Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Se eu fosse você!

Se eu fosse você!

25/05/2016 Hilton Euzébio

É chegada a hora de provocarmos vômito...

Lembro-me de quando minha avó dizia: "A comida não lhe caiu bem meu filho, faça vômito agora". Aí, relutante, tomava a dura iniciativa.... pronto, em vinte minutos eu estava bom como um côco.

Agora, meus compatriotas, acho que todos já viram que ainda estamos sofrendo do mesmo mau de antes. Eu digo todos mesmo, seja você “mortadela ou coxinhas”, e acho que temos que apelar para o radical, algo que verdadeiramente comece a expulsar o mau de nossas entranhas, algo que não dependa de remédios externos ou iniciativas de alguns medicamentos como PF, MPF, AGU, TCU, STF, INTERPOL ou sabe-se lá o quê mais.

Devemos começar a preparar nossas mentes e corpos, é hora da ação, aquela que só nos podemos fazer, intransferível, mais que própria. Teremos alguns meses para prepararmos até a alma, mais temos que fazê-lo.

Proponho, como minha avó, enfiarmos o dedo na garganta, digo nas urnas eletrônicas de outubro/2016, e fazermos algo que talvez deixe nossas vísceras "doídas", ardentes e até tenhamos um pouco de arrependimento depois, mas temos que tentar.

Devemos tentar mostrar a todos esses MAUS ELEMENTOS - que mudam de nomes e partidos, mas sempre são os mesmos, que mantêm-se vivos lá dentro de nosso país, governando nossos ministérios, órgãos, estatais, secretarias, congresso e poderes - nossa força, decisão, coragem e determinação. Temos que ser radicais.

Vamos todos, sem exceção, todos mesmo, aproveitarmos a próxima eleição e fazermos o primeiro ato, a primeira iniciativa para provar que não queremos mais passar mal. Simplesmente trocar todos os políticos, um novo pacto nacional, a completa substituição, elegendo somente pessoas que nunca foram nada antes, "virgens" de tudo.

Vamos eleger somente candidatos a vereadores e prefeitos que nunca foram políticos. Em 2018, façamos o mesmo, presidente, governadores e deputados, elegendo somente quem nunca foi eleito antes. Assim devemos ir repetindo até a eleição em que tenhamos nos livrado de todos.

Pronto, como dizia minha avô, podemos até passar mal novamente, mas não será pelo mesmo "nó nas tripa".

Hilton Euzébio / Belo Horizonte - MG



A importância do financiamento à exportação de bens e serviços

Observamos uma menor participação das exportações de bens manufaturados na balança comercial brasileira, atualmente em torno de 30%.

Autor: Patrícia Gomes


Empreendedor social: investindo no futuro com propósito

Nos últimos anos, temos testemunhado um movimento crescente de empreendedores que não apenas buscam o sucesso financeiro, mas também têm um compromisso profundo com a mudança social.

Autor: Gerardo Wisosky


Novas formas de trabalho no contexto da retomada de produtividade

Por mais de três anos, desde o surgimento da pandemia em escala mundial, os líderes empresariais têm trabalhado para entender qual o melhor regime de trabalho.

Autor: Leonardo Meneses


Desafios da gestão em um mundo em transformação

À medida que um novo ano se inicia, somos confrontados com uma miríade de oportunidades e desafios, delineando um cenário dinâmico para os meses à frente.

Autor: Maurício Vinhão


Desumanização geral

As condições gerais de vida apertam. A humanidade vem, há longo tempo, agindo de forma individualista.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O xadrez das eleições: janela partidária permite troca de partidos até 5 de abril

Os vereadores e vereadoras de todo país que desejam trocar de partido têm até dia 5 de abril para realizar a nova filiação.

Autor: Wilson Pedroso


Vale a renúncia?

Diversos setores da economia ficaram surpresos com um anúncio vindo de uma das maiores mineradoras do mundo, a Vale.

Autor: Carlos Gomes


STF versus Congresso Nacional

Descriminalização do uso de drogas.

Autor: Bady Curi Neto


O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A Stellantis é rica, gigante, e a Stellantis South America, domina o mercado automobilístico na linha abaixo da Linha do Equador.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A verdade sobre a tributação no Brasil

O Brasil cobra de todos os contribuintes (pessoas físicas e jurídicas) sediados no território nacional, cerca de 33,71% do valor de todos os bens e serviços produzidos no país.

Autor: Samuel Hanan


Bom senso intuitivo

Os governantes, em geral, são desmazelados com o dinheiro e as contas. Falta responsabilidade na gestão financeira pública.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


População da Baixada quer continuidade da Operação Verão

No palanque armado na Praça das Bandeiras (Praia do Gonzaga), a população de Santos manifestou-se, no último sábado, pela continuidade da Operação Verão da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves