Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Que venham os refugiados

Que venham os refugiados

07/05/2007 Sylvia Romano

Os Estados Unidos e a ONU estão querendo que o Brasil receba palestinos que hoje vivem em Bagdá, mas o nosso País ainda hesita em aceitar os refugiados, por acreditar que essa seria uma forma de dar aval à guerra no Iraque.

Porém, cabe lembrarmos que:

- Somos uma população de imigrantes.

- Nossa cultura é a somatória de diversas.

- A miscigenação e o cruzamento de várias raças originaram um povo muito criativo, alegre e festeiro.

- Nunca tivemos problemas de guerras internas por etnias e, o preconceito que houve com os afro-descendentes, mesmo preferindo a não politicamente correta denominação “pretos” ou “negros”, permitiu que o cruzamento com várias outras raças resultasse no tipo mais bonito de nossa gente — os mulatos e as mulatas, incansavelmente cantados nos versos e nas músicas pelos principais autores nacionais.

- Nossa culinária é a mais diversificada dos países e, somando-se a isso, ainda podemos encontrar nos grandes centros pratos de todas as partes do mundo.

- No carnaval, judeus saem vestidos de árabes; árabes se vestem de havaianos; negros saem de alemães; alemães saem de índios; e por ai afora, e a maioria, casando-se entre si.

- Temos problemas, sim, e muitos: pobreza, violência, saúde debilitada e, principalmente, corrupção, são alguns deles. Mas, por outro lado, temos pouquíssima intolerância.

- Somos grandes, nossa extensão territorial é imensa; nosso clima é um dos melhores do planeta; nossas terras têm palmeiras, como já dizia um poeta.

Diante de tudo isso, por que, então, não recebermos um povo com uma cultura milenar, que em um curto período de tempo estará plenamente aclimatado, assim como todos nossos pais e avós foram um dia? Tenho certeza de que este ato poderia muito bem refletir internacionalmente, além de servir de exemplo para muitos. Quem sabe assim se as próximas gerações nunca mais precisassem enfrentar as guerras, o preconceito e a intolerância dos ignorantes? Ignorantes estes que ainda não perceberam que os conceitos de “povo” e “raça” estão totalmente defasados no mundo moderno, já que hoje existe somente a raça humana e, o “povo”, por sua vez, nada mais é que meramente uma linda diversidade.

Sylvia Romano é advogada trabalhista, responsável pelo Sylvia Romano Consultores Associados, em São Paulo.



Cuidar da saúde mental do colaborador é fator de destaque e lucratividade para empresa

O Setembro Amarelo é uma campanha nacional de prevenção ao suicídio, mas que coloca em evidência toda a temática da saúde mental.


Setembro Amarelo: a diferença entre ouvir e escutar

Acender um alerta na sociedade para salvar vidas quando se fala em prevenção ao suicídio é tão complexo quanto o comportamento de uma pessoa com a intenção de tirar a própria vida.


Desafios para a Retomada Econômica

A divulgação do Produto Interno Bruto (PIB) do segundo trimestre mostrou uma leve retração da atividade produtiva de 0,1% em relação ao trimestre imediatamente anterior.


Setembro Amarelo: é preciso praticar o amor ao próximo

Um domingo ensolarado é um dia perfeito para exercitar a felicidade, passear no parque, levar as crianças na piscina ou encontrar os amigos com seus sorrisos largos e escancarados.


Setembro Amarelo: é preciso ter ferramentas para lidar com o mundo

No semáforo, a cor amarela é frequentemente associada com desaceleração. O motorista precisa reduzir a velocidade ou até mesmo parar.


Da apropriação ilícita dos símbolos da Nação

Uma nova prática vem sendo efetivada por políticos e partidos radicais em âmbito mundial, a apropriação dos símbolos da nação como se fossem bandeiras de suas filosofias.


Tecnologia é fundamental para facilitar o processo de legalização de novos negócios no Brasil

Imagine se todo o recurso humano e dinheiro envolvidos no processo de abertura e legalização de uma empresa no Brasil fossem utilizados para promover mais eficiência e valor agregado para a sociedade?


Como a tecnologia pode criar uma cultura de reciclagem

Diante das diversas transformações no mundo dos negócios e no modelo de atendimento aos consumidores, empresas de todos os segmentos estão sendo obrigadas a buscarem soluções que permitam acelerar a inovação e a eficiência de seus negócios.


As regras essenciais para o uso de vagas de garagem em condomínios

A garagem traz para o condômino segurança e comodidade para os moradores.


Como usar a sua voz para compartilhar as suas ideias?

Você já se perguntou quantas palavras fala diariamente?


A jornada de inovação dos caixas eletrônicos

Quando os primeiros caixas eletrônicos chegaram ao Brasil, no início dos anos 1980, a grande novidade era a possibilidade de retirar dinheiro ou emitir um extrato de forma automatizada.


A nota oficial do Presidente da República

Após o excesso de retórica do mandatário maior da nação ocorrida no dia de uma das maiores manifestações já realizadas e vistas pelo povo brasileiro, o Presidente da República, veio a público, através de nota oficial, prestar a seguinte declaração, da qual destaca-se os seguintes parágrafos: