Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Redes de franquia invadem o interior do país

Redes de franquia invadem o interior do país

03/04/2011 Marina Nascimbem Bechtejew Richter

Os altos custos dos terrenos nas grandes metrópoles, associados à escassez de pontos comerciais e à saturação das lojas franqueadas nas capitais têm acarretado o aumento da expansão das redes de franquia para as cidades do interior do país. Esse processo, já detectado por diversas redes, vem sendo utilizado cada vez com maior frequencia, principalmente com o objetivo de evitar a canibalização da marca e a concorrência interna entre franqueados.

Apesar de o mercado de franquias nas cidades do interior estar aquecido, alguns cuidados devem ser tomados tanto por parte da franqueadora como por parte dos candidatos a franqueados, para que não haja frustração com o negócio.

Entre esses cuidados, vale destacar:

- A realização de estudos prévios com o objetivo de analisar a viabilidade da entrada da franquia, bem como da aceitação do produto ou serviço, nas cidades de menor porte. Isso é importante pois existem produtos e/ou serviços que não se adaptam a determinadas regiões, seja em razão do clima, poder aquisitivo ou outros fatores;

- A necessidade, se for o caso, de adaptação do negócio original, principalmente com redução de custos, para permitir a expansão pelo interior;

- Um estudo sobre a logística de abastecimento da rede, evitando, assim, falta ou escassez de produto na loja franqueada. Se a rede não tiver canais de distribuição adequados, a expansão deve ser retardada até a eliminação do problema;

- Criação de uma equipe interna da franqueadora capaz de fornecedor a consultoria e o suporte demandados pelos franqueados, seja local ou remota, permitindo, assim, a operação regular da loja franqueada;

- O operador da franquia deve ter as características exigidas pela franqueadora, bem como dedicar-se ao negócio e estar inserido na sociedade local. Apesar da força da marca e da rede, qualquer deslize na sua operação pode trazer sérios prejuízos aos negócios. Vale ressaltar que isso também é importante para as franquias localizadas nas capitais. Porém, em razão de uma característica própria de cidades interioranas, onde o senso comunitário é bem maior que nos grandes centros, esse cuidado deve ser reforçado.

O processo de interiorização das franquias segue o exemplo dos shoppings centers, que estão se dirigindo para o interior em busca de novos mercados. Dos mais de 30 shoppings que iniciarão as suas atividades no ano de 2012, apenas três ficam nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo.

* Marina Nascimbem Bechtejew Richter é sócia do Kurita, Bechtejew e Monegaglia Advogados – KBM Advogados - [email protected]



Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


Argentina e Venezuela são alertas para países que ainda são ricos hoje

No meu novo livro How Nations Escape Poverty, mostro como as nações escapam da pobreza, mas também tenho alguns comentários sobre como países que antes eram muito ricos se tornaram pobres.

Autor: Rainer Zitelmann


Marcas de um passado ainda presente

Há quem diga que a infância é esquecida, que nada daquele nosso passado importa. Será mesmo?

Autor: Paula Toyneti Benalia


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes


De quem é a América?

Meu filho tinha oito anos de idade quando veio me perguntar: “papai, por que os americanos dizem que só eles vivem na América?”.

Autor: Leonardo de Moraes


Como lidar com a dura realidade

Se olharmos para os acontecimentos apresentados nos telejornais veremos imagens de ações terríveis praticadas por pessoas que jamais se poderia imaginar que fossem capazes de decair tanto.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra