Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Reação do mercado à superquarta ainda pede canja de galinha

Reação do mercado à superquarta ainda pede canja de galinha

14/09/2017 REAG Investimentos

É possível que estejamos vivendo apenas o último suspiro do morto?

Reação do mercado à superquarta ainda pede canja de galinha

 A chamada "superquarta", jornada de acontecimentos relevantes que aconteceu ontem (quarta-feira, 13 de setembro) nos cenários político, jurídico e policial da capital federal, Curitiba e Porto Alegre parece que nem fez cosquinhas no mercado financeiro e, muito pelo contrário, atiçou o apetite dos investidores.

A bolsa de valores bateu recorde e as cotações do dólar, em baixa, sugerem, pelo menos, que os humores estão melhorando. Estavam em jogo eventos que afetam os destinos do presidente Michel Temer (PMDB) e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, e do ex-ministro José Dirceu (PT), além de novos capítulos da novela Joesley Batista (dono da J&S), das regras para as eleições de 2018 e até as normas para o novo Refis. Embora o lamaçal no campo político-empresarial-policial não pare de transbordar, a economia anseia respirar novos ares.

O Índice Bovespa teve nesta quarta-feira, 13, sua terceira alta consecutiva e renovou seu recorde histórico ao marcar 74.787,56 pontos, com ganho de 0,33%. As ordens de compra continuaram a ser motivadas por fatores relacionados à recuperação da economia e à expectativa de avanço da reforma da Previdência.

Destacamos ainda um tom positivo que pairava nos ares do mercado em relação à expectativa de que o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, seja candidato a presidente nas eleições de 2018. O dólar, por sua vez, operou em alta praticamente todo o dia, com ganho de 0,35% (mercado à vista), aos R$ 3,1385, seguindo o comportamento da divisa no exterior e em continuidade à perspectiva de fortalecimento da equipe econômica.

A força maior veio do exterior depois que o presidente da Câmara dos Representantes dos EUA, Paul Ryan, disse que a apresentação do projeto de reforma tributária deve ocorrer em 25 de setembro. No mercado futuro, o dólar para outubro subiu 0,32%, aos R$ 3,1415.

Na avaliação da REAG, os agentes econômicos interpretam os percalços no campo político-policial como cada vez menor a probabilidade de o presidente Temer ter seu mandato encurtado, e assim cada vez maior a as chances de encaminhamento das reformas no Congresso. Todos já caíram na real e agora têm certeza de que não teremos a desejada e necessária Reforma da Previdência, por exemplo, mas pelo menos acreditam que ocorrerão alguns ajustes capazes de retardar o que poderia ser um eventual colapso das contas públicas com efeitos evidentemente devastadores.

Isso não quer dizer que a economia e o mercado financeiro se descolaram efetivamente do imbróglio político-policial. Política e economia andam sempre de mãos dadas. Ou seja, é impossível haver esse tipo de descolamento na vida rela, mas é admissível um certo distanciamento, mesmo que temporário em relação aos incômodos que, infelizmente, continuam ocupando as manchetes no noticiário policial.

Além disso, a menor probabilidade de um impeachment de Temer tem como pano de fundo a inflação e os juros em queda, além dos sinais benignos de que o consumo doméstico começa a reagir. Expectativas e confiança com viés positivo são fundamentais para a retomada da economia, mas de qualquer forma recomendamos muita prudência porque ainda não é possível projetar assertivamente a consistência, resistência e durabilidade de todo esse lamaçal.

É possível que estejamos vivendo apenas o último suspiro do morto? Sim, é possível, mas pouco provável. Contudo cautela e canja de galinha, como dizia a minha vó, não fazem mal a ninguém. Dizemos isso porque os desejados processos efetivamente transformadores no campo da economia estão sempre condicionados à concretização das reformas estruturais, seja ela tributária, trabalhista, política ou previdenciária, capazes de devolver um nível de confiança mínimo e confortável aos investidores.



A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


Argentina e Venezuela são alertas para países que ainda são ricos hoje

No meu novo livro How Nations Escape Poverty, mostro como as nações escapam da pobreza, mas também tenho alguns comentários sobre como países que antes eram muito ricos se tornaram pobres.

Autor: Rainer Zitelmann


Como a integração entre indústria e universidade pode trazer benefícios

A parceria entre instituições de ensino e a indústria na área de pesquisa científica é uma prática consolidada no mercado que já rendeu diversas inovações em áreas como TI e farmacêutica.

Autor: Thiago Turcato


Marcas de um passado ainda presente

Há quem diga que a infância é esquecida, que nada daquele nosso passado importa. Será mesmo?

Autor: Paula Toyneti Benalia


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes


De quem é a América?

Meu filho tinha oito anos de idade quando veio me perguntar: “papai, por que os americanos dizem que só eles vivem na América?”.

Autor: Leonardo de Moraes


Como lidar com a dura realidade

Se olharmos para os acontecimentos apresentados nos telejornais veremos imagens de ações terríveis praticadas por pessoas que jamais se poderia imaginar que fossem capazes de decair tanto.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O aumento da corrupção no país: Brasil, que país é este?

Recentemente, a revista The Economist, talvez a mais importante publicação sobre a economia do mundo, mostrou, um retrato vergonhoso para o Brasil no que diz respeito ao aumento da corrupção no país, avaliação feita pela Transparência Internacional, que mede a corrupção em todos os países do mundo.

Autor: Ives Gandra da Silva Martins


O voto jovem nas eleições de 2024

O voto para menores de 18 anos é opcional no Brasil e um direito de todos os adolescentes com 17 ou 16 anos completos na data da eleição.

Autor: Wilson Pedroso