Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Quando direção e planejamento são fundamentais para atingir objetivos

Quando direção e planejamento são fundamentais para atingir objetivos

03/03/2022 Fábio Lima

“Não seja refém do imediatismo e desespero, planejar ainda mitiga maior parte dos riscos, senão todos eles”.

Não saber como começar um plano, ter pressa pelo resultado e preferir tentar e errar, não ter um foco ou direcionamento, não conhecer verdadeiramente recursos, não ter visão de longo prazo, motivo ou propósito claros para o que pretende fazer, entre outros fatores, causam a sensação de dificuldade de planejar ações.

Se planejar antes de agir é a forma mais comprovada de eficiência e eficácia no resultado. Por isso, o chamado diagnostico prévio, para ter clareza, esclarecimento do estado atual da empresa e também da qualidade da visão de longo prazo são fundamentais para iniciar um planejamento.

E como mitigar cada um destes pontos que impedem a realização de um planejamento? Não saber como começar pode acontecer.

Para superar esse primeiro entrave, deve-se buscar mais informações, procurar profissionais que possam ajudar, ver exemplos de quem errou e, principalmente, parar de repetir que não sabe fazer.

Sempre há algo que se consegue planejar bem, mas que nem se tem ideia disso: o que vestir, como irá cortar o cabelo, a cor da roupa, a cor do esmalte. Logo, não se deve repetir que não se conhece como planejar algo.

Planejamento é, sim, o processo mais desafiador, seja na empresa, projetos pessoais e profissionais, pois exige uma visão sistêmica, visão de todas as possibilidades, integração entre áreas e recursos, entender qual o objetivo futuro e, no caso das empresas, traduzir esta visão futura em termos operacionais.

Fazer a distribuição de objetivos e submetas pela organização, eleger responsáveis, prazos, métricas, estudar recursos necessários, validar sequência de ações, prazos e entregas acordadas por cada departamento e agente envolvido no planejamento, tornam o processo de execução da estratégia e a transformação do intangível em tangível ainda mais intrincados, pois exigem um conhecimento e envolvimento profundo da empresa.

O segundo fator que pode prejudicar todo um planejamento é ter pressa na realização. Muitos querem agir rapidamente sem planejar, achando que ganha tempo.

Talvez se ganhe tempo para aprender que não funciona assim, mas ai já ocorreu a perda de recursos, os resultados não são obtidos e, em alguns casos, o dano é irrecuperável.

Também é fundamental ter formas de comunicação, treinamentos em todas as instâncias e reforços com feedback e correção de rota durante o processo, incluindo considerar outros componentes, como: estrutura organizacional, cultura, pessoas, sistemas, para criar sinergia entre estes elementos e garantir o bom alinhamento e foco no mesmo objetivo.

Por isso, as organizações de sucesso investem muito na comunicação da estratégia corporativa e reforçam com todas as unidades organizacionais e departamentos o plano, analisam e medem sempre os resultados, aferindo e corrigindo rotas. Desta maneira, pode-se atuar para identificar e corrigir as causas e não apenas mitigar os sintomas.

Portanto, o importante é fazer um diagnóstico empresarial completo, conhecer verdadeiramente as dificuldades e potencialidades e, a partir daí, traçar planos.

Agindo de forma profissional e direcionada, é possível atingir os resultados esperados e não ser mais refém das surpresas ou do acaso.

* Fábio Lima é consultor e mentor especialista em gestão empresarial, CEO da LCC - Light Consulting e Coaching.

Para mais informações sobre planejamento clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: Vervi Assessoria



Como conciliar negócios e família?

“O segredo para vencer todas as metas e propostas é colocar a família em primeiro lugar.”, diz a co-fundadora da Minucci RP, Vivienne Ikeda.


O limite do assédio moral e suas consequências

De maneira geral, relacionamento interpessoal sempre foi um grande desafio para o mundo corporativo, sobretudo no que tange aos valores éticos e morais, uma vez que cada indivíduo traz consigo bagagens baseadas nas próprias experiências, emoções e no repertório cultural particular.


TSE, STF e a censura prévia

Sabe-se que a liberdade de expressão é um dos mais fortes pilares da democracia.


Sociedade civil e a defesa da democracia

As últimas aparições e discursos do presidente da República vêm provocando uma nova onda de empresários, instituições e figuras públicas em defesa da democracia e do sistema eleitoral no Brasil.


Para além do juramento de Hipócrates: a ética na prática médica

“Passarei a minha vida e praticarei a minha arte pura e santamente. Em quantas casas entrar, fá-lo-ei só para a utilidade dos doentes, abstendo-me de todo o mal voluntário e de toda voluntária maleficência e de qualquer outra ação corruptora, tanto em relação a mulheres quanto a jovens.” (Juramento de Hipócrates).


O sentido da educação

A educação requer uma formação pessoal, capaz de fazer cada ser humano estar aberto à vida, procurando compreender o seu significado, especialmente na relação com o próximo.


Burnout: um diagnóstico impossível

Inicialmente, preciso dizer que ao apresentar minhas opiniões sobre burnout não estou questionando o sofrimento alheio, nem colocando em dúvida que pessoas que tenham recebido o “diagnóstico” de burnout não estejam em sofrimento, eventualmente grave.


Mercado de equipamentos médicos brasileiro é promissor

Preço, qualidade e eficácia. Esses são alguns pilares fundamentais para que qualquer produto receba destaque no mercado.


Saúde não tem preço. Mas tem custo

A água de boa qualidade é como a saúde. Só percebemos o valor dela quando acaba.


Aprender a aprender

Uma querida amiga que esteve na linha de frente da Covid contou um divertimento algo sádico como os negacionistas e anti vacinas, que chegavam no hospital batendo no peito e berrando que não tinham medo do tal do Coronavírus, até começarem os primeiros sinais de febre ou de falta de ar.


Trabalho e Inclusão

O trabalho é um direito das pessoas, em especial daquelas com deficiência, já que o seu exercício possibilita a concretização das capacidades individuais e, assim, das dignidades coletivas e sociais.


Como o estilo de vida do século 21 transforma a saúde e a fertilidade

A fertilidade feminina pode ser alterada por diversos fatores. Nem sempre conhecidos, muitas mulheres acabam tendo dificuldade em engravidar.