Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Realização pessoal, como alcançar

Realização pessoal, como alcançar

17/08/2016 Flávio Melo Ribeiro

Uma maneira simples de você identificar qual seu Projeto de Ser é pensar em como gostaria de ser visto pelos outros.

Realização pessoal, como alcançar

Caro leitor no artigo Beleza e o relacionamento amoroso citei que: “A psicologia identificou que toda pessoa, desde pequena, forma um Projeto de Ser Determinada Pessoa no Mundo e busca durante sua vida realiza-lo. Quando identifica que a pessoa que está se relacionando amorosamente é importante para realização do seu projeto, tende a sentir-se mais próximo e a manter laços.”

Mas você pode se perguntar como identificar qual meu Projeto de Ser? E por isso é importante? O filósofo Sênica, nascido em 4 A.C. falou que “Nenhum vento sopra a favor de quem não sabe para onde ir”, quer dizer que se não sei qual meu Projeto de Ser, como vou avaliar se o que faço está a favor ou contra mim.

Visto que o sentimento de realização que a pessoa sente está diretamente ligada ao fato de alcançarmos sucesso em pequenos projetos que fazem parte de um projeto maior de vida. Saber qual é meu Projeto de Ser é possibilitar organizarmos planejamento de ações possíveis e necessárias para nos realizarmos como seres humanos.

Isto implica saber o que queremos, o que gostamos, quais nossos valores, quais nossos ideias, etc. Isto parece óbvio, mas junto aos clientes de psicoterapia é bastante comum, quando questionados, não saberem o que exatamente querem da sua vida.

É mais comum do que se imagina. Caro leitor, procure fazer um teste com você: qual é seu Projeto de Ser? E você vai ver que não é tão fácil, mas uma vez fazendo, você vai conseguir questionar com clareza suas atividades, seus relacionamentos, seu trabalho e seus lazeres.

Conseguirá ver quais atividades estão na direção de você se realizar e quais estão lhe frustrando. Perceberá que algumas atividades, caso alcance sucesso, na realidade lhe frustrará, pois está contra seu Projeto de Ser. Identificará porque sente-se incomodado em realizar determinadas atividades, visto que é provável que estejam em dissonância com o que acredita, com o que acha certo.

Uma maneira simples de você identificar qual seu Projeto de Ser é pensar em como gostaria de ser visto pelos outros. Procure organizar numa tabela como gostaria de ser reconhecido pelos seus pais, seus amigos mais próximo, pelo seu cônjuge, seus colegas de estudo e trabalho, etc.

Depois identifique como você sonha com sua vida, como ela deveria ser agora e daqui a alguns anos. Isto implica identificar onde gostaria de morar, com quem gostaria de estar se relacionando e o modo como deveria ser, o que pretende fazer de lazer, quais coisas ou atividades lhe proporciona uma sensação de realização.

Por fim, procure identificar suas principais características: o que caracteriza você, principalmente no seu comportamento. Pergunte as pessoas mais próximas como elas o veem. Quais características são mais evidentes. Procure ser sincero, de nada adianta se enganar.

Procure levar em consideração as críticas que os outros fazem de você, veja se eles tem razãos. Diante dessas informações avalie como está sua vida. Você está satisfeito com você? Com seu estilo de vida? Com sua condição? Caso negativo, procure mudar levando em consideração seu Projeto de Ser. Se tiver dificuldade de fazer sozinho procure ajuda de um profissional.

* Flávio Melo Ribeiro é Psicólogo.



Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


Argentina e Venezuela são alertas para países que ainda são ricos hoje

No meu novo livro How Nations Escape Poverty, mostro como as nações escapam da pobreza, mas também tenho alguns comentários sobre como países que antes eram muito ricos se tornaram pobres.

Autor: Rainer Zitelmann


Marcas de um passado ainda presente

Há quem diga que a infância é esquecida, que nada daquele nosso passado importa. Será mesmo?

Autor: Paula Toyneti Benalia


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes


De quem é a América?

Meu filho tinha oito anos de idade quando veio me perguntar: “papai, por que os americanos dizem que só eles vivem na América?”.

Autor: Leonardo de Moraes


Como lidar com a dura realidade

Se olharmos para os acontecimentos apresentados nos telejornais veremos imagens de ações terríveis praticadas por pessoas que jamais se poderia imaginar que fossem capazes de decair tanto.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra