Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Segurança: não basta ter câmeras

Segurança: não basta ter câmeras

18/10/2016 Cristiano Felicíssimo

É comum ler a frase “Sorria, você está sendo filmado” em ambientes com grande fluxo de pessoas.

Isso acontece porque, aparentemente, contar com câmeras é suficiente para garantir a segurança de um local. Contudo, na prática, não é bem assim que funciona.

Ouso ainda afirmar que, na maioria dos casos, estes equipamentos não garantem a proteção. Quantas vezes, ao assistir aos telejornais, nos deparamos com a declaração de que os suspeitos de um crime não puderam ser identificados pelascâmeras de segurança?

E normalmente isso acontece porque a qualidade das imagens era ruim e não permitiu o reconhecimento, ou porque no momento do ocorrido o aparelho estava focado em outra direção e não foram captadas as corretas. Tudo isso realmente acontece – e com uma frequência assustadora.

Mas o problema são as câmeras? Certamente não. Mas, como o próprio título deste artigo afirma, não basta ter câmeras. As empresas necessitam de projetos inteligentes. Obviamente, um circuito interno de TV precisa de equipamentos de qualidade e que façam boas imagens.

Mas, além disso, se o ambiente monitorado tiver um grande fluxo de pessoas - como aeroportos, feiras e exposições, por exemplo -, a solução precisa ajudar a localizar determinadas características, como todos os que passaram pelo local e que estavam com uma camisa azul.

Os bons projetos de segurança funcionam como os “olhos humanos”. As câmeras devem captar tudo em detalhes. E isso sem precisar que os operadores recuperem e assistam todas as imagens. Afinal, é uma ação mecânica, em que há uma grande probabilidade de falha humana.

Com uma programação eficiente, o próprio software monitora e dá os alertas. Desta forma, além de contar com um sistema de defesa eficaz, ainda há a otimização da mão de obra. E existem outros detalhes que podem ser monitorados por meio da ferramenta, como a quantidade de pessoas que entram e saem de determinado ambiente – o que é interessante para grandes eventos, como shows.

Contudo, nem só de câmeras é composto um projeto inteligente de segurança. Dependendo do tamanho do local e do fluxo de pessoas, vale dispor de uma ferramenta para detecção e alarme de incêndios, programado para acionar os bombeiros e abrir as portas automaticamente, permitindo assim a saída com mais rapidez.

O fato é que a tecnologia está à disposição de todos e possibilita às mais diversas combinações para que o sistema de segurança seja efetivo – para organizações de todos os portes. Contudo, na maioria dos casos, a preocupação com este quesito acontece apenas quando há algum incidente, que pode resultar em um processo indenizatório e, na pior das hipóteses, a perda da vida.

Ao avaliar o custo benefício percebe-se rapidamente que velhos ditados populares não mentem: é sempre melhor prevenir do que remediar. Vale ressaltar que os projetos podem variar conforme o investimento disponível.

Porém, deve-se levar em consideração os resultados que se quer atingir e ajustar o projeto. Reduzir qualidade para garantir quantidade é um dos maiores erros neste setor.

* Cristiano Felicissimo é diretor da Seal Telecom - integradora de soluções customizáveis, que agrega tecnologias inovadoras para o desenvolvimento de projetos eficientes e viáveis economicamente.



A desconstrução do mundo

Quando saí do Brasil para morar no exterior, eu sabia que muita coisa iria mudar: mais uma língua, outros costumes, novas paisagens.

Autor: João Filipe da Mata


Por nova (e justa) distribuição tributária

Do bolo dos impostos arrecadados no País, 68% vão para a União, 24% para os Estados e apenas 18% para os municípios.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Um debate desastroso e a dúvida Biden

Com a proximidade das eleições presidenciais nos Estados Unidos, marcadas para novembro deste ano, realizou-se, na última semana, o primeiro debate entre os pleiteantes de 2024 à Casa Branca: Donald Trump e Joe Biden.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Aquiles e seu calcanhar

O mito do herói grego Aquiles adentrou nosso imaginário e nossa nomenclatura médica: o tendão que se insere em nosso calcanhar foi chamado de tendão de Aquiles em homenagem a esse herói.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Falta aos brasileiros a sede de verdade

Sigmund Freud (1856-1939), o famoso psicanalista austríaco, escreveu: “As massas nunca tiveram sede de verdade. Elas querem ilusões e nem sabem viver sem elas”.

Autor: Samuel Hanan


Uma batalha política como a de Caim e Abel

Em meio ao turbilhão global, o caos e a desordem só aumentam, e o Juiz Universal está preparando o lançamento da grande colheita da humanidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


De olho na alta e/ou criação de impostos

Trava-se, no Congresso Nacional, a grande batalha tributária, embutida na reforma que realinhou, deu nova nomenclatura aos impostos e agora busca enquadrar os produtos ao apetite do fisco e do governo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O Pronto Atendimento e o desafio do acolhimento na saúde

O trabalho dentro de um hospital é complexo devido a diversas camadas de atendimento que são necessárias para abranger as necessidades de todos os pacientes.

Autor: José Arthur Brasil


Como melhorar a segurança na movimentação de cargas na construção civil?

O setor da construção civil é um dos mais importantes para a economia do país e tem impacto direto na geração de empregos.

Autor: Fernando Fuertes


As restrições eleitorais contra uso da máquina pública

Estamos em contagem regressiva. As eleições municipais de 2024 ocorrerão no dia 6 de outubro, em todas as cidades do país.

Autor: Wilson Pedroso


Filosofia na calçada

As cidades do interior de Minas, e penso que de outros estados também, nos proporcionam oportunidades de conviver com as pessoas em muitas situações comuns que, no entanto, revelam suas características e personalidades.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


Onde começam os juros abusivos?

A imagem do brasileiro se sustenta em valores positivos, mas, infelizmente, também negativos.

Autor: Matheus Bessa