Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Qual o valor do teste para seu negócio?

Qual o valor do teste para seu negócio?

02/07/2008 Roberto Murillo

Testar faz parte do dia-a-dia de qualquer pessoa.

Estamos a todo momento testando produtos, reações, sensações, mesmo que de maneira instintiva ou intuitiva. Isso acontece na hora de comprar um carro (test-drive), quando experimentamos um vinho, quando vamos contratar um funcionário (período de experiência) e nas mais diversas situações do cotidiano. O teste é inerente ao ser humano e sempre esteve diretamente ligado à curiosidade, à vontade de experimentar e tornar algo melhor.

No mundo corporativo não é diferente, basta observarmos grandes indústrias, como a automobilística, a farmacêutica, de eletroeletrônicos e tantas outras. Imagine o quanto elas não investem em testes antes de lançar no mercado um novo carro, um avião, um remédio? Só garante a qualidade quem testa e, nesses casos citados, garantir a qualidade é questão de vida ou morte, literalmente.

Outro exemplo é o tempo de garantia que as empresas dão a seus produtos. Tenha certeza de que os prazos só são extensos depois que os fabricantes realizaram uma longa maratona de testes, para se certificarem de que não haverá problemas durante esse período. Obviamente, se o produto apresentar defeito para vários consumidores ou se uma determinada falha for recorrente, é porque os testes foram mal executados.


Todo esse paralelo traçado com a vida cotidiana ajuda a entender melhor a questão do Teste de Software e de sua importância estratégica para o universo da Tecnologia da Informação. À medida que o emprego de sistemas de informação pela sociedade cresce espantosamente, com boa parte dos negócios dependentes cada vez mais de softwares e computadores, passa a ser crucial contar com software de qualidade, ou seja, um software que fornece resultado correto quando alimentado com dados válidos e que identifica corretamente dados inválidos.

O Teste de Software tem por finalidade agregar qualidade ao produto antecipando a descoberta de falhas e incompatibilidades, reduzindo assim o custo do projeto. Novamente voltamos à questão do valor do teste para o negócio. Quanto custa para um banco ficar com sua rede fora do ar por meia hora? Ou quanto uma companhia de cartão de crédito perde se seu sistema estiver indisponível numa tarde de sábado? Não é melhor investir em testes a fim de minimizar essa possibilidade de erro?

Por mais paradoxal que pareça, o objetivo do teste de software é encontrar defeitos nos sistemas, para que eles possam ser corrigidos antes da entrega final. Muitos podem pensar que o teste de software serve para demonstrar o correto funcionamento de um programa, quando na verdade ele é utilizado como um processo da engenharia de software para encontrar defeitos. O que se busca é encontrar o número máximo de erros dispondo do mínimo de esforço, mostrando se os resultados estão ou não de acordo com os padrões estabelecidos.

Cada vez mais, percebemos o interesse das empresas em buscar modelos que agreguem maior qualidade e produtividade. Nesse contexto, os processos de testes e qualidade de software passam a ser enxergados como itens cada vez mais estratégicos para a condução de projetos de software de qualquer porte.

De maneira simplificada, os testes não apenas proporcionam softwares mais estáveis, mas garantem que os investimentos em TI poderão ser comprovados, dentro de prazos, custos e qualidade esperada, diminuindo os riscos dos projetos.

* Roberto Murillo é sócio-diretor da RSI Informática. 



Jogos para enfrentar a crise

O mundo do trabalho nunca mais será o mesmo.


O trabalho de alta performance no Hipismo

O que os atletas precisam para o desempenho perfeito em uma competição? Além do treinamento e esforços diários, eles precisam estar em perfeita sintonia com o corpo e a mente.


Bons médicos vêm do berço

Faz décadas assistimos a abertura desenfreada de novas escolas médicas, sem condição de oferecer formação minimamente digna e honesta.


Wellness tech e a importância da saúde mental dentro das organizações

A pandemia de covid-19 impactou a vida de todos nós, pessoal e profissionalmente.


Manifestações do TDAH

Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade em adultos e crianças.


Cuidar da saúde mental do colaborador é fator de destaque e lucratividade para empresa

O Setembro Amarelo é uma campanha nacional de prevenção ao suicídio, mas que coloca em evidência toda a temática da saúde mental.


Setembro Amarelo: a diferença entre ouvir e escutar

Acender um alerta na sociedade para salvar vidas quando se fala em prevenção ao suicídio é tão complexo quanto o comportamento de uma pessoa com a intenção de tirar a própria vida.


Desafios para a Retomada Econômica

A divulgação do Produto Interno Bruto (PIB) do segundo trimestre mostrou uma leve retração da atividade produtiva de 0,1% em relação ao trimestre imediatamente anterior.


Setembro Amarelo: é preciso praticar o amor ao próximo

Um domingo ensolarado é um dia perfeito para exercitar a felicidade, passear no parque, levar as crianças na piscina ou encontrar os amigos com seus sorrisos largos e escancarados.


Setembro Amarelo: é preciso ter ferramentas para lidar com o mundo

No semáforo, a cor amarela é frequentemente associada com desaceleração. O motorista precisa reduzir a velocidade ou até mesmo parar.


Da apropriação ilícita dos símbolos da Nação

Uma nova prática vem sendo efetivada por políticos e partidos radicais em âmbito mundial, a apropriação dos símbolos da nação como se fossem bandeiras de suas filosofias.


Tecnologia é fundamental para facilitar o processo de legalização de novos negócios no Brasil

Imagine se todo o recurso humano e dinheiro envolvidos no processo de abertura e legalização de uma empresa no Brasil fossem utilizados para promover mais eficiência e valor agregado para a sociedade?