Como são congeladas e transportadas adequadamente, as empadas tem durabilidade de até 180 dias no freezer da unidade. Como o produto é muito bom, o giro é rápido e a perda praticamente inexistente. O franqueado precisa ficar de olho é para não deixar faltar produto na loja.
Franqueado a frente da operação
Por falar em franqueado, ele é o grande responsável pelo sucesso do negócio, já que sua presença no dia a dia da operação faz toda a diferença. Márcio Rangel é um bom exemplo disso. Em 2000, ele abandonou uma carreira promissora em uma grande instituição financeira para se tornar um franqueado da Empada Brasil.
O negócio prosperou tanto que, três anos mais tarde, ele se tornou máster franqueado ao lado do sócio, Antonio Matta onde assumiram a operação estadual de São Paulo e, em 2010, inauguraram o primeiro CPD da marca fora do Rio de Janeiro, de onde saem todas as empadas do estado de São Paulo.
O exemplo dos dois reforça a importância do franqueado à frente do negócio. Historicamente, em todas as redes de franquia a participação do investidor costuma fazer muita diferença. O franqueado é o maior interessado em fazer a sua unidade dar certo.
Ele precisa estar presente para ouvir os clientes, auxiliar os funcionários e reportar suas experiências e dificuldades à franqueadora. Estar na ponta é tão importante que, mesmo sendo máster franqueado, Rangel continua à frente de uma unidade própria. Matta também se desdobra para participar da rotina de suas quatro unidades.
Dedicação do franqueado
No caso da franquia Empada Brasil, a presença dos franqueados fez com que a marca ampliasse o portfólio de produtos. “Percebemos que metade do faturamento do dia estava concentrado entre 15h e 18h, porque a empada cai muito bem como lanche da tarde”, lembra Rangel.
Como as lojas ficam abertas o dia todo, a ociosidade fez a despertar para novas oportunidades. Foi então que a rede começou a incrementar o cardápio, incluindo bebidas quentes, como café e chocolate, sucos, mate e até cerveja, além de outros salgados, como pastel de forno, quiche, pão de queijo, coxinha e croissant. “Com esse mix, recebemos clientes que querem tomar café da manhã ou apenas fazer um lanche rápido em qualquer horário. Passamos a oferecer mais opções para eles”, destaca.
Todas essas experiências foram fazendo com que a franquia Empada Brasil, que nasceu de forma absolutamente despretensiosa, tenha se tornado uma rede de franquia muito sólida e fácil de operar. Com o apoio da franqueadora e da máster franqueadora de São Paulo, a rede vem crescendo de forma muito positiva e sustentável, baseada na qualidade de sua estrela principal, a empada.
Toda essa estrutura e suporte fazem com as perspectivas para 2017 sejam bastante otimistas. A ideia é abrir 12 novas unidades só no estado paulista. A meta, mesmo sendo ousada é realista uma vez que o negócio possui baixo investimento, um produto diferenciado, preço acessível ao consumidor e uma operação bem simplificada.
* Diego Simioni é administrador de empresas e fundador do FranquiAZ consultoria especializada no segmento de franquias.