Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Quando e quem deve escrever uma biografia?

Quando e quem deve escrever uma biografia?

15/06/2021 Viviane Gago

A biografia, que é um gênero textual no qual são narrados fatos da vida de uma pessoa, tem como objetivo narrar eventos marcantes da vida de uma pessoa seja ela uma grande personalidade (pessoa famosa, dotada de notoriedade), sejam eles da vida de uma pessoa comum.

Sempre apreciei este gênero, e também sempre pensei no que diz respeito à minha própria vida e minhas escolhas, que definitivamente não vim para cá, digo para esta vida, somente à passeio.

Dada a quantidade de acontecimentos sejam eles bons ou ruins pelos quais passei, vivi e aprendi muita coisa; acontecimentos estes que, ao meu ver e no meu sentir, acima de tudo mereciam ser contados e compartilhados.

Aliás, entendo que muitas pessoas têm vidas que são belíssimas obras e que dariam belos exemplares bibliográficos.

No meu caso, particularmente, já tinha tudo na cabeça há algum tempo e colocar no papel foi bastante fácil.

Lembro que em três meses o principal do livro já estava no papel. Foi algo incrível, parece que uma vez tomada a decisão de publicar a biografia de uma pessoa comum, no caso, eu, já estava tudo ali fácil e praticamente pronto!

Os livros, em geral, são fantásticos! Por meio deles nos transportamos para outros lugares, aprendemos, revivemos sentimentos e sensações; é algo agregador e contribui muito para nosso desenvolvimento.

Por qual motivo as pessoas comuns não podem compartilhar suas histórias? Sob a minha perspectiva aprendemos tanto por meio de outras pessoas, suas ações, ideias, narrativas, experiências; sendo que na maioria das vezes estes aprendizados vêm de pessoas nada famosas, mas sim de pessoas de carne e osso, pessoas comuns, assim como todos nós somos.

E acredito firmemente que devemos compartilhar isso tudo, sempre que possível e pudermos, com nossos semelhantes.
Podem me perguntar: mas quando saber que estamos prontos para escrever?

Creio, até com base na minha própria experiência, que tal objetivo, ele chega na hora certa e no tempo que tem que chegar e não há fórmula mágica para isso.

Acredito que cada um tem o seu tempo e vai saber reconhecer o momento certo para compartilhar o que gostaria de colocar no mundo!

* Viviane Gago é coach nível sênior, consultora e facilitadora pela VRG Desenvolvimento Humano e autora do livro "Biografia de uma pessoa comum", que em breve será lançado e conta detalhes da sua transição de carreira.

Para mais informações sobre biografia clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: Conecte Comunicação



O bullying retorna a sala de aula

Os últimos anos trouxeram intensa mudança para o universo escolar.

O bullying retorna a sala de aula

Ser mãe é padecer… de cansaço?

Há um ditado que afirma que “ser mãe é padecer no paraíso”, remetendo às contraditórias emoções que seriam desencadeadas pelas vivências cotidianas da maternidade.

Ser mãe é padecer… de cansaço?

Polícia liberada para trabalhar como sabe

Os contumazes amantes da desordem e defensores intransigentes dos criminosos torceram o nariz quando o governador Rodrigo Garcia determinou o aumento do número de policiais nas ruas (a cidade de São Paulo aumentou de 5 mil para 9.740 o número de policiais em ação) e declarou que quem levantar arma contra a polícia vai levar bala.


Eleições e os bélicos conflitos entre os Poderes

O Presidente da República, Jair Bolsonaro, e, agora, as Forças Armadas estão aumentando a ofensiva contra a transparência e a segurança do processo eleitoral no Brasil.


Os amores de Salazar

O conceito que se tem de Salazar, é de político solitário, déspota e por vezes impiedoso. Mas seria o estadista, realmente, assim?


Expectativa de grande crescimento

Em função da pandemia causada pela covid-19, os anos de 2020 e 2021 foram bastante desafiadores, particularmente para a indústria de máquinas e equipamentos.


A importância da diversificação de investimentos em diferentes segmentos

Mesmo com os desafios impostos por dois anos de pandemia, o volume de investimentos para iniciativas brasileiras em 2021 foi expressivo.


Muito além do chip da beleza

Você, com certeza, nos últimos meses já ouviu falar do famoso “chip” da beleza.


Educação para poucos é o avesso de si

Intitulado “Reimagining our futures together: A new social contract for education”, um estudo recente da Unesco é categórico logo nas primeiras páginas: “Nossa humanidade e Planeta Terra estão sob ameaça”.


Mãe: Florescer é não se esquecer de viver!

Tenho experimentado que o “traço de mãe”, plantado por Deus no coração de cada mulher que Ele criou, vai além da capacidade de gerar filhos, biologicamente.

Mãe: Florescer é não se esquecer de viver!

Bullying: da vítima ao espectador

O bullying é um tipo particular de violência, caracterizado por agressões sistemáticas, repetitivas e intencionais, contra um ou mais indivíduos que se encontram em desigualdade de poder, gerando sofrimento para as vítimas, agressores e comunidade.


Desafios e oportunidades para o saneamento

Considerado um dos menos atrativos na infraestrutura, o setor de saneamento passa por uma profunda mudança de paradigma com a aprovação da Lei 14.026/2020.

Desafios e oportunidades para o saneamento