Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Siglas 2.0

Siglas 2.0

23/07/2008 Divulgação

Uma das principais características do mercado de TI é ser um mercado cíclico, onde tecnologias surgem, atingem o seu auge (modismo) e, em alguns casos tornaram-se padrão de mercado e em outros caem no ostracismo.

De forma similar, o mesmo acontece com as Siglas criadas nesse mercado. Isso aconteceu desde a utilização do primeiro PC, depois com a conexão em rede local, em seguida remota e, finalmente, adoção em massa de Internet como plataforma até do mercado corporativo. E assim também foram com as siglas... ERP, CRM, BI etc. Até o nome da área teve seu ciclo: nasceu como computação, popularizou como informática e, ao que tudo indica, aposentou-se na TI – Tecnologia da Informação. E eis que o mercado desponta com novas siglas: SOA, BPM, BPO. Elas vão sair da berlinda? Dentre essas, hoje a que tem um nível de importância maior para os executivos da área de tecnologia é SOA. Vale chamar atenção para o fato de que o conceito de SOA traz pela primeira vez a necessidade intrínseca de conhecimento do negócio.

Sim, porque SOA nada mais é do que a orquestração de diversas aplicações e processos dentro das empresas, de maneira a aperfeiçoar o ciclo de negócios, qualquer que ele seja. Ao contrário dos outros ciclos, que agiam “departamentalizados”, como o CRM na área de atendimento, ou mesmo o ERP nas áreas produtivas, o conceito de SOA une uma empresa de ponta a ponta, orquestrando e eliminando todas as arestas. O sucesso de sua adoção é exatamente proporcional ao grau de conhecimento do negócio, e não só da tecnologia. Imprimir este norte aos departamentos de tecnologia tem sido o desafio para empresas de todos os segmentos. E também a missão das integradoras de soluções de TI. Saem na frente aquelas que já entenderam a necessidade de um trabalho sofisticado de consultoria, focado em conhecer profundamente o core business do cliente.

Somente a partir destas informações, é possível desenhar um projeto que acrescente, com consistência, agilidade e integração aos processos de negócios das empresas atendidas. Se até então a tecnologia era diferencial para o negócio, na era das siglas 2.0 é o domínio do meandro do negócio que fará a diferença. A regra vale para BPM ou BPO, onde o “business” da sigla já deixa muito claro o papel do negócio na tecnologia. E continuará valendo por um bom tempo, pois difícil é acreditar que foram necessários tantos ciclos para que o mercado percebesse: a linha mestra de qualquer estratégia ou ação tem que ser a lógica do negócio. Então observamos que do início da profusão de Siglas desconectadas e desconexas que a área de tecnologia sempre criou, hoje existe claramente uma preocupação com o negócio. Isso nos faz acreditar que essas Siglas têm uma característica mais perene do que as anteriores.

* Pedro Rondon é COO (Chief Operating Officer) da B2Br.



Setembro Amarelo: é preciso praticar o amor ao próximo

Um domingo ensolarado é um dia perfeito para exercitar a felicidade, passear no parque, levar as crianças na piscina ou encontrar os amigos com seus sorrisos largos e escancarados.


Setembro Amarelo: é preciso ter ferramentas para lidar com o mundo

No semáforo, a cor amarela é frequentemente associada com desaceleração. O motorista precisa reduzir a velocidade ou até mesmo parar.


Da apropriação ilícita dos símbolos da Nação

Uma nova prática vem sendo efetivada por políticos e partidos radicais em âmbito mundial, a apropriação dos símbolos da nação como se fossem bandeiras de suas filosofias.


Tecnologia é fundamental para facilitar o processo de legalização de novos negócios no Brasil

Imagine se todo o recurso humano e dinheiro envolvidos no processo de abertura e legalização de uma empresa no Brasil fossem utilizados para promover mais eficiência e valor agregado para a sociedade?


Como a tecnologia pode criar uma cultura de reciclagem

Diante das diversas transformações no mundo dos negócios e no modelo de atendimento aos consumidores, empresas de todos os segmentos estão sendo obrigadas a buscarem soluções que permitam acelerar a inovação e a eficiência de seus negócios.


As regras essenciais para o uso de vagas de garagem em condomínios

A garagem traz para o condômino segurança e comodidade para os moradores.


Como usar a sua voz para compartilhar as suas ideias?

Você já se perguntou quantas palavras fala diariamente?


A jornada de inovação dos caixas eletrônicos

Quando os primeiros caixas eletrônicos chegaram ao Brasil, no início dos anos 1980, a grande novidade era a possibilidade de retirar dinheiro ou emitir um extrato de forma automatizada.


A nota oficial do Presidente da República

Após o excesso de retórica do mandatário maior da nação ocorrida no dia de uma das maiores manifestações já realizadas e vistas pelo povo brasileiro, o Presidente da República, veio a público, através de nota oficial, prestar a seguinte declaração, da qual destaca-se os seguintes parágrafos:


Combate ao terrorismo após 11 de setembro: incertezas e desafios

Faz 20 anos que acompanhamos, principalmente pela televisão, o maior ataque terrorista da história contemporânea.


ESG qualifica empresas na busca por investidores

Segundo a Morningstar, no início do segundo semestre o volume global investidos em fundos ESG ultrapassou o montante de US$ 2,3 trilhões.


A vacina é para todas as idades

Em todas as fases da vida manter a caderneta de vacinação em dia é muito importante.