Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Recall – A Instabilidade Política Institucionalizada

Recall – A Instabilidade Política Institucionalizada

28/06/2017 Bady Curi Neto

O sistema de Recall não é novo no sistema jurídico mundial.

A Comissão do Constituição e Justiça do Senado acaba de aprovar a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) denominada de Recall, que traz previsibilidade da revogação do mandado do cargo majoritário da nação, pela insatisfação, de pasmem, 10% (dez por cento) dos eleitores que compareceram na última eleição, com proposta assinada e devidamente identificado o eleitor.

A partir daí o Congresso Nacional convocaria um referendo popular para revogar o mandado do presidente. A linha sucessória seria a mesma já prevista na Constituição Federal. No caso de o cargo de vice-presidente estar vago, assumiria o presidente da Câmara para convocar eleições nos moldes estabelecidos na carta magma.

O sistema de Recall não é novo no sistema jurídico mundial. Este mecanismo surgiu em 1911, na Califórnia, nos EUA. Neste país é utilizado em doze Estados-membros e em cerca de mil municípios, sendo que inexiste no plano federal. É utilizado tanto para os membros do Executivo, quanto para o Legislativo.

Pessoalmente, entendo ser um mecanismo útil à legitimação dos membros do executivo e legislativo, eleitos pelo povo. A legitimidade da representatividade deixa de ficar apenas em razão da Eleição, mas também durante o mandado eletivo, estando os eleitores insatisfeitos com seus representantes poderá utilizar-se do Recall para apeá-los dos cargos para os quais foram eleitos.

Este mecanismo traz maior compromisso dos representantes com seus eleitores e com as promessas feitas durante o período eleitoral. No Brasil, a proposta original da PEC do Recall previa a possibilidade do instituto ser utilizado contra os chefes dos Poderes Executivos, assim como Senadores e Deputados, porém o relator do projeto limitou o texto apenas ao Presidente da República, o que a meu ver é um contrassenso.

Todos os eleitos deveriam poder ser submetidos à avaliação constante de seus eleitores. Um senador, deputado ou representante do executivo municipal ou estadual que passe a não representar o desejo da população, ou pego em um escândalo de corrupção, infelizmente tão comum nos dias de hoje, poderia ser defenestrado por quem os elegeram. A crítica que faço a este possível novo ordenamento jurídico é o receio de que, com sua aprovação, traga a reboque uma instabilidade política.

O governo ficaria com as mãos atadas para propor medidas austeras na economia, a exemplo da reforma trabalhista e previdenciária, com medo de que, ao propô-las, ficasse refém de desagradar à população.

No intuito de evitar a instabilidade política e por consequência uma ingovernabilidade, entendo que o percentual para requerer o Recall deveria saltar de 10% para 30% dos eleitores que participaram efetivamente das eleições, o que dificultaria que tal mecanismo fosse utilizado em reprimenda a medidas impopulares, mas necessárias à governabilidade, e que se conclamasse a toda hora um referendo com altos custos para os cofres públicos.

A proposta como aprovada pela CCJ do Senado poder-se-ia ser chamada do Recall da Instabilidade Política Institucionalizada, e não como mecanismo de controle da insatisfação dos eleitores com os representantes eleitos.

* Bady Curi Neto é advogado, ex-juiz do TRE-MG, fundador do escritório Bady Curi Advocacia Empresarial.



O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan