Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Racismo ainda ofusca o futebol

Racismo ainda ofusca o futebol

23/07/2018 Joscha Weber (DW)

Na hora da vitória, jogadores brancos e negros são festejados da mesma forma.

Racismo ainda ofusca o futebol

Domingo à noite, 18h54, Campo de Marte, em Paris. A gigantesca tela ao pé da Torre Eiffel exibe a transmissão da Copa do Mundo, o grande momento chegou. O árbitro leva seu apito à boca, soa o apito final e, em Paris um vulcão entra em erupção. É uma erupção de alegria. A França é campeã mundial, as pessoas gritam, pulam, choram e se abraçam. Neste segundo, toda a força emocional do futebol se manifesta.

"Este é um momento de entusiasmo, de otimismo, de entusiasmo de todo um povo", exulta Laura. Ela é parisiense, vestindo hoje, naturalmente, sua camisa azul da seleção nacional. Seus olhos ainda estão molhados com as lágrimas de alegria que rolaram sobre suas bochechas enquanto ela extravasava seus sentimentos no microfone da DW. "Que loucura! A seleção deu o exemplo, foi uma unidade e mostrou coesão real, é um modelo para todo o país."

Apenas alguns momentos se passaram desde o apito final, e aí está novamente a analogia entre a seleção nacional e a nação. A equipe francesa, um conjunto multi-étnico bem harmonizado, como símbolo de uma nação igualmente colorida e bem-sucedida? Como em 1998, quando a França se tornou campeã mundial com uma equipe mista de jogadores brancos e negros, é feita essa comparação. Assim como 20 anos atrás, dessa vez também muito rapidamente fica explícito: a comparação é capenga.

Pois já na noite da final, a frustração social explode em Paris e outras cidades da França. Vândalos, muitos da periferia e muitos com origem estrangeira, destroem lojas, incendeiam carros. Em meio à hora de júbilo, o país é lembrado de seus grandes problemas sociais. Exatamente, que os jovens com pele negra ou com o nome de origem árabe têm muito menos chances de progresso fora dos campos. A seleção campeão mundial o mais belo símbolo de uma possível França: unida, igualitária e bem-sucedida.

O exemplo da Alemanha mostra o que acontece quando o sucesso não vem. Após a estrondosa eliminação da equipe nacional alemã na rodada preliminar se seguiu um debate louco sobre Mesut Özil: o turco é o culpado. O meia é declarado bode expiatório tanto na mídia social como também por integrantes da Federação Alemã de Futebol, apesar de alguns colegas da equipe terem apresentado desempenhos significativamente piores. É claro que Özil não fez favor algum a si mesmo com a detestável reunião com o presidente turco Erdogan e seu teimoso silêncio posterior. Mas os preconceituosos e maciços insultos contra ele, que é filho de pais turcos e nascido em Gelsenkirchen, são um tapa na cara de uma Alemanha supostamente liberal. Eles mostram que o racismo infelizmente ainda não foi banido – nem da sociedade, nem do futebol.

Suásticas na torcida organizada, bananas jogadas sobre jogadores de futebol negros, cantos preconceituosos da arquibancada, jogadores brancos recusando apertos de mão a adversários de cor – o racismo continua ocorrendo no futebol internacional, desafiando todos os esforços e campanhas publicitárias. "O problema ainda está lá, temos que fazer mais", disse Gerald Asamoah no Global Media Forum 2018. Como integrante da seleção e profissional de clubes, entre eles o Schalke 04, ele teve que ouvir torcedores gritando como macacos e cantos racistas, hoje ele luta contra a discriminação no futebol. "Não há nada pior do que ser marginalizado, a dor de não fazer parte do grupo. Eu tenho três filhos e é por isso que faço tudo para garantir que eles não tenham que passar pela mesma coisa que eu."

O problema é que só alguns lutam com tanta convicção pelo óbvio direito de igualdade de condições no futebol. E, assim, a Copa do Mundo na Rússia novamente experimentou casos de discriminação: o brasileiro de pele escura Fernandinho recebeu ameaça de morte e ofensas racistas por seu gol contra na partida das quartas-de-final contra a Bélgica. E o sueco Jimmy Durmaz foi ofendido como "terrorista suicida” nas mídias sociais após sua falta sobre o alemão Timo Werner (que resultou numa cobrança em que Toni Kroos marcou o gol da vitória alemã) e também ameaçado de morte.

Isso deixa uma impressão: quando uma equipe etnicamente mesclada é bem-sucedida e consegue ser campeã, jogadores negros, como Kylian Mbappé e Paul Pogba, são também estrelas cujas camisas se tornam sucessos de venda. Mas se uma equipe fracassa e é eliminada, velhos reflexos racistas vêm à tona entre alguns torcedores: jogadores que vêm de famílias de imigrantes, se tornam mais rapidamente alvo de críticas e até mesmo de ameaças de morte. E isso ocorre em 2018. É um escândalo muito maior do que a eliminação prematura de um campeão mundial.

* Joscha Weber é editor-chefe da Editoria de Esportes online da DW 



A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado