Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Qual é o papel do dinheiro na sua vida?

Qual é o papel do dinheiro na sua vida?

25/07/2008 Divulgação

“Estou tentando ganhar dinheiro.” Frases como esta, ou semelhantes, vêm sempre à tona na roda de amigos ou mesmo no ambiente familiar.

O desafio de ganhar dinheiro de repente se transformou numa desculpa para faltar no batizado do filho do melhor amigo, ou mesmo no casamento da sobrinha, ou, ainda, em um simples – porém importante – almoço no dia dos pais. Você já se perguntou qual é o papel do dinheiro na sua vida? Talvez pelo aumento populacional, ou mesmo por conta da alta competitividade nos negócios, hoje as pessoas passam a maior parte de seu tempo tentando ganhar, gastando ou pensando em dinheiro. É fato que o dinheiro tomou conta da vida das pessoas de tal maneira, que há pesquisas apontando as dificuldades financeiras como motivo de muitas separações entre os casais.

O dinheiro, por si só, não é nem bom nem ruim. Tudo depende de como ele vem para as nossas mãos e de como administramos nossos recursos. De forma alguma, o bom cristão faz do dinheiro uma arma de destruição de seu lar e de suas amizades verdadeiras. Por mais empenhado que um pai de família esteja em garantir um bom padrão de vida para todos em sua casa, jamais ele deve se distanciar do convívio com os filhos e com a esposa sob o pretexto de  ganhar mais. Da mesma forma, uma crise financeira não pode ser motivo de descrença, brigas e separações no âmbito familiar. São diversas as parábolas de Jesus que tratam dessa questão do dinheiro. A Bíblia está repleta, inclusive, de conselhos sobre gestão de finanças. Isso prova que os seres humanos estão sempre às voltas com as questões materiais e raramente sabem como se comportar durante o tempo todo.  Ou cometem o erro de achar que “o dinheiro traz felicidade”, ou acabam julgando o dinheiro como algo ruim e passam por tudo que é privação desnecessariamente.

Ora, em primeiro lugar, se o dinheiro fosse passaporte para o mundo encantado da felicidade infinita, os ricos não derramariam uma só lágrima. E não é isso que vemos. Por outro lado, quando Timóteo nos diz que “o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males” (ITimóteo, 6,10), só está insistindo nos ensinamentos de Deus, reforçando que devemos amar pessoas, não coisas. O dinheiro está aí para nos servir, não o contrário. Por isso, é dever do bom cristão saber utilizar os próprios recursos em benefício de si mesmo, de sua família e fazer o bem ao maior número possível de pessoas. Somente através do bom entendimento do papel do dinheiro em nossas vidas é que ele fluirá livremente entre nós. Não podemos jamais transformá-lo num pretexto para nos afastar das pessoas, de nossa família e muito menos de Deus.

*Wellington Jardin é administrador de empresas e co-fundador da Comunidade Canção Nova (www.cancaonova.com)



Cuidar da saúde mental do colaborador é fator de destaque e lucratividade para empresa

O Setembro Amarelo é uma campanha nacional de prevenção ao suicídio, mas que coloca em evidência toda a temática da saúde mental.


Setembro Amarelo: a diferença entre ouvir e escutar

Acender um alerta na sociedade para salvar vidas quando se fala em prevenção ao suicídio é tão complexo quanto o comportamento de uma pessoa com a intenção de tirar a própria vida.


Desafios para a Retomada Econômica

A divulgação do Produto Interno Bruto (PIB) do segundo trimestre mostrou uma leve retração da atividade produtiva de 0,1% em relação ao trimestre imediatamente anterior.


Setembro Amarelo: é preciso praticar o amor ao próximo

Um domingo ensolarado é um dia perfeito para exercitar a felicidade, passear no parque, levar as crianças na piscina ou encontrar os amigos com seus sorrisos largos e escancarados.


Setembro Amarelo: é preciso ter ferramentas para lidar com o mundo

No semáforo, a cor amarela é frequentemente associada com desaceleração. O motorista precisa reduzir a velocidade ou até mesmo parar.


Da apropriação ilícita dos símbolos da Nação

Uma nova prática vem sendo efetivada por políticos e partidos radicais em âmbito mundial, a apropriação dos símbolos da nação como se fossem bandeiras de suas filosofias.


Tecnologia é fundamental para facilitar o processo de legalização de novos negócios no Brasil

Imagine se todo o recurso humano e dinheiro envolvidos no processo de abertura e legalização de uma empresa no Brasil fossem utilizados para promover mais eficiência e valor agregado para a sociedade?


Como a tecnologia pode criar uma cultura de reciclagem

Diante das diversas transformações no mundo dos negócios e no modelo de atendimento aos consumidores, empresas de todos os segmentos estão sendo obrigadas a buscarem soluções que permitam acelerar a inovação e a eficiência de seus negócios.


As regras essenciais para o uso de vagas de garagem em condomínios

A garagem traz para o condômino segurança e comodidade para os moradores.


Como usar a sua voz para compartilhar as suas ideias?

Você já se perguntou quantas palavras fala diariamente?


A jornada de inovação dos caixas eletrônicos

Quando os primeiros caixas eletrônicos chegaram ao Brasil, no início dos anos 1980, a grande novidade era a possibilidade de retirar dinheiro ou emitir um extrato de forma automatizada.


A nota oficial do Presidente da República

Após o excesso de retórica do mandatário maior da nação ocorrida no dia de uma das maiores manifestações já realizadas e vistas pelo povo brasileiro, o Presidente da República, veio a público, através de nota oficial, prestar a seguinte declaração, da qual destaca-se os seguintes parágrafos: