Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Sucesso do Cliente: hein?

Sucesso do Cliente: hein?

30/06/2017 Luciana Teles

Head de Sucesso do Cliente. Sim, trata-se de uma nova função.

Talvez por ser um modelo recém-chegado ao Brasil e ainda pouco difundido em outros segmentos que não o da tecnologia, o cargo ainda gera muita confusão. Muitas pessoas ainda perguntam se é como se fosse um pós-venda ou um tipo um marketing.

A verdade é que não, não é uma atuação de pós-venda e nem se trata de uma ação de marketing! Como a confusão ainda existe, é bom falarmos mais do assunto, então o que afinal é o sucesso do cliente?

E como nós, os profissionais que trabalham com isso, podemos sim fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso das empresas. Para começar, o Sucesso do Cliente (SC) não pode ser encarado como uma área isolada dentro de uma companhia.

Podemos considerar como uma filosofia de toda a empresa com a missão de conduzir e promover um relacionamento duradouro com os clientes, por meio da adoção dos produtos e serviços e da entrega de valor real.

Para dar certo e gerar bons resultados, o SC deve estar entranhado na cultura da organização. Vale aqui dizer o que não é SC, assim é fácil fazer uma comparação em nosso dia a dia. Não, não é um modelo apenas para as empresas SaaS (Software as a Service).

Toda e qualquer empresa que desejar entender profundamente como está a saúde do cliente, de acordo com os seus indicadores próprios e seus desejos, pode usar a cultura do SC como estratégia de crescimento e manutenção da base. Assim será possível formatar um modelo de relacionamento baseado na expectativa em equilíbrio com a entrega.

Muitos pensam que a famosa expressão: “ver como o cliente está” pode ser vista também como SC. Mas não é o caso. Este tipo de trabalho exige previsibilidade, monitoramento e pró-atividade que vão além do perguntar “como posso te ajudar”.

A mitigação do churn (métrica para acompanhar o cancelamento) também não é sinônimo de Sucesso do Cliente. Até porque o churn é um sintoma e não o problema em si. Sei que é uma questão polêmica, mas vamos pensar de forma diferente: nem todo cliente representa um “good fit” para a sua empresa.

Mudanças de cenário, de estratégia comercial e de mercado fazem com que a expectativa de parte da base pare de fazer parte dos planos da empresa. Em contextos assim, o churn é inevitável. Por fim, Sucesso do Cliente também não é apenas “deixar o cliente feliz”. Muito pelo contrário.

Se você adquire um produto online, fica satisfeito em somente ter uma experiência de compra surpreendente? Ou o que realmente espera é um produto que atinja suas expectativas no momento do uso? Claro que a experiência é importante.

Porém, pensando em SC, de nada adiantaria as lojas de calçados, eletrodomésticos e brinquedos te encantarem se o sapato não servir, a máquina de lavar vier com defeito ou o brinquedo não for realmente educativo. Aqui falamos além, é sobre a cultura da empresa, o poder do equilíbrio e a entrega de qualidade.

* Luciana Teles é Head de Sucesso do Cliente na DT+Seekr, plataforma de relacionamento digital.



As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


Argentina e Venezuela são alertas para países que ainda são ricos hoje

No meu novo livro How Nations Escape Poverty, mostro como as nações escapam da pobreza, mas também tenho alguns comentários sobre como países que antes eram muito ricos se tornaram pobres.

Autor: Rainer Zitelmann


Marcas de um passado ainda presente

Há quem diga que a infância é esquecida, que nada daquele nosso passado importa. Será mesmo?

Autor: Paula Toyneti Benalia


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes


De quem é a América?

Meu filho tinha oito anos de idade quando veio me perguntar: “papai, por que os americanos dizem que só eles vivem na América?”.

Autor: Leonardo de Moraes