Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Quando todos buscam estabilidade, resolvi mudar

Quando todos buscam estabilidade, resolvi mudar

31/05/2021 Brunna Farizel

Embora tenha me dedicado, nos últimos dez anos, a um cargo de executiva no mercado de luxo, sempre atuando nas áreas de vendas e comercial, nunca deixei de acreditar que somos fruto das nossas vivências e transformações.

E, sendo esse um segmento que aguça a curiosidade e o desejo de muitos, acumulei nesse período, uma bagagem que me fez perceber que prestígio e estabilidade talvez não sejam suficientes.

Isso é algo que acontece com muitos empreendedores por aí, aquele momento de troca de mindset, onde desejamos ser mais do que apenas um número para uma companhia e queremos seguir algum propósito, algo que alicerce nossos esforços profissionais e os façam valer a pena.

O tão dolorido processo de mudança começou quando percebi que as diversas regras e padronizações impostas pela empresa na qual eu atuava não faziam nenhum sentido.

No dia a dia, era imprescindível utilizar esmaltes de cores claras nas unhas, roupas sempre pretas ou de cores sóbrias, salto alto e ter os cabelos sempre bem arrumados. O mais importante era valorizar o produto que estaria sendo vendido.

Sim, essa percepção pode acontecer após 1, 2 ou 10 anos porque sempre que temos algo sinalizando que a rota precisa ser recalculada dentro de nós, sentimentos clássicos como dúvida, medo e fuga tendem a sobressair.

Houve também a questão psicológica, que desencadeou o bournout e inúmeras crises de choro. Me lembro bem que, ao chegar do trabalho e abrir a porta de casa, a crise já vinha automaticamente.

Passei por esse processo todo tentando entender e ouvir minha intuição, buscando forças onde não imaginava, para descobrir como seria possível mudar dentro da mesma estrutura CLT, como mudar de dentro para fora, visando ainda a estabilidade, o cargo executivo e as vantagens que ele me trazia.

Mudei de setor, de unidade, desenvolvi um grande trabalho com a nova equipe e, mesmo assim, meus objetivos ainda não voltaram a se cruzar com a cultura da empresa.

E todo esse sentimento clareou com a descoberta da gravidez da Helena, minha primeira filha, hoje com três anos, e se intensificou e validou ainda mais, na gravidez da minha caçula, Sophia, atualmente com dois anos.

Encontrei na maternidade a certeza que precisava para colocar em prática, em conjunto com meu esposo Lucas, todo o planejamento da Splash Bebidas Urbanas, rede de franquia de cafeterias da qual hoje somos sócios-fundadores.

E, em meados de 2018, em um momento em que todos buscavam, e ainda buscam, a estabilidade, resolvi mudar.

Nesse processo foram muitas as pessoas que duvidaram e diziam 'nossa, mas o mercado aí fora não está fácil' ou 'você tem certeza de que vai abandonar tudo por algo que não é certo? ', e hoje entendo que isso ressoa como música nos ouvidos de quem é inseguro.

No entanto, optei por seguir em frente, com a maior vulnerabilidade possível. A verdade é que não haveria outra escolha possível, já que a possibilidade de manter uma vida sem propósito me angustiava mais do que qualquer coisa.

Um episódio bem libertador foi o dia em que eu retirei do meu armário uma quantidade enorme de roupas pretas e doei. É interessante compartilhar isso pois quero que todos tenham a possibilidade de se auto-observar.

Muitas vezes "ligamos" nossa vida no automático e não percebemos as entrelinhas que nos levam a uma baixa estima, ansiedade e outros fatores que comprometem não só a saúde, mas também outras áreas da nossa vida.

Hoje, me sinto realizada, atuando como responsável por toda a parte estratégica de concepção de novos produtos, marketing e comunicação da minha própria empresa, uma franquia que cresce a cada dia e é a tradução da nossa forma de viver.

Trabalho muito mais, porém, hoje sou dona da minha agenda e meu processo criativo é reconhecido. Eu tinha uma vida muito mais confortável antigamente e é fato que, com menos responsabilidades.

Mas, hoje posso dizer que sou infinitamente mais feliz empreendendo e também proporcionando a outros empresários, através das franquias, esse estilo de vida e de trabalho: mais leve e com propósito.

* Brunna Farizel é sócia-fundadora da Splash Bebidas Urbanas.

Para mais informações sobre empreendedores clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: Liane Mota



Setembro Amarelo: é preciso praticar o amor ao próximo

Um domingo ensolarado é um dia perfeito para exercitar a felicidade, passear no parque, levar as crianças na piscina ou encontrar os amigos com seus sorrisos largos e escancarados.


Setembro Amarelo: é preciso ter ferramentas para lidar com o mundo

No semáforo, a cor amarela é frequentemente associada com desaceleração. O motorista precisa reduzir a velocidade ou até mesmo parar.


Da apropriação ilícita dos símbolos da Nação

Uma nova prática vem sendo efetivada por políticos e partidos radicais em âmbito mundial, a apropriação dos símbolos da nação como se fossem bandeiras de suas filosofias.


Tecnologia é fundamental para facilitar o processo de legalização de novos negócios no Brasil

Imagine se todo o recurso humano e dinheiro envolvidos no processo de abertura e legalização de uma empresa no Brasil fossem utilizados para promover mais eficiência e valor agregado para a sociedade?


Como a tecnologia pode criar uma cultura de reciclagem

Diante das diversas transformações no mundo dos negócios e no modelo de atendimento aos consumidores, empresas de todos os segmentos estão sendo obrigadas a buscarem soluções que permitam acelerar a inovação e a eficiência de seus negócios.


As regras essenciais para o uso de vagas de garagem em condomínios

A garagem traz para o condômino segurança e comodidade para os moradores.


Como usar a sua voz para compartilhar as suas ideias?

Você já se perguntou quantas palavras fala diariamente?


A jornada de inovação dos caixas eletrônicos

Quando os primeiros caixas eletrônicos chegaram ao Brasil, no início dos anos 1980, a grande novidade era a possibilidade de retirar dinheiro ou emitir um extrato de forma automatizada.


A nota oficial do Presidente da República

Após o excesso de retórica do mandatário maior da nação ocorrida no dia de uma das maiores manifestações já realizadas e vistas pelo povo brasileiro, o Presidente da República, veio a público, através de nota oficial, prestar a seguinte declaração, da qual destaca-se os seguintes parágrafos:


Combate ao terrorismo após 11 de setembro: incertezas e desafios

Faz 20 anos que acompanhamos, principalmente pela televisão, o maior ataque terrorista da história contemporânea.


ESG qualifica empresas na busca por investidores

Segundo a Morningstar, no início do segundo semestre o volume global investidos em fundos ESG ultrapassou o montante de US$ 2,3 trilhões.


A vacina é para todas as idades

Em todas as fases da vida manter a caderneta de vacinação em dia é muito importante.