Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Quando e quem deve escrever uma biografia?

Quando e quem deve escrever uma biografia?

15/06/2021 Viviane Gago

A biografia, que é um gênero textual no qual são narrados fatos da vida de uma pessoa, tem como objetivo narrar eventos marcantes da vida de uma pessoa seja ela uma grande personalidade (pessoa famosa, dotada de notoriedade), sejam eles da vida de uma pessoa comum.

Sempre apreciei este gênero, e também sempre pensei no que diz respeito à minha própria vida e minhas escolhas, que definitivamente não vim para cá, digo para esta vida, somente à passeio.

Dada a quantidade de acontecimentos sejam eles bons ou ruins pelos quais passei, vivi e aprendi muita coisa; acontecimentos estes que, ao meu ver e no meu sentir, acima de tudo mereciam ser contados e compartilhados.

Aliás, entendo que muitas pessoas têm vidas que são belíssimas obras e que dariam belos exemplares bibliográficos.

No meu caso, particularmente, já tinha tudo na cabeça há algum tempo e colocar no papel foi bastante fácil.

Lembro que em três meses o principal do livro já estava no papel. Foi algo incrível, parece que uma vez tomada a decisão de publicar a biografia de uma pessoa comum, no caso, eu, já estava tudo ali fácil e praticamente pronto!

Os livros, em geral, são fantásticos! Por meio deles nos transportamos para outros lugares, aprendemos, revivemos sentimentos e sensações; é algo agregador e contribui muito para nosso desenvolvimento.

Por qual motivo as pessoas comuns não podem compartilhar suas histórias? Sob a minha perspectiva aprendemos tanto por meio de outras pessoas, suas ações, ideias, narrativas, experiências; sendo que na maioria das vezes estes aprendizados vêm de pessoas nada famosas, mas sim de pessoas de carne e osso, pessoas comuns, assim como todos nós somos.

E acredito firmemente que devemos compartilhar isso tudo, sempre que possível e pudermos, com nossos semelhantes.
Podem me perguntar: mas quando saber que estamos prontos para escrever?

Creio, até com base na minha própria experiência, que tal objetivo, ele chega na hora certa e no tempo que tem que chegar e não há fórmula mágica para isso.

Acredito que cada um tem o seu tempo e vai saber reconhecer o momento certo para compartilhar o que gostaria de colocar no mundo!

* Viviane Gago é coach nível sênior, consultora e facilitadora pela VRG Desenvolvimento Humano e autora do livro "Biografia de uma pessoa comum", que em breve será lançado e conta detalhes da sua transição de carreira.

Para mais informações sobre biografia clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: Conecte Comunicação



Saúde e Compliance na era da Governança de Riscos

Os desafios e pressões enfrentados pelo setor de Saúde devido à crise da Covid-19 terão efeitos significativos sobre a necessidade, já inerente ao setor, de aumentar o nível de maturidade de programas de Governança, Riscos e Compliance (GRC).


Inovação no plano de saúde corporativo atrai e retém talentos

A pandemia provocou a transformação de diversos setores, incluindo o de plano de saúde corporativo.


Aviso e anúncios nas redes sociais

Ao abrir, hoje, a minha rede social para ver as publicações de meus amigos, deparei, varado, com aviso, informando-me que certa matéria, colocada por mim, era parcialmente falsa.


Nexialista: o profissional plural do futuro ou de hoje?

Que o mercado de trabalho tem se transformado de forma cada vez mais acelerada, e o nível de exigência por profissionais talentosos é crescente dentro das empresas, todo mundo já sabe; não é verdade?


Onde a geração Z investe

O último Anuário de Retorno de Investimentos Globais do Credit Suisse, entre outras coisas, apresenta um raio-x de alternativas de financiamento para a Geração Z, aqueles que nasceram entre 1995 e 2000.


A CPI pariu um rato

Fosse hoje vivo, é o que Horácio, o pensador satírico romano diria sobre a CPI da Covid.


Como identificar um ingresso falso?

Com recorrência vemos reportagens abordando diferentes fraudes e golpes que aparecem no mercado.


A primeira visita de D. Pedro a Vítor Hugo

O livro: "Vitor Hugo chez lui", inclui a curiosa visita, realizada pelo Imperador, a 22 de Maio de 1877, ao célebre poeta.


São Frei Galvão, ‘Homem de paz e caridade’

A Igreja celebra, em 25 de outubro, a Festa de Santo Antônio de Sant’Anna Galvão, que na devoção popular é conhecido como “São Frei Galvão”.


CPI da Covid desviou-se e não sabe como terminar

Chegamos ao cume da montanha de inconveniências que povoam o cenário contemporâneo da política brasileira.


Sentimentos e emoções provocadas pela série “ROUND 6”

Nas últimas semanas estamos vivenciando uma série de críticas, comentários, “spoilers” e reflexões sobre a série sul-coreana de maior sucesso da plataforma Netflix: “Squid Game” ou “Round 6”.


Perdas e ganhos dos médicos “filhos” da pandemia

A maioria das situações com as quais nos deparamos na vida tem dois lados. Ou, até, mais de dois.