Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Segurança da informação: uma parceria entre TI e negócio

Segurança da informação: uma parceria entre TI e negócio

29/02/2012 Umberto Rosti

As organizações passam diariamente por constantes mudanças, sejam elas estratégicas, tecnológicas, operacionais e até mercadológicas devido aos efeitos advindos pelo avanço da competitividade, pela evolução e uso da tecnologia e pela globalização dos mercados.

Nos últimos anos, a atenção sobre a Segurança da Informação esteve mais voltada à tecnologia e ao ambiente operacional das organizações do que propriamente ao negócio. Mas esse cenário vem se transformando, e cada vez mais as empresas entendem a necessidade do plano de negócio estar diretamente ligado aos investimentos e estratégias de TI e SI.

Além da maturidade acerca desta evolução, outros motivos como o aumento de risco com ciberataques, ciberguerra e outras ameaças, fizeram com que empresários do mais alto escalão percebessem a necessidade da empresa não apenas proteger seus dados sensíveis e infraestrutura, mas também o valor da sua marca, que pode ser prejudicado com a falta de confiança de clientes e parceiros.

E assim, cada vez menos percebemos empresas que se preocupam apenas em atender as especificações de segurança de sua tecnologia, deixando a área de negócio distante de TI e SI e que é responsável, muitas vezes, apenas por ações mínimas como proteção de suas senhas, o que ainda era visto como algo burocrático e que atrapalhava a geração de receita. Agora, a visão sobre segurança da informação é muito mais ampla e abrangente. E a grande batalha é construir uma relação de confiabilidade com os clientes e parceiros de negócio, inclusive com outros stakeholders. Inserida também no negócio, as empresas passam a lidar com segurança da informação de uma forma mais ampla, onde estabelece que sistemas integrados de controles internos, estruturas de administração de segurança da informação e auditorias preventivas são reportadas diretamente ao CEO.

Os órgãos reguladores, tanto locais e internacionais, vêm demonstrando com firmeza a preocupação com a segurança da informação e privacidade na nova economia globalizada, instruindo o mercado por meio de normas específicas. Da mesma forma, governos de alguns países já avançaram em direção a regulamentação em seus respectivos mercados, servindo de referência para outros países. No cenário atual, o grande desafio das organizações é encontrar o exato equilíbrio entre construir uma relação de confiabilidade, dentro de um ambiente dinâmico, competitivo e dependente de tecnologia, e proteger sua imagem e reputação de fraudes, vandalismo, terrorismo, desvios internos e outros.

Já o desafio da segurança da informação esta em fazer-se dentro de um contexto amplo e não somente tecnológico e operacional, com o comprometimento de todas as áreas da empresa até o usuário final. E esta é a grande tendência da SI, uma relação de parceria entre as diversas áreas corporativas, uma vez que grande parte das corporações já trabalha com a ideia de que é impossível separar seus produtos da parte tecnológica, e que o custo investido nessa área é refletido no retorno positivo dos negócios. E o resultado é aliança entre a tecnologia e a parte estratégica das corporações, atuando junto com os objetivos e planos de negócio.

* Umberto Rosti é Administrador, sócio-fundador da SafeWay Consultoria, com MBA em Tecnologia pela FGV, possui mais de 13 anos de experiência atuando principalmente com Segurança da Informação em consultoria e auditoria.

 

 



A importância do financiamento à exportação de bens e serviços

Observamos uma menor participação das exportações de bens manufaturados na balança comercial brasileira, atualmente em torno de 30%.

Autor: Patrícia Gomes


Empreendedor social: investindo no futuro com propósito

Nos últimos anos, temos testemunhado um movimento crescente de empreendedores que não apenas buscam o sucesso financeiro, mas também têm um compromisso profundo com a mudança social.

Autor: Gerardo Wisosky


Novas formas de trabalho no contexto da retomada de produtividade

Por mais de três anos, desde o surgimento da pandemia em escala mundial, os líderes empresariais têm trabalhado para entender qual o melhor regime de trabalho.

Autor: Leonardo Meneses


Desafios da gestão em um mundo em transformação

À medida que um novo ano se inicia, somos confrontados com uma miríade de oportunidades e desafios, delineando um cenário dinâmico para os meses à frente.

Autor: Maurício Vinhão


Desumanização geral

As condições gerais de vida apertam. A humanidade vem, há longo tempo, agindo de forma individualista.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O xadrez das eleições: janela partidária permite troca de partidos até 5 de abril

Os vereadores e vereadoras de todo país que desejam trocar de partido têm até dia 5 de abril para realizar a nova filiação.

Autor: Wilson Pedroso


Vale a renúncia?

Diversos setores da economia ficaram surpresos com um anúncio vindo de uma das maiores mineradoras do mundo, a Vale.

Autor: Carlos Gomes


STF versus Congresso Nacional

Descriminalização do uso de drogas.

Autor: Bady Curi Neto


O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A Stellantis é rica, gigante, e a Stellantis South America, domina o mercado automobilístico na linha abaixo da Linha do Equador.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A verdade sobre a tributação no Brasil

O Brasil cobra de todos os contribuintes (pessoas físicas e jurídicas) sediados no território nacional, cerca de 33,71% do valor de todos os bens e serviços produzidos no país.

Autor: Samuel Hanan


Bom senso intuitivo

Os governantes, em geral, são desmazelados com o dinheiro e as contas. Falta responsabilidade na gestão financeira pública.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


População da Baixada quer continuidade da Operação Verão

No palanque armado na Praça das Bandeiras (Praia do Gonzaga), a população de Santos manifestou-se, no último sábado, pela continuidade da Operação Verão da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves