Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Segurança: não basta ter câmeras

Segurança: não basta ter câmeras

18/10/2016 Cristiano Felicíssimo

É comum ler a frase “Sorria, você está sendo filmado” em ambientes com grande fluxo de pessoas.

Isso acontece porque, aparentemente, contar com câmeras é suficiente para garantir a segurança de um local. Contudo, na prática, não é bem assim que funciona.

Ouso ainda afirmar que, na maioria dos casos, estes equipamentos não garantem a proteção. Quantas vezes, ao assistir aos telejornais, nos deparamos com a declaração de que os suspeitos de um crime não puderam ser identificados pelascâmeras de segurança?

E normalmente isso acontece porque a qualidade das imagens era ruim e não permitiu o reconhecimento, ou porque no momento do ocorrido o aparelho estava focado em outra direção e não foram captadas as corretas. Tudo isso realmente acontece – e com uma frequência assustadora.

Mas o problema são as câmeras? Certamente não. Mas, como o próprio título deste artigo afirma, não basta ter câmeras. As empresas necessitam de projetos inteligentes. Obviamente, um circuito interno de TV precisa de equipamentos de qualidade e que façam boas imagens.

Mas, além disso, se o ambiente monitorado tiver um grande fluxo de pessoas - como aeroportos, feiras e exposições, por exemplo -, a solução precisa ajudar a localizar determinadas características, como todos os que passaram pelo local e que estavam com uma camisa azul.

Os bons projetos de segurança funcionam como os “olhos humanos”. As câmeras devem captar tudo em detalhes. E isso sem precisar que os operadores recuperem e assistam todas as imagens. Afinal, é uma ação mecânica, em que há uma grande probabilidade de falha humana.

Com uma programação eficiente, o próprio software monitora e dá os alertas. Desta forma, além de contar com um sistema de defesa eficaz, ainda há a otimização da mão de obra. E existem outros detalhes que podem ser monitorados por meio da ferramenta, como a quantidade de pessoas que entram e saem de determinado ambiente – o que é interessante para grandes eventos, como shows.

Contudo, nem só de câmeras é composto um projeto inteligente de segurança. Dependendo do tamanho do local e do fluxo de pessoas, vale dispor de uma ferramenta para detecção e alarme de incêndios, programado para acionar os bombeiros e abrir as portas automaticamente, permitindo assim a saída com mais rapidez.

O fato é que a tecnologia está à disposição de todos e possibilita às mais diversas combinações para que o sistema de segurança seja efetivo – para organizações de todos os portes. Contudo, na maioria dos casos, a preocupação com este quesito acontece apenas quando há algum incidente, que pode resultar em um processo indenizatório e, na pior das hipóteses, a perda da vida.

Ao avaliar o custo benefício percebe-se rapidamente que velhos ditados populares não mentem: é sempre melhor prevenir do que remediar. Vale ressaltar que os projetos podem variar conforme o investimento disponível.

Porém, deve-se levar em consideração os resultados que se quer atingir e ajustar o projeto. Reduzir qualidade para garantir quantidade é um dos maiores erros neste setor.

* Cristiano Felicissimo é diretor da Seal Telecom - integradora de soluções customizáveis, que agrega tecnologias inovadoras para o desenvolvimento de projetos eficientes e viáveis economicamente.



Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre