Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Seu cérebro adora espaço e repetição

Seu cérebro adora espaço e repetição

16/08/2018 Samir Iásbeck

Como funciona o espaço e repetição, que é uma das ações que o nosso cérebro mais gosta de fazer?

A maneira mais eficiente de guardar algo na memória é ser lembrado daquilo imediatamente antes do momento em que você esqueceria. Engraçado né? Parece até um pouco paradoxal, mas eu vou explicar um pouco mais sobre como funciona o espaço e repetição, que é uma das ações que o nosso cérebro mais gosta de fazer. O espaço e repetição é comumente aplicado no contexto em que o aluno deve adquirir um grande número de itens e retê-los indefinidamente.

O Qranio faz uso total desta técnica durante suas trilhas de aprendizado, aumentando a quantidade e os intervalos de tempo entre testes subsequentes ao aprendizado para aproveitar ao máximo o efeito de espaçamento. E repetindo a entrega de conteúdos e validação (testes) dentro de um algoritmo (regras) que visam fortalecer e sedimentar o conhecimento antes que o usuário venha a esquecer.

Essa associação, de espaço e repetição, pode ser utilizada em diversos tipos de treinamentos. Os clientes que utilizam softwares de treinamentos que possuem esta técnica conseguem impulsionar os programas de treinamento existentes, melhorar sua produção e manter o conhecimento de seus colaboradores no máximo.

E se ainda combinarem esta técnica com o Microlearning e Gamificação, poderão maximizar ainda mais seus resultados. O Modelo 70:20:10 para aprendizagem e desenvolvimento é frequentemente utilizado para descrever as melhores fontes de aprendizagem pelos gestores de sucesso.

Ratificando o que foi descrito anteriormente este gráfico abaixo mostra como é importante misturar num treinamento tipos de aprendizados estruturados, colaborativos e prática. O quadro a seguir revela que:





- 70% da nossa aprendizagem vem de tarefas desafiadoras, soluções de problemas e de experiências no ambiente de trabalho;

- 20% da nossa aprendizagem é desenvolvida a partir das nossas relações com outras pessoas, pela nossa rede de contatos e o feedback ou mentoria que recebemos;

- 10% de nossa aprendizagem é derivada de treinamento formal, como cursos, workshops e afins.

O que nós devemos fazer é nos encaixarmos em todas as 3 partes deste modelo, pois desta forma o treinamento proposto permitirá que o aluno de fontes convencionais e estruturadas, assim como de recursos sociais colaborativos e de interação com outros funcionários, ou ainda, no dia a dia, na prática.

Em suma o segredo é organizar para que estas 3 partes aconteçam combinadas dentro de um treinamento organizado, seja por um software ou não.

* Samir Iásbeck é CEO e Fundador do Qranio, plataforma mobile de aprendizagem que usa a gamificação para estimular os usuários a se envolverem com conteúdos educacionais em todos os momentos.

Fonte: PiaR COMUNICAÇÃO



As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


Argentina e Venezuela são alertas para países que ainda são ricos hoje

No meu novo livro How Nations Escape Poverty, mostro como as nações escapam da pobreza, mas também tenho alguns comentários sobre como países que antes eram muito ricos se tornaram pobres.

Autor: Rainer Zitelmann


Marcas de um passado ainda presente

Há quem diga que a infância é esquecida, que nada daquele nosso passado importa. Será mesmo?

Autor: Paula Toyneti Benalia


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes


De quem é a América?

Meu filho tinha oito anos de idade quando veio me perguntar: “papai, por que os americanos dizem que só eles vivem na América?”.

Autor: Leonardo de Moraes