Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Ruídos ameaçam as telecomunicações do país

Ruídos ameaçam as telecomunicações do país

19/09/2015 Vivien Mello Suruagy

As conexões que transmitem os sinais pela internet e por outros meios de telecomunicação aos brasileiros precisam estar muito bem ajustadas para que todos os consumidores tenham acesso a serviços de qualidade.

Por problemas crônicos de infraestrutura, tais serviços jamais atingiram níveis de excelência no Brasil.

Porém, a situação fica ainda mais difícil quando os próprios atores responsáveis pela estrutura das telecomunicações começam a se desconectar.

Por interferência excessiva de autoridades ou por falta de colaboração entre elas, a qualidade cai e o resultado do serviço acaba sendo tirado indevidamente do bolso dos consumidores e da iniciativa privada envolvida no processo.

A realidade emerge: vende-se uma situação de controle que não se entrega. As prestadoras de serviços – espremidas entre agentes reguladores, operadoras e consumidores – são as que mais sofrem nesse processo de involução.

O SINSTAL - Sindicato Nacional das Empresas Prestadoras de Serviços em Telecomunicações -, entidade com base nacional, agrega aproximadamente sete mil empresas, contratadas que trabalham fortemente para operadoras e empresas públicas e privadas em geral.

São responsáveis pela instalação de telefones, sistemas de internet e de TV por assinatura na casa de usuários, pela operação de call centers e pela realização de reparos técnicos em equipamentos, dentre outras atividades.

Nossas entidades empregam atualmente mais de um milhão de pessoas em todo o País. Por congregar tamanha estrutura, dispomos de absoluta legitimidade e amplo conhecimento dos problemas enfrentados pelo setor.

Sabemos que os serviços especializados que prestamos constituem um processo irreversível, no Brasil e no mundo. Adiantemos um pouco mais sobre nosso setor. As empresas de outsourcing, segundo dados do Dieese, empregam hoje cerca de doze milhões de trabalhadores, 27% da força de trabalho ativa do País (estudo veiculado pelo Jornal Folha de S. Paulo, em 17/05/2015).

Além disso, as empresas de terceirização, especialmente no setor de teleatendimento, são responsáveis pelo primeiro emprego de muitos jovens em pequenas e médias empresas genuinamente brasileiras. Chama atenção a forma como a terceirização é conduzida por algumas contratantes.

Para cortar custos e gerar lucro para seus acionistas, essas empresas muitas vezes impõem condições inviáveis às terceirizadas, mediante remuneração incondizente com um serviço de boa qualidade, exigindo preços inexequíveis.

O resultado é previsível: suas contratadas acabam prestando um serviço sofrível, não remunerando adequadamente seus trabalhadores, atrasando fornecedores e aumentando passivos. Soma-se a este quadro o aumento de demissões de trabalhadores.

As próprias empresas informam que a redução de seus quadros já atingiu 30%, com a dispensa de funcionários que levaram meses de intenso treinamento ou anos de árduo trabalho no setor. As grandes vantagens decorrentes da terceirização são anuladas com a prática de preços irreais e quebra das empresas.

A conduta da Anatel diante do assunto só piora a situação. Como responsável pela regulamentação dessa questão, a agência faz vista grossa ao que se passa entre contratantes e contratadas, sem examinar a planilha de preços, qualidade e pontualidade de pagamento.

Ora, não se pode admitir que todo um segmento econômico seja virtualmente eliminado por descompromisso com a qualidade. Até o fim deste ano, a Anatel deverá fixar os termos relativos à revisão dos contratos de concessão das empresas de telefonia fixa, bem como o novo Plano Geral de Metas para a Universalização.

Esperamos mais atenção aos pleitos do setor. Fato é que as excessivas medidas e indicadores de controle impostas pela Anatel, fora de contexto e parcialmente inócuas, são preocupantes. Novas medidas foram incorporadas nos últimos anos e essas metas desnecessárias são repassadas às terceirizadas, gerando custos adicionais que impactam na taxa de retorno das operadoras.

Necessitamos fortemente de investimentos para o setor. Infelizmente, os fundos setoriais de telecomunicações criados com este propósito específico servem unicamente para abater problemas da dívida do Tesouro. Temos arrecadados aproximadamente 63 bilhões do Fistel, 19 bilhões do Fust e 5 bilhões do FUNTTEL. E muito pouco foi aplicado no setor.

Esta situação contribui ainda mais para aumento do desemprego, redução da capacidade de investimento das teles e aumento do preço cobrado pelos serviços para o consumidor. Não por acaso, o setor de serviços especializados terceirizados de telecomunicações vive a maior crise de toda a sua existência.

Não se pede que as autoridades interfiram em relações contratuais privadas. Mas o Ministério das Comunicações deveria voltar sua atenção para o relevante segmento das prestadoras em telecomunicações.

Sugerimos, por exemplo, análise e acompanhamento de questões como:

- quantidade, qualificação e remuneração de mão obra necessária para execução dos serviços terceirizados, que servem de base para os contratos firmados e a serem firmados entre contratantes e prestadoras de serviços;

- observância das convenções e normas coletivas vigentes;

- cumprimento dos prazos de pagamento estipulados entre as partes;

- rotatividade de mão de obra no setor;

- rotatividade e inadimplência de prestadoras de serviços no setor;

- cumprimento dos contratos firmados entre Anatel e operadoras, assim como entre operadoras e prestadoras de serviços, com implementação de metas factíveis e indicadores de controle, através de reuniões bimensais entre Ministério das Comunicações, Anatel, sindicatos patronais e sindicatos de trabalhadores.

Um setor com tamanha quantidade de empregos, que envolve milhares de empresas e participa da prestação de serviços públicos de alta relevância deve ser objeto de maiores cuidados. E de uma política pública mais condizente com seu porte.

* Vivien Mello Suruagy é presidente do SINSTAL - Sindicato Nacional das Empresas Prestadoras de Serviços em Telecomunicações.



As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


Argentina e Venezuela são alertas para países que ainda são ricos hoje

No meu novo livro How Nations Escape Poverty, mostro como as nações escapam da pobreza, mas também tenho alguns comentários sobre como países que antes eram muito ricos se tornaram pobres.

Autor: Rainer Zitelmann


Marcas de um passado ainda presente

Há quem diga que a infância é esquecida, que nada daquele nosso passado importa. Será mesmo?

Autor: Paula Toyneti Benalia


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes


De quem é a América?

Meu filho tinha oito anos de idade quando veio me perguntar: “papai, por que os americanos dizem que só eles vivem na América?”.

Autor: Leonardo de Moraes