Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Será, de fato, intolerância à lactose?

Será, de fato, intolerância à lactose?

24/08/2016 Patrícia Ceolin Grassi

É importante avaliar a qualidade do leite que chega a nossas casas.

Será, de fato, intolerância à lactose?

Como nutricionista, percebo que está acontecendo uma grande confusão, inclusive entre os profissionais de Saúde, sobre o que é a intolerância à lactose, bem como um ponto fundamental que muitos desconhecem: a qualidade do leite no Brasil.

A lactose é um hidrato de carbono composto por glicose e galactose (açúcares) encontrada especificamente no leite e alimentos que derivam dele, pois é produzido por mamíferos. Ser intolerante à lactose significa que o organismo não é capaz de digeri-la, pois, quando ingerida, é esmoída pela enzima lactase, que é responsável pela quebra da lactose, transformando-a em glicose, para que possa ser absorvida pelo corpo.

Isso significa que, quando o corpo não possui ou produz insuficientemente essa enzima, ele o elimina, gerando assim os desconfortos abdominais, diarreia, flatulência, entre outros sintomas. Essa doença pode ser genética ou adquirida em decorrência de problemas, doenças e até cirurgias intestinais.

Mas é preciso ter atenção: segundo o artigo Lactose Intolerance: Diagnosis, Genetic, And Clinical Factors, apenas 20% da população sofre desta patologia! Logo, é importante avaliar a qualidade do leite que chega a nossas casas.

No Brasil, consumimos normalmente o leite UHT (conhecido como leite Longa Vida). O trajeto desse alimento, do produtor até nossa mesa, é longo e pode ser corrompido no caminho. Outro ponto negativo é que o produto UHT (sigla que significa temperatura ultra alta, em inglês) alcança temperaturas superiores a 100ºC, o que acaba eliminando não só as bactérias ruins (patogênicas), como também as boas (probióticas).

Por isso, em muitos casos, quando o indivíduo troca o leite UHT por produtos de qualidade, a patologia desaparece. Para evitar essa doença é necessário estar atento aos ingredientes do produto antes de comprá-lo (o leite, por exemplo, deve apresentar como ingrediente apenas leite, nada mais, sequer conservantes).

E optar, se possível, pelo produto pasteurizado (leite de “saquinho”), que possui o tratamento térmico em temperatura inferior ao de ebulição, permitindo que as bactérias probióticas sobrevivam e exterminando as patogênicas.

Se, mesmo com a troca do leito UHT pelo pasteurizado, o indivíduo continuar sentindo desconfortos abdominais, flatulências e diarreia, é necessário que procure um médico, pois pode significar, de fato, intolerância à lactose.

Outro ponto importante é que as pessoas que realmente sofrem de intolerância a lactose devem investigar o grau da patologia, pois, muitas vezes, podem comer queijos, iogurtes e não sofrer dos sintomas, já que as bactérias presentes nestes produtos ajudam no processo de digestão.

* Patrícia Ceolin Grassi é mestre em Metabolismo e professora dos cursos de Nutrição e Medicina da Unic.



Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


Argentina e Venezuela são alertas para países que ainda são ricos hoje

No meu novo livro How Nations Escape Poverty, mostro como as nações escapam da pobreza, mas também tenho alguns comentários sobre como países que antes eram muito ricos se tornaram pobres.

Autor: Rainer Zitelmann


Marcas de um passado ainda presente

Há quem diga que a infância é esquecida, que nada daquele nosso passado importa. Será mesmo?

Autor: Paula Toyneti Benalia


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes


De quem é a América?

Meu filho tinha oito anos de idade quando veio me perguntar: “papai, por que os americanos dizem que só eles vivem na América?”.

Autor: Leonardo de Moraes


Como lidar com a dura realidade

Se olharmos para os acontecimentos apresentados nos telejornais veremos imagens de ações terríveis praticadas por pessoas que jamais se poderia imaginar que fossem capazes de decair tanto.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra