Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Saídas simples e inteligentes para vender mais

Saídas simples e inteligentes para vender mais

25/07/2008 Divulgação

Cada vez que visito uma empresa ou assisto a uma palestra, deparo-me com uma nova tendência da Cadeia de Suprimentos.

Sob a ótica de vendas, toda novidade desta área exige mudanças drásticas na abordagem do vendedor. Em quase 14 anos de atuação no setor de vendas, conheci e experimentei muitas dessas novas tendências. Adaptei-me a algumas delas e descobri saídas inteligentes para vender com mais sucesso. Em uma das minhas primeiras visitas como gerente de Contas aconteceu um caso interessante. Eu estava na sala de espera de um futuro cliente (uma multinacional) e verifiquei que uma pessoa entrou na recepção e perguntou se o fornecedor agendado para as 15 horas já havia chegado. O relógio marcava exatamente 14 horas e 45 minutos.

A recepcionista apontou para mim, avisando-o de que eu já o aguardava, entretanto, entrei na sala de reunião somente às 15 horas. Enquanto esperava, fiquei me questionando por que o executivo voltou para a sua sala, sem me convidar para entrar imediatamente. Resolvi não criticá-lo mentalmente e entender o que estava acontecendo. Mais tarde, descobri que o cliente preferia que seus fornecedores chegassem 15 minutos adiantados, a fim de esquecerem os percalços do trajeto e se concentrarem para a reunião. Comecei a usar esta inteligência em todos os meus compromissos. Após alguns anos, encontrei-me em uma dura concorrência na qual alguns milhares de reais estavam em jogo.

Como de costume, cheguei ao local 15 minutos antes para me concentrar no assunto. Quando a reunião começou, eu estava realmente preparado e com a mente 100% focada na apresentação que, por sinal, fluiu muito bem. Como o outro fornecedor ainda não havia chegado e estava muito atrasado, pude estender a apresentação da nossa solução. Depois de duas horas de conversa, a reunião foi encerrada. O cliente comentou que, graças ao atraso de nosso concorrente, pudemos aproveitar a ocasião para expor todas as nossas idéias. Uma semana depois, o contrato estava assinado. Buscar saídas inteligentes para problemas complexos pode ser muito complicado, principalmente quando não praticamos. Por isso, precisamos aplicar inteligências nas pequenas ações do dia a dia. Normalmente elas fazem a diferença. O mundo está em freqüente mudança. Mude também.

* Paulo Rosanova é gerente de Conta do Mercado Eletrônico.



Setembro Amarelo: é preciso praticar o amor ao próximo

Um domingo ensolarado é um dia perfeito para exercitar a felicidade, passear no parque, levar as crianças na piscina ou encontrar os amigos com seus sorrisos largos e escancarados.


Setembro Amarelo: é preciso ter ferramentas para lidar com o mundo

No semáforo, a cor amarela é frequentemente associada com desaceleração. O motorista precisa reduzir a velocidade ou até mesmo parar.


Da apropriação ilícita dos símbolos da Nação

Uma nova prática vem sendo efetivada por políticos e partidos radicais em âmbito mundial, a apropriação dos símbolos da nação como se fossem bandeiras de suas filosofias.


Tecnologia é fundamental para facilitar o processo de legalização de novos negócios no Brasil

Imagine se todo o recurso humano e dinheiro envolvidos no processo de abertura e legalização de uma empresa no Brasil fossem utilizados para promover mais eficiência e valor agregado para a sociedade?


Como a tecnologia pode criar uma cultura de reciclagem

Diante das diversas transformações no mundo dos negócios e no modelo de atendimento aos consumidores, empresas de todos os segmentos estão sendo obrigadas a buscarem soluções que permitam acelerar a inovação e a eficiência de seus negócios.


As regras essenciais para o uso de vagas de garagem em condomínios

A garagem traz para o condômino segurança e comodidade para os moradores.


Como usar a sua voz para compartilhar as suas ideias?

Você já se perguntou quantas palavras fala diariamente?


A jornada de inovação dos caixas eletrônicos

Quando os primeiros caixas eletrônicos chegaram ao Brasil, no início dos anos 1980, a grande novidade era a possibilidade de retirar dinheiro ou emitir um extrato de forma automatizada.


A nota oficial do Presidente da República

Após o excesso de retórica do mandatário maior da nação ocorrida no dia de uma das maiores manifestações já realizadas e vistas pelo povo brasileiro, o Presidente da República, veio a público, através de nota oficial, prestar a seguinte declaração, da qual destaca-se os seguintes parágrafos:


Combate ao terrorismo após 11 de setembro: incertezas e desafios

Faz 20 anos que acompanhamos, principalmente pela televisão, o maior ataque terrorista da história contemporânea.


ESG qualifica empresas na busca por investidores

Segundo a Morningstar, no início do segundo semestre o volume global investidos em fundos ESG ultrapassou o montante de US$ 2,3 trilhões.


A vacina é para todas as idades

Em todas as fases da vida manter a caderneta de vacinação em dia é muito importante.