Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Seleção natural no mercado?

Seleção natural no mercado?

02/03/2012 Floriano de Lima Nascimento

Charles Darwin afirmou, em um trecho do livro “A Origem das Espécies”, que a seleção natural procura a cada dia e momento, em todo lugar, as mais tênues variações, rejeitando as nocivas, conservando e ampliando todas as que forem úteis.

Tão imperfeita é a nossa visão das remotas idades geológicas, que só conseguimos ver que as formas orgânicas são agora diferentes do que foram em outras eras.  Certamente esse foi um dos trechos da teoria darwiniana em que o economista inglês Thornstein Vebler se apoiou para erigir o seu conceito de “relação natural das organizações”.

A mesma linha de pensamento é perfilhada por Hogdson, em busca de dados sobre a capacidade de adaptação de empresas aos momentos de adversidade. “Somos capazes de provar, por nossa observação”, afirma o professor, que há muitos anos registra a rotina empresarial, “que é mais importante a capacidade de adaptação de uma empresa às mudanças no mundo do que o lucro final”.
Em abono ao seu ponto de vista, ele lembra que as crises econômicas continuam a levar de roldão muitas pequenas empresas, o que não acontece com as de grande porte. Embora lamente o fato, ele ficou otimista com o ressurgimento das teorias do economista John Maynard Keynes, especialmente no gerenciamento de investimentos públicos e, de modo especial, no aumento de ativação do Estado em programas sociais e em obras públicas. Chegou mesmo a garantir que o fato de o Brasil não ter sofrido mais seriamente o impacto da crise econômica de 2009 deveu-se às boas políticas de desenvolvimento adotadas pelo país. 
Qual é a idéia de Hogdson? Sem dúvida, é a de que as crises do capitalismo “podem dar origem a uma economia com mais valores”. E ele acrescentou à sua argumentação: “com a biologia, é possível aprender que enquanto a competição nunca deixará de existir, há grande quantidade de cooperação ocorrendo. Isso é verdade na natureza e na sociedade”.

Afirma o autor do artigo que países e empresas cooperam há anos. “Ao utilizar a teoria de Darwin, não se pode valorizar apenas o aspecto da competição expresso na ideia da seleção natural”. O naturalista inglês nunca deixou de reconhecer uma parcela de cooperação no processo evolucionário das espécies. 
Seria, de fato, estranho, que a evolução não se aplicasse aos fenômenos da Economia e do Direito que, evidentemente não permanecem os mesmos depois que ocorrem mudanças significativas no contexto de uma sociedade. Servem de exemplo ao que estamos afirmando – e tivemos a oportunidade de também o fazer na Sala da Congregação da Faculdade de Direito da UFMG, no dia em que ali se homenageou a memória do professor Washington Peluso Albino de Souza, pioneiro do Direito Econômico no Brasil – os fatos que marcaram a intervenção do Estado no domínio econômico, no Brasil e no mundo.



Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


Argentina e Venezuela são alertas para países que ainda são ricos hoje

No meu novo livro How Nations Escape Poverty, mostro como as nações escapam da pobreza, mas também tenho alguns comentários sobre como países que antes eram muito ricos se tornaram pobres.

Autor: Rainer Zitelmann


Marcas de um passado ainda presente

Há quem diga que a infância é esquecida, que nada daquele nosso passado importa. Será mesmo?

Autor: Paula Toyneti Benalia


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes


De quem é a América?

Meu filho tinha oito anos de idade quando veio me perguntar: “papai, por que os americanos dizem que só eles vivem na América?”.

Autor: Leonardo de Moraes


Como lidar com a dura realidade

Se olharmos para os acontecimentos apresentados nos telejornais veremos imagens de ações terríveis praticadas por pessoas que jamais se poderia imaginar que fossem capazes de decair tanto.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra