Portal O Debate
Grupo WhatsApp

ReThink: a arte de repensar o papel das empresas

ReThink: a arte de repensar o papel das empresas

28/11/2016 Marina Rejman

Repensar é a palavra de ordem para o momento.

Estive focada na “VI Conferência ReThink Business”, com curadoria da Marina Miranda, uma das maiores especialista em crowdsourcing no Brasil, na Unibes Cultural. Dois dias em que profissionais de diversas empresas pararam para repensar o futuro de seus negócios.

Diversas foram as questões instigantes que os palestrantes nos mostraram. Holocracia, por exemplo, que é um novo modelo de gestão nas empresas que demole a pirâmide hierárquica. Como estão indo as empresas que já adoratam esta nova forma? Outras formas de organização que eliminam o antiquado papel do “chefe” estão surgindo.

Finalmente, o entendimento da responsabilidade de cada um, sem um patriarcado, sem um poder de força controlador. São ainda poucos os cases no Brasil, mas já estamos podendo observar que além de uma outra forma de governança corporativa, com empoderamento de todos na organização, muito ainda se tem para desenvolver, para “tirar” do brasileiro a enraigada cultura de só realizar entregas mediante cobrança.

Vimos também como a ferramenta de Design Thinking já está evoluindo para Design Sprint. O bom é vermos que a empatia, o colocar-se no lugar do outro, seja ele seu consumidor ou colaborador, é a forma inevitável de ter sucesso consistente no que se faz.

Nomes diferentes foram utilizados em diversas abordagens, mas sempre com o foco humano, em resolver verdadeiramente os problemas das pessoas. As empresas que entenderem esta essência são as corporações do futuro. É fato que as coisas estão mudando numa velocidade antes inimaginável.

Os avanços tecnológicos têm feito muitas empresas simplesmente deixarem de existir ao mesmo tempo que possibilitam o nascimento de muitas outras em novos modelos de negócios. Muito ainda virá com Big Data e inteligência artificial, redesenhando totalmente as profissões do futuro.

É a vez do intraempreendedorismo, onde os funcionários assumem características de empreendedores, auxiliando nos processos de inovação e decisão como se fossem os donos do negócio. O antigo conceito de “vestir a camisa” de forma totalmente renovada e mandatória como força motriz do sucesso.

Entendimento do consumidor, geração de ideias com formatos inovadores como Hackatons vão se tornar assunto recorrente. Em suma, o ReThink Business proporcionou a todos os participantes a oportunidade de compreender melhor todas as mudanças e transformações que estamos vivendo para que estejamos alinhados para a construção do amanhã. Repensar é a palavra de ordem para o momento. Foi só um começo. Vem muito por aí em 2017!

* Marina Rejman é CEO da Sala de Cultura, espaço dedicado à educação executiva.



Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


Argentina e Venezuela são alertas para países que ainda são ricos hoje

No meu novo livro How Nations Escape Poverty, mostro como as nações escapam da pobreza, mas também tenho alguns comentários sobre como países que antes eram muito ricos se tornaram pobres.

Autor: Rainer Zitelmann


Marcas de um passado ainda presente

Há quem diga que a infância é esquecida, que nada daquele nosso passado importa. Será mesmo?

Autor: Paula Toyneti Benalia


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes


De quem é a América?

Meu filho tinha oito anos de idade quando veio me perguntar: “papai, por que os americanos dizem que só eles vivem na América?”.

Autor: Leonardo de Moraes


Como lidar com a dura realidade

Se olharmos para os acontecimentos apresentados nos telejornais veremos imagens de ações terríveis praticadas por pessoas que jamais se poderia imaginar que fossem capazes de decair tanto.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra