Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Senso de Justiça: conquista da maturidade

Senso de Justiça: conquista da maturidade

21/03/2012 Floriano de Lima Nascimento

Foi divulgado por um órgão de grande circulação na imprensa do país que bebês com quinze meses de idade possuem comprovadamente um senso de justiça rudimentar.

A notícia, comenta o articulista Hélio Schvartsman, da Folha de S. Paulo, “fornece mais um dado aos pesquisadores empenhados em criar uma nova ciência a da moral”. Informações como essa provocam pelo menos duas reações: a primeira, de incredulidade, a segunda, de perplexidade. Ora, é sabido que comportamento das crianças é objeto de estudos permanentes por parte de psicólogos que, nos últimos anos, passaram a conhecer melhor o psiquismo infantil.

Mas a afirmação de que bebês com pouco mais de um ano de idade são portadores de um senso de justiça, ainda que rudimentar, é difícil de ser acolhida em primeiro momento, a menos que os autores da informação apresentem argumentos irrespondíveis em abono de sua tese. Pessoas que lidam com crianças e acompanham o seu desenvolvimento – principalmente os pais, as babás e os médicos, percebem a evolução do psiquismo infantil no dia-a-dia, ao observarem os gestos, os olhares os balbucios e as tentativas de comunicação entre os bebês e as pessoas a sua volta.

Percebem que elas são capazes de fazer julgamentos simples e desenvolver uma afinidade maior com os mais próximos, como os pais, os irmãos e as babás, por exemplo. São também capazes de identificar quem eventualmente, as trata mal, reagindo com o choro ou com a rejeição. Mas fazer julgamentos abstratos, ainda que em escala rudimentar, parece-nos algo muito polêmico, ressalvado o pensamento dos especialistas na matéria.

Parece-nos que a percepção do que é justo ou injusto, em um primeiro momento, deve estar ligada à elaboração cultural que depende de fatores como a índole, os costumes, os valores, as práticas, a ideologia, as circunstâncias históricas, etc. Esses pontos constituem o alicerce sobre o qual se constroem valores que, acolhidos por uma comunidade ou um povo, acabam por transformar-se em leis de obrigatória observância pelas pessoas a elas submetidas.

É o que ocorre com penalidades de diversa natureza, que variam de um país para o outro, como a da escravidão ou a da pena de morte. Deste modo, o entendimento do que é justo ou não refoge à valoração pessoal, para erijir-se em padrões informados por valores escolhidos por uma comunidade ou pela população de um país, de acordo com a sua história, costumes, visão de mundo, etc.

Trata-se evidentemente de um tipo de realização e escolha fora do alcance de seres ainda em formação, o que nos leva a colocar em dúvida as conclusões a que chegou o autor da matéria, a menos que ele apresente novos e robustos argumentos para comprovar o que afirmou.



As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


Argentina e Venezuela são alertas para países que ainda são ricos hoje

No meu novo livro How Nations Escape Poverty, mostro como as nações escapam da pobreza, mas também tenho alguns comentários sobre como países que antes eram muito ricos se tornaram pobres.

Autor: Rainer Zitelmann


Marcas de um passado ainda presente

Há quem diga que a infância é esquecida, que nada daquele nosso passado importa. Será mesmo?

Autor: Paula Toyneti Benalia


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes


De quem é a América?

Meu filho tinha oito anos de idade quando veio me perguntar: “papai, por que os americanos dizem que só eles vivem na América?”.

Autor: Leonardo de Moraes